sábado, 19 de dezembro de 2020

ARTILHARIA DIVISIONÁRIA DA 1ª DIVISÃO DE EXÉRCITO - MENSAGEM DE NATAL

 


Martele até quebrar - Por Otávio Santana do Rêgo Barros


 Inúmeras são as incertezas no alvorecer do século XXI. “O fim da história” não se concretizou com a queda do Muro de Berlim, contrariando o filósofo Francis Fukuyama.

A essas indefinições, incorpora-se uma sociedade dispersa, imediatista, desinteressada e brutalizada intelectualmente.

Uma das razões deste alheamento é termos a maioria da população, independente de raça, religião ou condição financeira, entorpecida pela tela brilhante do celular.

A vã satisfação pessoal se materializa em números de apreciadores que se curvam aos dotes dos hipnotizadores de falsas serpentes.

Outra razão que nos parece clara, volto a ela mais uma vez – aprecio discuti-la -, é estarmos limitados por redomas comunitárias, uma zona de conforto, que não se interconectam e que nos impedem de crescer como indivíduos, nos tornando egoístas sociais.

Concorro em acreditar que a política foi impactada sobremaneira por esse fenômeno e seus atores, os políticos de carne e osso, em nada diferindo daqueles seres presos na cúpula de vidro translúcido do seu universo paralelo, estão cada dia mais obcecados por se valerem das opiniões confortáveis de seus seguidores, abdicando de confrontar-se com a arte de fazer política. Do diálogo. Do convencimento pelos argumentos.

Histéricos gritos em negrito contra tudo e contra todos que não se alinhem aos pensamentos canhestros disseminados. Xingamentos que ruborizam, ainda hoje, o cidadão de índole mediana. Decisões governamentais de importância capital anunciadas pelo Twitter. Diários Oficiais são peças de museu.

Eureca! Vamos propor a criação genial do TOU (Twitter Oficial da União). Ou do IOU (Instagram Oficial da União). Quem sabe do FOU (Facebook Oficial da União). Todos os atos passíveis de certificação governamental seriam divulgados nessas plataformas.

São apenas alguns exemplos de posturas assumidas por essa nova velha geração de discursante da ágora virtual.

O furo jornalístico que era um troféu buscado pelos profissionais da imprensa, apurado na maioria das vezes em profundidade e com ética, passou a ser perseguido por quaisquer que tenham ânsia de sapatear nas luzes da ribalta do espectro digital. Se for uma inverdade, e daí? A verdade tem larga margem de erro para esses “representantes do povo”. Tem até validade.

“Cogito ergo sum” – penso, logo existo -, célebre frase de Descartes, vira poeira para esses filósofos do século XXI. Pensar com maturidade e profundidade não é mesmo necessário (nem sei se ainda são capazes de pensar, haja vista o nível oligofrênico de algumas discussões nos púlpitos das casas que os acolhem).

A preocupação maior é de insanamente verbalizar tonteiras diárias que aqueçam suas manadas de seguidores. Logo, para que existir? Existir no mundo real é muito penoso. Onde está o local para o clique na mãozinha?

Quando intuímos que uma nova e promissora geração de legisladores estava por assumir as rédeas da nossa carruagem política, realinhando propósito com ação de bem colaborar em prol da sociedade brasileira, o que lastimosamente vimos foram alguns descerebrados extasiados pelo poder, chicoteando os animais tratores – o povo – até a sua exaustão.

Martelem até quebrar a grande pedra da insensatez política que parecia indestrutível. Ao fim, todos os seus golpes, não apenas aquele que a rompeu, foram responsáveis pelo sucesso de vê-la em pequenos pedaços.

“Nunca desista. Nunca. Nunca. Nunca.” (Winston Churchill)

Daqui a dois anos, uma nova corrida eleitoral. Até lá vamos martelando. E com força!

Paz e bem!

Otávio Santana do Rêgo Barros é general do Exército e ex-porta-voz da presidência da República.

https://veja.abril.com.br/blog/noblat/martele-ate-quebrar-por-otavio-santana-do-rego-barros/

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Você entendeu?


Há um ano atrás, quando estávamos planejando as festas de final de ano, fizemos muitos planos para o futuro de 2020.

