sexta-feira, 4 de outubro de 2019

ANIVERSÁRIO DE AMIGOS - UM HOMEM CHAMADO TARCÍSIO DELGADO




Poderia dizer tudo sobre meu dileto e querido amigo Tarcísio Delgado, mas vou me recorrer ao medium Chico Xavier.

"Se eu morrer antes de você, faça-me um favor. Chore o quanto quiser, mas não brigue com Deus por Ele haver me levado. 
Se não quiser chorar, não chore. Se não conseguir chorar, não se preocupe. Se tiver vontade de rir, ria. 
Se alguns amigos contarem algum fato a meu respeito, ouça e acrescente sua versão.
Se me elogiarem demais, corrija o exagero. 
Se me criticarem demais, defenda-me. 
Se me quiserem fazer um santo, só porque morri, mostre que eu tinha um pouco de santo, mas estava longe de ser o santo que me pintam. 
Se me quiserem fazer um demônio, mostre que eu talvez tivesse um pouco de demônio, mas que a vida inteira eu tentei ser bom e amigo. 
Se falarem mais de mim do que de Jesus Cristo, chame a atenção deles. 
Se sentir saudade e quiser falar comigo, fale com Jesus e eu ouvirei. 
Espero estar com Ele o suficiente para continuar sendo útil a você, lá onde estiver. 
E se tiver vontade de escrever alguma coisa sobre mim, diga apenas uma frase : ' Foi meu amigo, acreditou em mim e me quis mais perto de Deus !' 
Aí, então derrame uma lágrima. Eu não estarei presente para enxuga-la, mas não faz mal. Outros amigos farão isso no meu lugar. 
E, vendo-me bem substituído, irei cuidar de minha nova tarefa no céu. 
Mas, de vez em quando, dê uma espiadinha na direção de Deus. Você não me verá, mas eu ficaria muito feliz vendo você olhar para Ele. 
E, quando chegar a sua vez de ir para o Pai, aí, sem nenhum véu a separar a gente, vamos viver, em Deus, a amizade que aqui nos preparou para Ele. 
Você acredita nessas coisas ? Sim??? Então ore para que nós dois vivamos como quem sabe que vai morrer um dia, e que morramos como quem soube viver direito. 
Amizade só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo o seu começo. 
Eu não vou estranhar o céu . . . 
Sabe porque ? 
Porque... Ser seu amigo já é um pedaço dele!"

Parabéns Tarcísio Delgado, seja feliz!

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

VEREADOR ZÉ MÁRCIO GAROTINHO E O PLANO SAÚDE DO SERVIDOR

Buscando trazer luz e informações corretas sobre a situação do Saúde Servidor, me reuni, na Câmara Municipal, com a Secretária de Administração da Prefeitura, Andréia Goreske, e as Diretoras Presidente e Assistencial do Plano, Aline Soares e Ana Angélica, respectivamente, para que algumas dúvidas fossem sanadas.
Nos últimos meses venho recebendo diversas reclamações sobre a qualidade do serviço prestado e aproveitei o encontro para buscar respostas para os questionamentos. Uns dos principais problemas relatados pelos os usuários são: a redução no número de clínicas e hospitais que atendem o convênio e o descredenciamento de médicos.
De acordo com as informações passadas, cerca de 330 médicos estão credenciados, em todas as especialidades, e estão com o pagamento em dia, ou seja, todos profissionais como médicos, psicólogos, fisioterapeutas, por exemplo, estão sem débitos.
Em relação aos hospitais credenciados, o esclarecimento é de que 7 unidades fazem atendimentos aos conveniados e que os débitos com os locais já foram negociados. Além disso, as 140 clínicas que fazem exames estão sendo procuradas para regularizar os pagamentos.
A Secretária de Administração, Andréa Goreske, afirma que o Conselho Deliberativo, que coordena o Plano, está se reunindo constantemente para discutir formas de tornar o plano cada vez mais sustentável. “Entre 2012 e 2019 outros planos de saúde, regidos por normas da ANS, aumentaram cerca 84% suas mensalidades, enquanto o Saúde Servidor, que não segue as normas da ANS, o acréscimo representou 24%. Este reajuste menor se deve ao fato de que o Saúde Servidor não tem como objetivo o lucro. Mas é preciso discutir alternativas para conseguirmos ter uma um serviço sustentável e isso já está sendo feito”.
Acredito e novamente bato na tecla que o Plano Saúde Servidor é um patrimônio, uma conquista para nós servidores públicos do município. Não podemos abrir mão de buscar soluções para o Plano de Saúde. Por isso, continuarei acompanhando todo o processo para que possamos ter bons resultados.

Nota do editor:

Parabéns vereador Zé Márcio e obrigado pro intervir a favor dos servidores. Fica aqui uma questão relacionada ao funcionários da AMAC que não tiveram suas carteiras do convênio renovadas faz dois anos. Nos é dado uma autorização que tem que ser renovada a cada 90 dias. Uma total falta de respeito para com uma categoria que tanto fez e ainda faz na área da assistência social da cidade. Solicitamos ao amigo que questione esta situação também e nos dê uma resposta. Obrigado.

