sexta-feira, 7 de junho de 2019

COMANDO DA BRIGADA DE MONTANHA ACOMPANHA OS CADETES NO PICO DAS AGULHAS NEGRAS


Itatiaia (RJ) - 7 de junho. A Academia Militar das Agulhas Negras, por intermédio de sua Seção de Instrução Especial, realiza anualmente o Estágio de Escalador Militar para seus Cadetes.  
A SIEsp de Montanha habilita o Cadete a operar em elevadas altitudes, empregando técnicas do combatente de montanha.

Neste ano, com a finalidade de motivar os futuros oficiais a prosseguirem no caminho da especialização em Ambiente Operacional de Montanha, o comandante da 4ª Brigada de Infantaria de Montanha, juntamente com os comandantes dos Btl Inf L  Montanha, acompanharam as atividades de escalada ao Pico das Agulhas Negras, junto aos Cadetes de Caxias.

Durante a escalada foram presenteados com o Gorro Cinza, símbolo do combatente de montanha, o Comandante da AMAN e os Cadetes que se destacaram como melhores escaladores de seus turnos.

As operações militares realizadas onde imperam o frio extremo, altitude e o ar rarefeito caracterizam a vocação máxima de nossa Brigada de Montanha. 
Nosso grito de Guerra é Montanha!


Fonte e fotos: Comunicação Social da 4ª Bda Inf L

DRAGÕES REAIS DAS MINAS EXECUTAM OPERAÇÃO PUNHO DE AÇO


Santos Dumont (MG) - 7 de junho, o 4º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, cuja denominação histórica é "Dragões Reais das Minas", realizou, entre os dias 3 e 7 de junho, o Estágio de Motociclista Militar de Combate, denominado Operação Punhos de Aço.

O estágio habilitou os motociclistas militares da Brigada de Montanha do Exército Brasileiro a realizarem patrulhamento, operações de reconhecimento, ações de garantia da lei e da ordem, escolta de comboios, tiro embarcado, e técnicas de abordagem, tudo pilotando motocicletas militares.

Os estagiários foram submetidos a duros testes de pilotagem. Foram testados em terrenos acidentados e em autoestradas. As instruções e treinamentos ocorreram na cidade de Santos Dumont e arredores. Além de formar o motociclista militar de combate, o estágio também realizou o treinamento do "garupa", onde os militares aprenderam técnicas de tiro de autodefesa, quando nesta função, durante um patrulhamento urbano.

Fonte e fotos: Comunicação Social da 4ª Bda Inf L

quinta-feira, 6 de junho de 2019

10º BATALHÃO DE INFANTARIA LEVE RECEBE TÍTULO DE ENTIDADE BENEMÉRITA


Na última terça-feira, 04 de junho, o 10º Batalhão de Infantaria Leve foi agraciado com o titulo de Entidade Benemérita de Juiz de Fora por iniciativa do vereador Júlio Obama.


Compareceram ao plenário da Câmara o comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve , Gen Álcio Costa, o comandante do 10º Batalhão de Infantaria Leve, Cel Guilherme Motinha, acompanhado de sua esposa Tatiane, comandantes de Organizações Militares, integrantes do 10º BIL, o secretário de Segurança Pública da PJF, José Sóter Figueirôa, convidados, autoridades civis e militares.


A Sessão Solene foi presidida pelo vereador Luiz Otávio Fernandes Coelho, presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora.


Fotos: Samuel Lima