Reclamamos muito de 2019.
Reclamamos mais do que agradecemos, não é verdade?
Daí, chegou o tão esperado 2020.
Quantos sonhos e planos... Quantos planejamentos e expectativas por um ano de número par... dois mil e vinte.
E 2020 foi um ano ímpar.
Diferente de tudo que já vivemos até hoje:
- Famílias separadas
- Avós adoecendo sem ver os netos
- Netos sem os afagos dos avós
- Pai e mãe longe de seus filhos
- Filhos longe de seus pais
- Partidas sem despedidas
- Muito choro sem entender porquê tão rápido
- Sorrisos embaixo de máscaras
- Rostos cansados com marcas de máscaras
- Mãos aflitas a procura de água, sabão e álcool gel
- Médicos e profissionais da saúde exaustos
- Cidades vazias
- Hospitais cheios
- Cemitérios lotados de rico, pobre, velho, jovem, crianças, negros, brancos, artistas famosos, anônimos, gente dos quatro cantos do mundo indo para o mesmo lugar
Um lugar sem volta
Um vírus...
Um vírus e milhões de sonhos cancelados
Um vírus e milhões de famílias destruídas
Um vírus e milhões de expectativas trancadas em casas
E você?
Que lição tirou de tudo isso?
Já agradeceu por ter chegado até aqui?
Você entendeu que os planos de Deus são diferentes dos nossos?
Você entendeu a importância do agradecer?
Você entendeu a importância e a falta que um abraço faz?
Você entendeu que a sua família vale muito?
Você entendeu que a ganância por ganhar dinheiro não vale a pena?
Você entendeu que a cor da pele não faz diferença?
Você entendeu a importância de viver o hoje?
Você entendeu a importância de dizer eu te amo pra quem você ama agora?
Você entendeu a importância de pedir perdão a quem você ofendeu?
Você entendeu que bens materiais como: roupa de marca, o carro do ano e a mansão tão cobiçada nada disso você leva quando vai embora?
Você entendeu a importância dos minutos com seus filhos?
Você sabia que muitas famílias não vão ter o que comemorar?

Dê mais valor aos que o cercam, dê mais valor a vida, dê mais valor a você, pois o amanhã pertence a Deus, sei muito bem o que estou dizendo, pois no dia 14 de setembro almocei com minha mãe e no dia 20 de setembro me despedi dela, em definitivo, em um cemitério.

Paz e bem!

DÊ PRESENTES. MESMO SEM DINHEIRO...



Para o vizinho: tolerância
Para o inimigo: perdão
Para o parente: afeto
Para os pais: honra
Para os avós: ternura
Para o desfavorecido: entrega
Para a criança: modelo
Para os filhos: exemplo
Para a família: respeito
Para o cônjuge: amor
Para o concorrente: ética
Para o cliente: serviço
Para o solitário: consolo
Para o doente: alegria
Para o perdido: esperança
Para o esquecido: abraço
Para o nervoso: paciência
Para todos: sorriso.
Para Jesus: fidelidade
Para Deus: obediência
Para o Espírito Santo: submissão
Para a trindade: adoração.
Os presentes da lista acima, e outros tantos, têm o poder de transformar as boas festas de final de ano em boas festas no ano inteiro.

Estes presentes você pode dar, é só uma questão de boa vontade.

PASSAGEM DE COMANDO DA BATERIA COMANDO DA AD/3


Cruz Alta (RS) – No dia 10 de dezembro, foi realizada a solenidade de passagem de Comando da Bia C AD/3, durante a qual, o major Fabio Inácio Da Cruz Weis, transmitiu a função para o capitão Pablo Giacomini Castilho.


A solenidade foi presidida pelo comandante da Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército, general de brigada Sérgio Rezende de Queiroz, e contou somente com a presença de militares e familiares.


Fonte e fotos: Comunicação Social AD/3

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

FILHAS DO SAUDOSO PRESIDENTE ITAMAR FRANCO AGRADECEM HOMENAGEM AO COMANDO DO 4º GAC L MTH

Em minha última visita ao 4º Grupo de Artilharia da Campanha Leve de Montanha, Grupo Marquês de Barbacena,  acompanhei o Cel Roberto, atual comandante,  por uma visita à algumas instalações do aquartelamento.

Entre elas, voltei a minha antiga casa, o nosso querido NPOR - Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva onde tudo começou em 1979.