Formatura de aniversário do 6º BIS

Guajará-Mirim (RO) – No dia 25 de setembro, o Comando de Fronteira Rondônia/6° Batalhão de Infantaria de Selva “Batalhão Forte Príncipe da Beira” realizou uma formatura alusiva ao 87º aniversário de criação do Batalhão. 


O evento contou com a presença de autoridades civis, militares, eclesiásticas, professores e alunos da Escola de Música “Francisco Martins do Nascimento”, além da comunidade guajaramirense. Aproveitando a data festiva, foi realizada a entrega do Diploma de “AMIGO DO BATALHÃO FORTE PRÍNCIPE DA BEIRA” a dezesseis autoridades civis, militares e personalidades, como prova de consideração, estima e reconhecimento por haverem prestado assinalados serviços e apoio a esta Organização Militar do Exército Brasileiro. 


Encerrando a cerimônia, além do desfile da tropa, desfilaram também, militares da reserva ativa do Batalhão, abrilhantando ainda mais a solenidade. Após a formatura, foi realizada uma apresentação da Escola de Música Francisco Martins do Nascimento.


PARABÉNS 6º BIS!!!

Instituto leva estudantes para dia de imersão na Brigada de Infantaria Pára-quedista

Trinta alunos do Colégio Estadual Dr. Mario Guimarães, pertencentes ao Núcleo de Estudos de História Militar da unidade, mantido pelo Instituto Histórico Militar Marquês do Herval (IHMMH), participaram de mais uma ação do “Projeto Imersão”. Desta vez, a atividade foi realizada em parceria de um grande comando da Força terrestre: A Brigada de Infantaria Pára-quedista, unidade pertencente Forças de Ação Rápida (FAR) do Exército Brasileiro. Como previsto no planejamento pedagógico do projeto, a atividade teve início uma semana antes da visita, ainda na unidade escolar, quando os alunos tiveram a oportunidade de participar de uma palestra sobre a história, estrutura e finalidade da Bda Inf Pqdt, ministrada por uma equipe do IHMMH.
No último dia 18 de setembro, atendendo a convite do Cel Adriano Fructuoso da Costa, comandante do Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil (C I Pqdt GPB),os alunos conheceram detalhadamente o funcionamento e instalações da Área de Estágios, onde tiveram a oportunidade de interagir com o Sgt Romualdo, histórica figura conhecida como “O lendário 66”, e descobrir todo o processo de formação do pára-quedista militar brasileiro. Finalizando a passagem pela “Escola de Pára-quedistas”, os alunos realizaram o salto da torre de instrução. Os que venceram o desafio foram agraciados com o diploma de Torrequedistas”.
Após a passagem pela Área de Estágios, os alunos visitaram o Museu Aeroterrestre onde conheceram detalhadamente o acervo e tiveram a oportunidade de conectar o passado com o presente da Brigada. No auditório do museu, os jovens participaram de uma palestra sobre a história da atividade paraquedista do Exército Brasileiro. Encerrado o período de contato com a história da “velha Brigada”, os alunos seguiram até a “Ponte da Amizade”.  Acompanhados de um instrutor do Curso de Precursor Pára-quedista tiveram a oportunidade de conhecer a operação de uma zona de lançamento e acompanhar o lançamento real de pára-quedistas realizado por uma aeronave C-105 Amazonas da Força Aérea Brasileira.
Finalizando o dia imersão nas atividades da Brigada de Infantaria Pára-quedista, os alunos participaram de uma formatura na Companhia de Precursores Pára-quedistas. No “Ninho dos Cardeais” eles tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a história da especialidade e participar da inauguração da Sala de Instrução Cabo Dalton Malfacini, inaugurada em homenagem ao primeiro Auxiliar de Precursor formado no Exército Brasileiro em 1954. Convidados pelo comandante da Companhia de Precursores Pára-quedista (Cia Prec Pqdt), Tenente-Coronel Antoine de Souza Cruz, os jovens pertencentes ao Núcleo de Estudos de História Militar “Osório Legendário”, participaram da formatura alusiva ao encerramento do 19/1 Treinamento Específico de Auxiliar de Precursor (TEAP). Além de observarem os conceitos de patriotismo e disciplina presentes neste tipo de solenidade, os jovens foram recebidos pelo General de Brigada Pedro Celso Coelho Montenegro, Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, e pelo Cel Alexandre José Côrrea, chefe do Estado-Maior do Comando da Brigada de Infantaria Pára-quedista. A atividade fez parte do “Projeto Imersão”, idealizado e desenvolvido pelo Instituto Histórico Militar Marquês do Herval (IHMMH), que busca proporcionar a estudantes da educação básica, em contato com unidades militares das Forças Armadas e Forças Auxiliares, o conhecimento mais profundo de suas histórias, atividades e, principalmente, valores.

