quarta-feira, 10 de junho de 2020

4ª BRIGADA DE MONTANHA CAPACITA SEUS QUADROS

Crédito: S Ten Guarany 
Na manha de 28 de maio, a Companhia de Comando da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha capacitou seus oficiais, subtenentes e sargentos para a utilização do fuzil de assalto IA-2.
Recentemente a Brigada de Montanha passou a ser dotada com o novo fuzil do Exército Brasileiro, em substituição ao Fuzil Automático Leve (FAL), aumentando a operacionalidade dos combatentes de montanha. É uma importante conquista no sentido da modernização dos meios de emprego militar da Grande Unidade de Montanha do Exército Brasileiro.
Fonte: 4ª Bda Inf L (Mth)

AD/1 - DIRETOR DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DO EXÉRCITO VISITA SÍTIOS HISTÓRICOS

No dia 4 de junho, o Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), General de Brigada Paulo Afonso Bruno de Melo realizou a 1ª visita à Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército (AD/1) e ao 21º Grupo de Artilharia de Campanha. O Gen Paulo Afonso foi acompanhado pelo Comandante da AD/1, General de Brigada Fernando Bartholomeu Fernandes. O objetivo conhecer os Sítios históricos, o acervo museológico e levantar suas necessidades.
Foi realizada a visita à Fortaleza de Santa Cruz, Forte do Imbuhy, Forte Barão do Rio Branco , Forte São Luiz, Forte do Pico e Forte de Tabaíba.
Fonte: DPHCEx

COMANDANTE DA 17ª BRIGADA INFANTARIA DE SELVA CONCEDE ENTREVISTA À REDE TV

No dia 4 de junho, o Comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl), General de Brigada Luciano Batista de Lima, foi entrevistado no programa “Léo Ladeia”, transmitido pela Rede TV! Rondônia (afiliada à Rede TV!) e apresentado pelo jornalista Léo Ladeia. O objetivo principal foi estreitar os laços com a comunidade local, levando informação de utilidade pública.
Em sua primeira entrevista à Rede TV! Rondônia, o Comandante da Brigada esclareceu aos telespectadores acerca da atuação da Brigada Príncipe da Beira no contexto da Operação COVID-19 em toda sua área de responsabilidade, que envolve os estados de Rondônia e Acre, além do Sul do estado do Amazonas. Salientou, ainda, o apoio às ações do projeto “Mapeia Rondônia”, que a Brigada está prestando à Secretaria de Estado de Saúde de Rondônia (SESAU) para o combate do novo Coronavírus.
Como Comandante do Comando Conjunto Príncipe da Beira (CCj PB), o Gen Lima abordou a Operação Verde Brasil 2, iniciada 11 de maio 2020, no contexto do Decreto Presidencial Nº 10.341. Enfatizou a importância da integração e do ambiente interagências entre as instituições federais, órgãos de segurança pública e fiscalização e entidades públicas de proteção ambiental envolvidos na operação.
Fonte: 17ª Bda Inf Sl

CMJF - VISITA DO DIRETOR DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL

No dia 2 de junho, o General de Divisão Francisco Carlos Machado Silva, Diretor de Educação Preparatória e Assistencial, realizou uma visita ao Colégio Militar de Juiz de Fora (CMJF), com a finalidade de acompanhar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos no CMJF, a fim de proporcionar aos alunos deste Estabelecimento de Ensino uma educação à distância de qualidade durante o período de interrupção das aulas presenciais como forma de prevenção contra a COVID-19.

Na visita, foi mostrado ao General Carlos Machado todo o material adquirido pelo CMJF,  bem como o treinamento e preparo dos profissionais para enfrentar os desafios do retorno às aulas, proporcionando aos corpos e discente a segurança necessária para o reinício das atividades presenciais.

O General Carlos Machado teve a oportunidade, também, de observar o trabalho do ensino à distância através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma utilizada por todo o Sistema Colégio Militar do Brasil, ocasião em que interagiu com alguns alunos que estavam estudando em suas residências, ouvindo os relatos a respeito do ensino, do afastamento do convívio com os professores e amigos e a expectativa para o retorno às aulas.
Fonte: CMJF

ARMAS EM FUNERAL - GEN JOSÉ CHUQUER RODRIGUES




10 DE JUNHO - DIA DA ARTILHARIA


Em nome do Gen Fernandes, comandante da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército, e do Ten Cel Roberto, comandante do 4º Grupo de Artilharia Leve de Montanha, Grupo Marquês de Barbacena, cumprimentamos os artilheiros de ontem e de hoje.


Arma de valores, tradições e operacionalidade, a Artilharia Verde-Oliva, com seus fogos profundos e temidos, será sempre fator decisivo no campo de batalha: “a última ratio regis”. 





segunda-feira, 8 de junho de 2020

VISITA DO VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA À PORTO VELHO, RO