Em uma vista guiada pelo Cap Thiago Mattos, atual instrutor-chefe, ele me mostrou todas as melhorias que estão sendo feitas para um melhor bem estar dos novos alunos, como armários novos, pintura da sala de instrução, alojamento e reformas no banheiro.

Ao lado da escada, no inicio de sua subida, havia a placa abaixo que me deixou muito orgulhoso e emocionado.


Neste momento o Cel Roberto me chamou e disse, tem mais uma que o amigo não conhece.


Ali estava um antigo sonho realizado. Uma justa homenagem ao nosso saudoso e querido amigo presidente Itamar Franco, Oficial R/2 como eu e tantos outros camaradas que por ali passaram e ainda passarão.

Decidi que teria que fazer com que suas filhas tomassem conhecimento da homenagem e como não tenho contato direto com elas pedi a minha amiga e ex-assessora do presidente Itamar, Ruth Hargreaves, que fizesse chegar a elas.

Hoje pela manhã Ruth me enviou a mensagem abaixo e dou minha missa como cumprida.

"Ao Senhor Coronel Alexandre Roberto da Silva,

Eu e minha irmã tomamos conhecimento através do Sr. Schmidt da belíssima homenagem de nomear o Pavilhão Escolar de Pavilhão Presidente Itamar Franco. Estamos muito agradecidas pelo homenagem à memória de nosso pai.  Meu pai sempre teve muito orgulho de fazer parte do NPOR! 

Sinceramente,

Georgiana e Fabiana"

Nos acompanharam na visita das instalações o Dr Paulo Rossi, Ten Augusto, relações públicas interino e SubTen Alexander, Adjunto do Comando.

Empatia, vamos ao dicionário - Por Otávio Santana do Rêgo Barros


“Nolite te bastardes carborundorum” 

Na página 740 do prestigiado Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa aparece essa palavrinha: Empatia [...] capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente, de querer o que ela quer, de aprender do modo como ela aprende etc.

Relutei muito até decidir tratar desse assunto, por acreditar que características inatas ao ser humano - ser ou não ser - somente com muito trabalho se podem modificar.

Empatia é uma delas.

Como alguém se identifica com outras pessoas? Segundo Houaiss é uma das características da empatia.

Pelo olhar, pela conversa que revela uma história de vida, por sentir a alegria ou o sofrimento que invadem as pessoas. 

De tantas maneiras.

Vivemos o maior desassossego espiritual que me recordo nos últimos anos, enquanto somos empurrados ao fosso dos agoniados no corredor da morte por comportamento nefastos de parte de nossos gestores políticos.

Não deixe que os bastardos enganem vocês. É uma tradução livre da citação ao início do texto que tomei da obra O CONTO DA AIA, de Margaret Atwood. Mencionando Miguel de Cervantes: “rir sem causa grave denuncia sandice”. Há muitos bastardos rindo sem causa grave e devemos perguntar, de que? 

Não tem sido uma semana fácil na luta contra a Covid-19. Atingimos, sim somos todos nós com nossas responsabilidades e atitudes, a dolorosa marca de cento e oitenta mil vidas ceifadas pela pandemia. Seis milhões e oitocentos mil casos de infectados.

Amigos que se foram. Amigos ainda entubados. Amigos ainda lutando em hospitais. Amigos ainda em quarentena. Amigos ...

Minha dor é igualzinha à dor de outras famílias. Aquelas afetadas ou aquelas que ainda virão a ser. O cerco está se fechando. Não permita o que não é costumeiro se tornar, pela repetição, trajeiro.

Não é mais admissível tanta desorganização e amadorismo para encontrar-se um meio de humanizar mitigar esse flagelo da pandemia. Diminutivos não vencerão o vírus!

Basta!

Cabe ao governo federal se pôr em marcha para o combate, já que o inimigo ainda nos levará muitas vidas. 

Cabe ao governo federal comprar qualquer vacina que seja segura e eficaz. 

Cabe ao governo federal adequada a logística desta complexa operação de vacinação. 

Cabe ao governo federal promover uma campanha de informação profissional. 

O governo federal é o único responsável por este chafurdeiro? NÃO, em letras garrafais.

Cabe aos governos estaduais aceitarem a liderança do ministério da saúde, com acertos e erros, para juntos enfrentarem o problema que é de todos. 

