sábado, 28 de novembro de 2020

PJF autua envolvidos na realização de eventos clandestinos durante pandemia


Produtores que realizaram eventos durante a pandemia de covid-19 (coronavírus) foram identificados e serão autuados a partir desta sexta-feira, 27, pela Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A multa por promover evento sem licença é de R$ 4.849,17, e será emitida para 22 responsáveis.

De acordo com a gerente do Departamento de Fiscalização Ambiental e Urbana, Graciela Marques, todas as pessoas que participam de eventos deste tipo corroboram no cometimento da infração: “Por isto, estamos autuando também VJs, DJs, bandas e músicos. Os organizadores destas festas clandestinas estão usando de diversos meios para driblar a fiscalização, com estratégias de lista de whatsapp, para venda antecipada das entradas, e só divulgando o local aos pagantes 30 minutos antes do início. Porém, com o trabalho do nosso setor de inteligência, estamos conseguindo identificar os envolvidos”.

Todas as autuações serão encaminhadas ao Ministério Público, para que também seja feita representação criminal por dano à saúde pública. “Para cada evento promovido, cerca de quatro pessoas estão sendo responsabilizadas por terem contribuído com a realização do mesmo”, acrescentou Graciela. Ainda nesta sexta-feira, outros sete organizadores, que estão divulgando festas clandestinas, foram identificados e estão sendo notificados. Caso os eventos aconteçam mesmo assim, cada um terá que arcar com a multa e o local da festa também poderá ser interditado. Se forem reincidentes, o valor da autuação pode aumentar.

A proibição de realização de eventos durante o estado de calamidade pública no Município, devido à pandemia de covid-19, está prevista no Decreto Municipal 14.179/2020 e suas complementações.

COMANDANTE DO EXERCITO SOFRE ACIDENTE QUANDO PRATICAVA EQUITAÇÃO


O Centro de Comunicação Social do Exército informa que, na manhã deste sábado, o Comandante do Exército sofreu uma queda enquanto praticava equitação no Regimento Dragões da Independência, vindo a sofrer fratura no fêmur. 

Encontra-se internado no Hospital das Forças Armadas, onde será submetido a cirurgia. 

O Comandante do Exército passa bem e encontra-se realizando os exames necessários à redução da fratura, procedimento cirúrgico normalmente adotado em casos dessa natureza.


Gen Div RICHARD FERNANDEZ NUNES 

Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército  


4ª BRIGADA DE INFANTARIA DE MONTANHA EXECUTOU O OPERAÇÃO DIEDRO 2020


Entre os dias 18 e 25 de novembro, a 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha (4ª Bda Inf L Mth) executou a Operação Diedro, um exercício de adestramento em ambiente operacional de montanha, entre as cidades de Descoberto e Astolfo Dutra, no estado de Minas Gerais. 

A área de operações compreende a região das serras do Relógio, do Descoberto e de Boa Vista, com altitudes variando de 950 a 1.400 metros.


Na operação, a "Brigada de Montanha" empregou 1.250 militares e 174 viaturas. Os 4 Batalhões de Infantaria de Montanha realizaram um ataque coordenado, empregando a infiltração como forma de manobra, para transpor as serras da área de operações e obter o efeito surpresa no enfrentamento das posições inimigas. 


No exercício, foi possível adestrar, ainda, os sistemas de apoio de fogo e de comando e controle, bem como atestar a eficiência logística da brigada.

Com esse exercício, a Grande Unidade concluiu com êxito o ciclo de adestramento avançado, em que executou todas as atividades previstas no Programa de Instrução Militar do Comando de Operações Terrestres (COTER) para 2020.


Cabe ressaltar que todo o efetivo participante realizou previamente o teste para COVID-19, assim como foram observados os protocolos de segurança previstos no combate à pandemia em curso. Diante da atual conjuntura sanitária, também foi realizada uma ação cívico-social (ACISO) nos municípios mineiros de Guarani, São João Nepomuceno, Descoberto e Astolfo Dutra com a descontaminação de áreas públicas com grande fluxo de pessoas e a capacitação de agentes públicos municipais das áreas de saúde e sanitária.

Fonte e crédito das fotos: 4ª Bda Inf L Mth

NAÇÃO E EXÉRCITO - POR OTÁVIO SANTANA DO RÊGO BARROS

 


Em 1948, a Escola de Estado Maior do Exército (denominação da época) convidou o sociólogo Gilberto Freyre para participar do seu tradicional e plural ciclo de palestras.

Nessas ocasiões, as personalidades se apresentam diante de uma plateia harmoniosamente crítica, como devem ser oficiais superiores matriculados no curso de mais alto nível acadêmico do Exército Brasileiro, com o propósito de clarificar suas visões sobre diversos temas.

Gilberto Freyre era uma estrela de primeira grandeza.

O desempenho do ilustre pernambucano permitiu que a palestra com o título “Nação e Exército” (republicada recentemente pela Biblioteca do Exército) fosse por muito tempo uma referência para análise da postura do Exército Brasileiro no relacionamento com a parcela civil da sociedade.

