O secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura de Juiz de Fora, Júlio Gasparette, morreu na manhã deste sábado (11). A informação foi confirmada ao G1 pela Secretaria de Comunicação do Município.
De acordo com a assessoria da Prefeitura, ele estava internado há 10 dias no Hospital Santa Casa de Misericórdia e esta manhã teve uma série de paradas cardiorrespiratórias, onde veio a óbito. Ainda não há informações sobre o velório.
A reportagem entrou em contato com a unidade hospitalar, que informou que está verificando a situação e a causa oficial da morte ainda não foi divulgada.
Júlio tinha 71 anos, era técnico em mecânica. Foi eleito vereador pela primeira vez em 2001, onde cumpriu o mandato até 2004. Foi eleito novamente em 2009 para o legislativo e reeleito em 2013, onde ocupou a função até 2016.
Gasparette foi presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, de 2013 a 2014, e, por duas vezes, ocupou a vice-presidência.
Ingressou na política em 1997, assumindo também cargos importantes no Executivo, como a Secretaria de Urbanismo e a direção de Centros Regionais.
Gasparette era filiado ao MDB e assumiu secretarias na Prefeitura de Juiz de Fora durante os governos de Tarcísio Delgado, Alberto Bejani, Bruno Siqueira e atualmente na gestão de Antônio Almas. Atuou como subsecretário de Fomento à Indústria, Comércio e Turismo e estava à frente da Secretaria de Esporte e Lazer desde janeiro de 2017.
No esporte, Júlio também atuou como presidente do Sport Club de Juiz de Fora, onde também foi jogador.
O velório será realizado na Capela 3 do Cemitério Parque da Saudade a partir das 18h deste sábado. O sepultamento ocorre no domingo, às 11h.
Luto oficial de três dias
A Prefeitura decretou luto oficial de três dias, a partir deste sábado (11), devido à morte do secretário. Em nota oficial, informou que o prefeito Antônio Almas estava consternado com a perda de Gasparette. “(O prefeito) presta condolências a familiares e amigos enlutados pela irreparável perda e manifesta, em nome de toda administração municipal, o mais profundo pesar pelo falecimento de Gasparette, além de gratidão pelos anos de dedicação ao serviço público na cidade”, completou o texto.