Cabe aos governos estaduais entenderem que a nossa federação tem toques latinos e o poder central é quem dita fortemente uma agenda. 

Cabe aos governos estaduais evitarem competir entre si ou mesmo com o governo federal pela primazia de oferecer por primeiro o maná da vacina.

Os governos estaduais são os responsáveis ​​pelo chafurdeiro? NÃO, em letras garrafais.

De quem então é uma responsabilidade? De todos NÓS, em letras garrafais. 

Senhores governantes parem de se digladiar. Mantenham o foco. Se houver um vencedor neste embate egoísta, ele terá uma vitória de Pirro. Os custos em vida e em recursos financeiros serão exorbitantes, inviabilizando enfrentar em curto prazo os reflexos desta maldita pandemia: o caos econômico, social e político.

Fica claro, até aos mais parvos, que essa fricção entre diversas lideranças políticas são preparações para futuros embates eleitorais. A população, e daí? Fica o alerta! A persistir a intolerância e o egoísmo, nós temos o poder do voto. 

Paz e bem!

Otávio Santana do Rêgo Barros

General da reserva do Exército e ex-porta-voz da Presidência da República


domingo, 13 de dezembro de 2020

PASSAGEM DE COMANDO DA 17ª BDA INF SL

 


Porto Velho (RO)  No dia 11 de dezembro de 2020, no Quartel-General da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl), ocorreu a solenidade de Passagem de Comando da Brigada Príncipe da Beira do General de Brigada Luciano Batista de Lima, Comandante sucedido, ao General de Brigada Jorge Augusto Ribeiro Cacho, Comandante sucessor. 


A cerimônia foi presidida pelo Comandante do Comando Militar da Amazônia (CMA), General de Exército Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, acompanhado do General de Divisão Edson Skora Rosty, Comandante da 12ª Região Militar (12ª RM) e do General de Divisão Omar Zendim, Chefe do Centro de Coordenação de Operações do CMA. 


No evento estiveram presentes ainda, o Estado-Maior e Comandantes das Organizações Militares Diretamente Subordinadas (OMDS) e Vinculadas da 17ª Bda Inf Sl.


A solenidade de Passagem de Comando e transmissão do cargo de Comandante da 17ª Bda Inf Sl, ocorrida no pátio interno do Quartel-General, iniciou com a imposição da Medalha do Serviço Amazônico com passador de Bronze, imposta pelo Gen Ex Theophilo ao Gen Lima. Em seguida, ocorreu o descerramento do retrato do Gen Lima, que comporá a Galeria de Retratos dos Comandantes da 17ª Bda Inf Sl. Na ocasião, o Gen Lima recebeu do seu Adjunto de Comando, Subtenente Douglas, a Bandeira-insígnia de Comandante da 17ª Bda Inf Sl, a qual foi hasteada durante o todo seu comando a frente do Quartel-General da Brigada Príncipe da Beira.


Seguindo a cerimônia, o Gen Lima apresentou suas despedidas, seguida da leitura da Referência Elogiosa consignada pelo Comandante do Comando Militar da Amazônia, da leitura do Curriculum Vitae do Gen Jorge e culminando com a transmissão do cargo de Comandante da 17ª Bda Inf Sl. Ao final, os Oficiais do Estado-Maior e comandantes das OMDS e Vinculadas perfilaram na saída do Corpo da Guarda a fim de prestarem sua última homenagem ao Gen Lima.


A solenidade foi extremamente restritiva, abrangendo apenas os militares diretamente envolvidos na cerimônia, sem a presença de convidados e da imprensa local. A atividade seguiu as Diretrizes do Comandante do Exército, dos Órgãos de Direção Setorial e Comando de Operações Terrestre (COTER), para a prevenção e combate à pandemia atual e manutenção do nível de prontidão e operacionalidade da Força Terrestre, norteada pela objetividade, concisão e simplicidade e obedecendo aos critérios de precaução ao contágio da COVID-19. Com isso, a cerimônia de 


Passagem de Comando foi transmitida ao vivo no link https://linktr.ee/17BRIGADA, inclusive estando disponível na página do Youtube da 17ª Brigada de Infantaria de Selva.

Foi bom você ter vindo! Selva!

Fonte: Comunicação Social / 17ª Bda Inf Sl