Diversos foram os caminhos trilhados pelo professor que mereceriam destaques nestas breves linhas, mas me permito abordar dois aspectos.

O primeiro, foi a afirmação do caráter unitário na formação dos integrantes do Exército de Caxias. Comentava ele: “sem pertencer a uma classe, a um grupo, a qualquer espécie de casta, o Exército pode ser, desde que constituído, uma súmula nacional, recebendo gente de todos os quadrantes, e servindo em todos os quadrantes, e levando a cada um as normas habituais de sua vida, de seu funcionamento, de seus padrões de instituição nacional coesa.”

Freyre confirmava quão importante já se mostrava, para o bem da Nação, a constituição dos recursos humanos com um caráter abrangente do ponto de vista geográfico, cultural, econômico, social e por que não dizer racial.

Essa característica, nos mais de setenta anos desde a apresentação do autor de Casa Grande e Senzala, não foi modificada, embora a natural caminhada social que o País se promoveu exigiu acomodações para mais amalgamar o soldado verde amarelo aos ditames constitucionais que tanto prezamos.

O segundo aspecto, era a capacidade de organização das Forças Armadas em um Brasil onde tudo se mostrava desorganizado. Nesse contexto propugnava Freyre: “A responsabilidade das Forças Armadas é, no Brasil de hoje, imensa porque, no Brasil de hoje – repita-se – pouco é o que se acha organizado e muita é a desorganização.”

Não asseveraria que hoje tenhamos uma estrutura desorganizada nas instituições, organizações públicas e privadas, ou quaisquer setores da vida nacional. Ao contrário, vejo-as fortalecidas e dinâmicas. São novos tempos.

Entretanto, parte da população mantém-se cativa daquela percepção e por vezes somos chamados, pela liderança política de momento, a atuar em inúmeras atividades que nem sempre se mostram adequadas ao preparo e emprego das Forças.

Na conferência, sobre o uso indiscriminado das Forças Armadas, criticava Freyre: “Tudo por comodidade. Tudo por uma renúncia a responsabilidades, a deveres, a obrigações morais, intelectuais, educativas, cívicas que está se acentuando alarmantemente no Brasil entre homens de governo, entre legisladores, entre pais, entre mestres, entre educadores, entre sacerdotes, entre diretores de jornais, de empresas industriais e comerciais e de escolas.”

Deter tamanha confiança da população, até mesmo após o governo militar, que foi e ainda é tão escrutinado por nossa sociedade, nos impõe – Forças Armadas – severas posturas morais e profissionais. Nos impõe sermos cada vez mais reconhecidos como Instituição de Estado e como tal apolítica.

Ao concluir, destaco que Gilberto Freyre instigou a plateia naquele momento, e sua mensagem ainda instiga em nossos dias, para a necessidade de maior harmonia entre civis e militares, sem preponderância de qualquer um desses, comprometimento e responsabilidade com as coisas públicas e, por fim, o sacrifício do pessoal ao nacional, ao social, ao comum.

É bem isso que queremos, ao menos os homens e mulheres de bens. “Tolerância entre contrários e equilíbrio de antagonismos.”

Paz e bem!

*General da reserva. Foi porta-voz do do governo Jair Bolsonaro.

https://veja.abril.com.br/blog/noblat/nacao-e-exercito-por-otavio-santana-do-rego-barros/

SENADOR RODRIGO PACHECO APOIA WILSON REZATO. ELE TAMBÉM É 40

 




quarta-feira, 25 de novembro de 2020

17ª BDA INF SL - VISITA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE INSPEÇÃO AO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE RONDÔNIA


No dia 17 de novembro, o Comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl), General de Brigada Luciano Batista de Lima, acompanhado do Coronel R1 José Rinaldo dos Santos Oliveira, do Comando Militar da Amazônia (CMA), e de oficiais do estado-maior da Brigada, em cumprimento ao calendário de trabalho da Inspetoria-Geral das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares (IGPM), conduziu uma Visita de Orientação Técnica (VOT) ao Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO).

Ao desembarcar no Comando-Geral dos Bombeiros, o Comandante da Brigada Príncipe da Beira recebeu a continência da Guarda do Quartel. Ato contínuo, recebeu a apresentação do Coronel BM Gilvander Gregório de Lima, Comandante-Geral. 


Na sequência, o Coronel BM Gregório reuniu no Salão de Honra o seu estado-maior, juntamente, com o Major BM S. Castro, Coordenador Adjunto da Defesa Civil Estadual, e do Delegado da Polícia Civil Hélio Gomes Ferreira, Secretario-Adjunto da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC), a fim de proceder à apresentação do seu corpo administrativo e formalizar as boas-vindas ao Comandante da 17ª Bda Inf Sl.


Na sequência, deslocaram-se para o auditório, onde o comandante-geral do CBMRO, por meio de uma palestra, explanou e abordou os seguintes temas: estrutura organizacional; quadro de efetivo militar; distribuição das organizações operacionais e suas especificidades no estado de Rondônia; disponibilidade e limitações de equipamentos, armamento, viaturas, embarcações e material de comunicações.