No dia 07 de junho de 2020, o Senhor Vice-Presidente da República, General de Exército R1 Antônio Hamilton Martins Mourão visitou a 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl) Comando Conjunto Príncipe da Beira (CCj PB) - no contexto da operação Verde Brasil 2. Fizeram parte da comitiva representantes do Ministério da Defesa, do Gabinete de Segurança Institucional, do Ministério do Meio Ambiente, do Comando de Operações Terrestres e do Comando Militar da Amazônia (CMA).
A visita do Vice-Presidente da República, que preside o Conselho Nacional da Amazônia Legal, tem como finalidade acompanhar as atividades da Operação Verde Brasil 2 na área de atuação do Comando Conjunto Príncipe da Beira (CCj PB) nos Estados do Acre, Rondônia e Sul do Amazonas. Na oportunidade, o comandante do CCj PB, General Lima, apresentou ao Vice-Presidente da República e sua comitiva os detalhes das atividades em andamento da operação e destacou a integração entre as Instituições Federais e Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização (OSPF).
Finalizando sua passagem em Porto Velho, RO, o Sr Vice-Presidente da República concedeu uma coletiva de imprensa aos principais veículos de comunicação da região, ocasião em que foram abordados temas como: Operação Verde Brasil 2 e sua prorrogação, Conselho Nacional da Amazônia Legal, desmatamento e destinação das madeiras ilegais, além da integração ímpar entre as Agências que atuam na área do Comando Conjunto Príncipe da Beira.
A Operação Verde Brasil 2 é desenvolvida sob coordenação da Vice-Presidência da República e em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública. As ações deflagradas pelo Governo Federal, no dia 11 de maio de 2020, ocorrem na faixa de fronteira, nas terras indígenas, nas unidades federais de conservação ambiental e em outras áreas federais com ações preventivas e repressivas contra crimes ambientais na Amazônia Legal.
Exército Brasileiro, ontem, hoje e sempre. Selva!
Fonte: Comunicação Social / 17ª Bda Inf Sl

17ª BDA INF SL - NOTÍCIAS




17ª BDA INF SL APOIA AÇÃO MAPEIA RONDÔNIA

No dia 02 de junho de 2020, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl), com o objetivo de apoiar o esforço nacional de combate ao COVID-19, através de seu Centro de Coordenação de Operações (CCOp), atendeu a solicitação do Governo do Estado de Rondônia no apoio à Ação “Mapeia Rondônia”, a qual visa realizar testagem de ampla escala do COVID-19 na população rondoniense.
A campanha objetiva realizar 75 mil testes rápidos em pessoas que estejam apresentando sintomas do vírus há mais de 7 dias. A ação será realizada em duas fases em períodos distintos: de 03 a 09, e de 17 a 23 de junho do corrente ano. A 17ª Bda Inf Sl empregará 60 militares por dia para apoiar na organização e controle do público que será testado nos Postos de Saúde dos seguintes municípios do Estado: Porto Velho; Ariquemes; Cacoal; Ji-Paraná; Rolim de Moura; Vilhena e Guajará-Mirim.
Cabe ressaltar que o Comando Conjunto Amazônia sediado em Manaus, AM, foi estabelecido no dia 17 de março de 2020. O objetivo é intensificar a participação das Forças Armadas nas ações de apoio aos órgãos de saúde pública e entidades governamentais que atuam nos estados do Amazonas, Roraima, Acre e Rondônia, no contexto do esforço nacional para a mitigação da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). A forma de apoio é determinada na PORTARIA Nº 1.232/GM-MD, de 18 de março de 2020: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-1.232/gm-md-de-18-de-marco-de-2020-248808643.
Por fim, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva e seus integrantes solidarizam-se com o povo amazônida e reafirma seu compromisso, em observância às orientações sanitária vigentes, de somar esforços no enfrentamento a essa emergência que assola nossa nação.
Exército Brasileiro, você pode confiar!
Fonte: Comunicação Social / 17ª Bda Inf Sl

domingo, 7 de junho de 2020

ARMAS EM FUNERAL - Gen Div R1 José Alberto da Costa Abreu

O Exército Brasileiro (EB), por meio do Comando Militar do Leste (CML) lamenta informar o falecimento do General de Divisão (R1) José Alberto da Costa Abreu, por parada cardiorrespiratória, na madrugada de 07 de junho, na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro.
Histórico
O General Abreu nasceu em 1º de setembro de 1953, na cidade de São Gonçalo (RJ). Ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras ( Aman) no ano 1973 e foi declarado a Aspirante-a-Oficial da Arma de Infantaria, em 1976, como 2º colocado de sua Turma.
Dentre os muitos cursos inerentes as carreria militar destaca-se o Curso Básico de paraquedista, ainda como Cadete (Pqdt Nr 28.639), o que lhe credenciou a servir no 26⁰ Batalhão de Infantaria Paraquedista e posteriormente na Companhia de Precursores Paraquedista.
Ainda no âmbito da Brigada de Infantaria Paraquedista concluiu com êxito os Cursos de Mestre de Salto, Precursor Paraquedista (Prec Nr 165) e Estágio Básico de Salto Livre.
Dentre seus comandos, destaca-se o 28º Batalhão de Infantaria Blindada, localizado em Campinas-SP, nos anos de 1998 e 1999. Ascendeu ao Generalato em 31 de julho de 2006. Em 25 janeiro de 2012, assumiu o Comando da 1ª Divisão de Exército e Guarnição da Vila Militar, permanecendo até 11 de abril de 2014.
Velório
O velório ocorrerá a partir das 0700h às 1100h de segunda-feira, dia 08 junho, no Museu Aeroterrestre da Brigada de Infantaria Paraquedista (Av. General Benedito da Silveira, 701 – Vila Militar – Rio de Janeiro/ RJ).
Cremação
A cerimônia de cremação será realizada no Parque da Colina (Estrada Francisco da Cruz Nunes, 987 – Pendotiba -Niterói – RJ), às 1300h de segunda-feira, 08 de junho. A cerimônia de cremação será restrita aos familiares por conta da pandemia.
SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO COMANDO MILITAR DO LESTE

JOSÉ ANÍSIO "PITICO" DA SILVA - Novos ciclos, novas conquistas!


BATE PAPO COM O DR. FIGUEIRÔA - NÃO PERCA.