sábado, 12 de setembro de 2020

NOTA DE FALECIMENTO - DONA MARIA JOSÉ ANDRÉ DE BARROS

 


Faleceu na cidade de Recreio/MG, aos 102 anos, nossa querida dona Maria José, mãe do nosso prefeito e amigo José Maria Barros.

Aos familiares e amigos os nossos sinceros sentimentos com a passagem ao plano superior de nossa dona Maria José.

Cumpriu o seu papel aqui no plano inferior como poucos, agora sob aos céus para se reencontrar com os nossos queridos Zé Teixeira, esposo, e com Arthurzinho, seu filho.

Vá em paz ao encontro do nosso criador.



quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Com a decisão de não realocar Rêgo Barros, porta-voz vai para casa .

Por Thais Oyama

Imagem: Anderson Riedel/PR

Até sexta-feira, o porta-voz Otávio Rêgo Barros limpará suas gavetas e irá para casa. O presidente Jair Bolsonaro decidiu extinguir a função ocupada por ele desde o primeiro dia do governo e não vai realocá-lo em nenhum outro posto. Antes de ser colocado na geladeira, onde esteve nos últimos meses, o general era um dos rostos mais conhecidos do governo.

O militar, ex-chefe do Centro de Comunicação Social do Exército, era responsável por ler para a imprensa os boletins oficiais do governo Bolsonaro transmitidos diariamente pela TV até o ano passado. O general cumpria a tarefa com voz pausada e solenidade militar. A diplomacia de suas palavras muitas vezes camuflava a alta voltagem do assunto. "O excelentíssimo senhor Presidente da República decidiu exonerar, nesta data, do cargo de ministro, o senhor Gustavo Bebianno Rocha. O senhor presidente da República agradece sua dedicação à frente da pasta e deseja sucesso na nova caminhada", disse o general em fevereiro de 2019 ao confirmar a precoce, tumultuada, traumática e nunca pacificada demissão de Gustavo Bebianno, o ex-aliado de primeira hora de Jair Bolsonaro e o primeiro ministro do governo a cair. 

Às perguntas mais espinhosas dos jornalistas, o porta-voz respondia com semblante impassível e paciência de monge. Em seguida, despedia-se com seu bordão: "paz e bem" - Rêgo Barros é católico e devoto de São Francisco de Assis. Nunca se soube de jornalista que tenha recebido dele uma informação não oficial. Em compensação, tampouco há registro de repórter que tenha tomado dele um pontapé, ou mesmo uma resposta mais ríspida.

No Palácio do Planalto, a proverbial discrição do porta-voz rendeu-lhe apelidos como "picolé de chuchu verde-oliva", fato que provavelmente nunca chegou ao seu conhecimento. 

Rêgo Barros, que à frente da Comunicação do Exército transformou a Força na instituição de Estado mais popular nas redes sociais, caiu em desgraça no governo ainda no ano passado. Sua estratégia de aproximação do presidente com a imprensa, que incluía cafés da manhã com jornalistas no Palácio, desagradou o núcleo de familiares e amigos mais próximos de Bolsonaro. 

Carlos Bolsonaro, em especial, passou a bombardear o general nas redes sociais e fora delas. Desde então, colocado no freezer, o porta-voz ficou mudo.

Rêgo Barros aceitou integrar o governo menos por entusiasmo e mais por considerar o convite uma convocação. O general, que comandou a ocupação do complexo do Alemão no Rio de Janeiro e a segurança da Rio +20, era um dos candidatos ao posto de quatro estrelas, a elite da Força. Mas o Alto Comando do Exército acabou por preteri-lo. Na decisão, pesou o fato de existirem no páreo outros dois candidatos fortes vindos da cavalaria, mesma arma do porta-voz. 

Mas o motivo principal da não promoção do general foi o desejo do Alto Comando da Força de separar o Exército do governo. Sem a quarta estrela, Rêgo Barros passou para a reserva em julho do ano passado. 

Agora, o general vai para casa do mesmo jeito que entrou e atuou no Palácio: com disciplina e sem barulho. E o governo, com a sua demissão, perde um pouco mais do que nunca teve sobrando — entre outras coisas, elegância e temperança.

https://noticias.uol.com.br/colunas/thais-oyama/2020/09/09/com-a-decisao-de-nao-realocar-rego-barros-porta-voz-vai-para-casa.htm

Nota do editor:

Tive a grata satisfação de conhecer o Gen Rêgo Barros quando ele assumiu o comando da 4ª Brigada de Infantaria Motorizada, que ainda no seu comando tornou-se Leve de Montanha, em Juiz de Fora/MG, em 2011.

Primeiro dia de comando, tendo a esquerda o Gen Schneider

Ele e o Gen Schneider, seu antecessor, estavam subindo as escadas do palacete Alfredo Ferreira Lage, sede do comando da Brigada, e eu aproveitei para me apresentar para ele. Começava ali uma amizade que dura até hoje.

Uma pessoa impar, muto calmo e sereno. Um profissional sem igual. Um homem de família e temente a Deus. Rígido em suas decisões, mas sabia ouvir o que é raro hoje em dia para quem ocupa cargo de tamanha responsabilidade e notoriedade.

É comum em comando de generais a permanência máxima de um ano e meio em uma guarnição, tivemos a honra e a satisfação de te-lo no nosso meio por um ano e nove meses.

A matéria acima descreve bem o nosso amigo Gen Rêgo Barros. Parabéns a jornalista.

O governo do presidente Jair Bolsonaro perde uma pessoa sem igual que poderia ocupar quaisquer cargos que se sairia muito bem em todos eles. Uma pena, mas vida que segue.

Desejamos ao chefe e amigo Gen Rêgo Barros felicidades na Reserva Pró-Ativa, junto com sua esposa Cristina, filhos e neto.

Para frente e para o alto.




segunda-feira, 7 de setembro de 2020

WILSON REZATO - PELO BRASIL, POR MINAS E POR JUIZ DE FORA

 


7 de setembro. Pelo Brasil, por Minas e por Juiz de Fora.

A Independência do Brasil é mais do que uma data. É a representação da nossa essência, dos nossos ideais e anseios. Para além da Liberdade como Nação, o pensamento deve ser em favor das pessoas, em nosso país, em Minas Gerais e em nossa querida Juiz de Fora.

Uma data para valorizar, compreender e praticar a cidadania, trabalhando, principalmente em nossa cidade, pelos que mais precisam.

SALVE O DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL !

 


Hoje é um dia da Independência atípico em um ano muito estranho, não estaremos unidos nos desfiles por todo o território nacional aplaudindo e vibrando com nossos soldados e nossa gente. Hoje comemoraremos separados.


Mas tudo em breve voltará a normalidade e poderemos nos ver e rever, muitas comemorações hão de vir.


Nas pessoas do nosso comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, Brigada 31 de Março, Gen Felipe, e de nosso amigo/irmão Ten R/2 Art Flávio Moreira, que hoje completa mais um ano de vida, cumprimentamos a todo o povo brasileiro que tanto ama a nossa pátria.


Mas temos que ficar sempre atentos e vigilantes para que aventureiros não venham querer nos tomar o nosso querido Brasil.


Nessa data lembremos sempre do que disse Ruy Barbosa.