terça-feira, 1 de outubro de 2019

Condições do Saúde Servidor é tema de reunião na Câmara

Vereadores Garotinho e Vagner de Oliveira sugerem que Legislativo arque com o custo da saúde dos
 servidores
Os vereadores Zé Márcio Garotinho (PV) e Vagner de Oliveira (PSC) reuniram-se na manhã desta terça-feira, 1, com representantes do Saúde Servidor para compreender a real situação do plano e esclarecer as reclamações de usuários sobre os atendimento. De acordo com os parlamentares, algumas das principais reclamações estão relacionadas a diminuição da rede clínica e hospitais credenciados, dificuldades de marcação de consultas e exames e a recusa de estabelecimentos em atender conveniados. "Precisamos reforçar o plano de saúde do servidor. Ele é um patrimônio dos servidores de Juiz de Fora", afirma Garotinho. A proposta é que a Câmara analise a possibilidade de incluir os planos de saúde dos servidores no modelo adotado pela Cesama, que arca com 100% do plano, destacaram os vereadores. Atualmente, a contribuição dos servidores é de 6% em cima do salário bruto. No caso dos agregados e dependentes, os valores variam de R$ 73 a R$ 120. 
A secretaria de Administração e Recursos Humanos da Prefeitura, Andreia Goreski, explica que o Saúde do Servidor é um plano que não visa ao lucro, e a arrecadação é definida pelos parâmetros de sustentabilidade e equilíbrio. Como um plano de autogestão, são os servidores e mantenedoras que arcam com as despesas. "Não somos regulados pela Agência Nacional de Saúde (ANS), o que faz com que Saúde Servidor não tenha os mesmos aumentos. De acordo com ela, de 2012 a 2019, foram mais de 84% de  aumento nos planos regulados pela ANS enquanto o Saúde Servidor, no mesmo período, teve aumento de 28%. A diretora de Assistência, Ana Angélica Andrade, destaca que a co-participação do plano é fixa, com teto e piso para o pagamento de determinados atendimentos, subdivididos em várias categorias. 
Sobre a definição dos valores do plano, a diretora presidenta do Saúde Servidor, Aline Soares, ressalta que a autogestão do Saúde Servidor tem os valores definidos pelo atuário - que leva em consideração a sustentabilidade e equilíbrio da prestação e continuidade do serviço. "A comparação dos valores com os aumentos da ANS mostra como trabalhamos com menos recursos em busca de equilíbrio no atendimento aos nossos servidores. Como não há previsão de lucro, os valores correspondem também às estimativas de gastos.” É preciso considerar que há muitas variáveis quando pensamos em saúde". Ela lembra, por exemplo, como os casos de chikungunya e zika mudaram o perfil dos gastos e são exames caros. “Estas variáveis precisam ser consideradas quando se avalia a gestão”, disse.
Sobre os pagamentos da rede credenciada, Goreski explica que todos os médicos que são cadastrados como pessoa física estão pagos. Ao todo são 330 médicos  credenciados, 140 clínicas e sete hospitais, sendo os dois últimos com negociações. "Os atendimentos estão acontecendo. Realmente há limitações quando não há urgência médica, casos que seguem padrões de prioridades e regras, como é o caso das cirurgia bariátrica, atendemos seguindo limitações por mês no número de liberações. Já sobre os profissionais que não atendem mais, é uma prerrogativa dos médicos. Eles têm a liberdade de escolha, mas no caso dos que são cadastrados como pessoa física, não há débitos". Sobre o hospital Albert Sabin, não há o descredenciamento, mas negociações para regularização. "Não está descredenciado, mas em suspenso". Em todo caso, os atendimentos de urgência estão acontecendo. "Mas negociar sem dinheiro é muito difícil. Os conselhos são sensíveis porque compreendemos como prioridade a vida do servidor". 
O Saúde Servidor, criado em 2003, é um plano público de assistência à saúde exclusivo para os servidores municipais de Juiz de Fora e seus familiares. Por ser autogestão e sem fins lucrativos, os próprios participantes, representados pela Diretoria Executiva e pelos Conselhos de Gestão e Fiscal, administram diretamente o plano. Podem participar do Saúde Servidor servidores e empregados públicos dos seguintes órgãos: Administração Direta; Câmara Municipal de Juiz de Fora; Cesama; Demlurb; Emcasa; Empav; Funalfa; Mapro; e Procon. Considerando a legislação vigente, os empregados da AMAC também podem participar.

Agradecemos a inciativa por parte dos vereadores, mas o que precisamos mesmo é que o executivo cumpra com sua parte, o que parece não estar acontecendo.

As negativas por parte da rede credenciada são constantes.

Os funcionários da AMAC não têm a renovação de suas carteiras do convênio há mais de dois anos, recebendo uma autorização que tem que ser renovada a cada noventa dias, um absurdo, pois pagam suas mensalidades com todos e são tratados com total descaso.

Uma audiência publica será a melhor solução, pois todas as parte envolvidas e interessadas poderão opinar.

Solicitamos aos amigos vereadores que marquem esta audiência pública.