O General Lima, ao fazer uso da palavra, agradeceu a recepção e, simultaneamente, fez as suas observações, tendo todas as suas perguntas e questionamentos prontamente respondidos, tanto pelo Comandante-Geral, quanto pelo seu estado-maior.


No período da tarde, o General Lima, após ter sido ambientado no período da manhã acerca da infraestrutura operacional e administrativa do CBMRO, deslocou-se ao 1º Grupamento de Bombeiros Militar (1º GBM), a fim de conhecer in loco a rotina de uma unidade operacional, bem como, os meios e equipamentos que a compõem. Chegando ao local, o Coronel BM Gregório fez uma rápida explanação sobre a rotina de uma unidade operacional; fez um apanhado das diversas operações realizadas desde o início do ano; apresentou a estrutura física e operacional dos outros 4 quatro GBM e como estão dispostos de forma estratégica no estado de Rondônia.

Após a apresentação, o Comandante da Brigada percorreu as instalações do 1º GBM, oportunidade em que lhe foi apresentado os militares, os meios e equipamentos componentes de uma organização de pronto-emprego incumbida de prover as diversas atividades técnico-operacionais, que garante um pronto-atendimento aos anseios da população rondoniense.

Ao final, o General Lima parabenizou o Coronel BM Gregório pela apresentação das atividades do CBMRO. Na sequência, findando a visita, o Comandante-Geral do CBMRO outorgou a Medalha Mérito Imperador Dom Pedro II – Grau IV – Grande Oficial, como prova de reconhecimento pelos serviços prestados à Corporação ao General Lima.


A visita faz parte das ações do Comando de Operações Terrestres (COTER) no que tange a coordenação e controle das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares no âmbito do Exército Brasileiro, como Órgão Central. 

Fonte: 17ª Bda Inf Sl

A 4ª BRIGADA DE INFANTARIA LEVE DE MONTANHA REALIZA EXERCÍCO DE ADESTRAMENTO DAS SUAS TROPAS


A 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha informa que realizará um exercício de adestramento das suas tropas, entre os dias 18 a 25 de novembro, nas regiões de São João Nepomuceno, Descoberto, Astolfo Dutra e Guarani. 

Durante a realização do exercício, os militares em treinamento utilizar-se-ão de munição não letal, portanto, as ações são totalmente seguras para os moradores das regiões e os militares que participarão do exercício. 

Cabe ressaltar que durante toda a preparação da operação estão sendo observados os protocolos de segurança previstos no combate à pandemia em curso e que todp p efetivo participante realizará o teste de COVID-19.

Um exercício similar aconteceu no ano passado onde a 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha executou, com suas peças de manobra, a Operação Diedro, exercício de Combate em ambiente operacional de montanha, que aconteceu entre os dias 14 a 18 de outubro de 2019.

Pedimos a todos que tenha atenção ao transitar por essas vias onde os exercícios irão acontecer para não tomarem um grande susto.

https://www.difusorasjn.com.br/97.3fm/operacao-diedro-2020/

4º GAC L - ESTÁGIO DE CONDUÇÃO DO TIRO DE ARTILHARIA


Nos dias 16 e 17 de novembro, o 4º Grupo de Artilharia de Campanha Leve de Montanha, Grupo Marquês de Barbacena, no âmbito da Operação Diedro, da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha (4ª Bda Inf L Mth), conduziu o Estágio de Condução do Tiro de Artilharia pelo Combatente de Qualquer Arma. 

Os objetivos foram habilitar os quadros das organizações militares subordinadas àquela Brigada e do 38º BI à observação e condução do tiro de Artilharia e atualizar os conhecimentos relacionados ao planejamento de fogos no Escalão Brigada e Batalhão.


A atividade foi realizada por militares do 10º BIL Mth, 11º BI Mth, 12º BIL Mth, 32º BIL Mth, 38º BI e 4º Esqd C Mec. O Estágio contou com instruções teóricas como: conhecimento dos princípios e medidas de coordenação de apoio de fogo, documentação de apoio de fogo, conduta do observador, organização, memorização, descrição e análise de alvos.


Já no Campo de Instrução de Juiz de Fora (CIJF) os instruendos ocuparam o Posto de Observação e puderam realizar a prática da Conduta do Observador, com a condução de missões de tiro real, realizando a ajustagem dos tiros. 


A atividade no CIJF foi acompanhada pelo General de Brigada João Felipe Dias Alves, Comandante da 4ª Bda Inf L Mth.

Fonte: 4ª Bda Inf L Mth

CEL MALBATAN E MÔNICA LEAL ESTREIAM DE AVÓS


Nasceu Pedro, filho do casal Yasmim e Guilherme Bortoni. 


A alegria reina na casa dos avós Cel Malbatan e Mônica Leal.

Um presente para o vovô coruja que aniversaria no próximo dia 27 de novembro.


Aos papais e avós nossos parabéns. Ao jovem Pedro que Deus o abençoe e proteja hoje e sempre.

terça-feira, 24 de novembro de 2020