sábado, 10 de julho de 2021

COMANDO DA 4ª BRIGADA DE INFANTARIA DE MONTANHA - NOTA OFICIAL

 


Com relação à matéria veiculada pela revista Piauí abordando um suposto desvio de recursos destinados à compra de vacinas para serviços de lavagem de roupas, o Comando da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha informa que desde o começo da pandemia vem desenvolvendo inúmeras ações de combate à propagação do vírus e prevenção de contaminação de seu público interno e externo, bem como de apoio à população em geral. 

São exemplos mais marcantes dessas ações: a manutenção de um estrito controle e triagem das entradas de suas organizações militares; rígido controle diário dos efetivos dos quarteis, com largo emprego de leitos para isolamento de militares infectados durante os períodos mais críticos; a realização de atividades de descontaminações de locais públicos, como hospitais, creches, asilos e mercados; apresentações de suas bandas de música em ações de alento; e campanhas de doações de alimentos e agasalhos para os mais afetados. 

Dentro desse contexto, todo o recurso recebido por meio do Termo de Execução Descentralizada destinou-se rigorosamente para ações de apoio às atividades acima citadas.

Gen Bda João Felipe Dias Alves, comandante da 4ª Bda Inf L Mth

Finep/MCTI assina convênio com a Universidade de Caxias do Sul

 

Ministro do MCTI, Marcos Pontes, e o presidente da República, Jair Bolsonaro, assistiram à assinatura de convênio entre Finep e UCS. Na foto, ainda, Waldemar Barroso, presidente da Finep, e Evaldo Kuiava, reitor da UCS. 


A Finep vai destinar cerca de R$ 1,8 milhão em recursos não reembolsáveis do FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) para apoio a projeto da Universidade de Caxias do Sul – UCS, que tem por objetivo utilizar o grafeno na criação de curativos com atividade antimicrobiana, anti-inflamatória e anti-oxidante, para aplicação em afecções cutâneas e odontológicas.

O presidente da Finep, Waldemar Barroso, e o reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava, assinaram, hoje, convênio entre as instituições, na abertura da 1ª Feira Brasileira do Grafeno, no campus da universidade - com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), astronauta Marcos Pontes.

O projeto, intitulado “Desenvolvimento de nanocompósitos poliméricos contendo grafeno funcionalizado para aplicação em tratamento cutâneo e medicina regenerativa” foi selecionado no âmbito da Chamada Pública Finep/MCTI Materiais Avançados e Minerais Estratégicos, destinada a apoiar novas metas ambiciosas e desafiadoras em programas ou projetos de P,D&I em Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) brasileiras.

O desenvolvimento de produtos que atendam a funções específicas dos organismos humanos e animais sem resultar em incompatibilidades com os tecidos biológicos é um dos maiores desafios da área de biomateriais. E o grafeno, devido às suas propriedades (leveza, maleabilidade, condutibilidade térmica e elétrica, dentre outras) tem sido amplamente estudado na engenharia de tecidos e medicina regenerativa, aplicado como substrato, revestimento, enchimento de compósitos, aditivo ou modificador de propriedades, além de outras aplicações. Nos curativos, o grafeno e seus derivados irão otimizar as propriedades anti-inflamatória, antimicroiana e anti-oxidante, sem gerar incompatibilidade mecânica com tecidos vivos.

A equipe da UCS prioriza, nas pesquisas, o uso de compostos naturais brasileiros ou deles derivados, de forma a potencializar o uso e a manutenção da nossa biodiversidade. Os curativos poderão ser destinados a uso geral ou específico em tratamentos dermatológicos e rotina ou clínicos, bem como em odontológicos.

Mais leve e mais forte do mundo

O grafeno é uma das formas alotrópicas do carbono, assim como o diamante, o carvão e o grafite (do qual é derivado), caracterizando-se pela organização hexagonal dos átomos. Trocando em miúdos, ele tem a capacidade de se apresentar sob formas diferentes. Foi isolado pela primeira vez em 2004, na Inglaterra, pelos cientistas Andre K. Geim e Konstantin S. Novoselov, em uma pesquisa que ganhou o Prêmio Nobel de Física.

Tem elevada transparência, é leve, maleável, resistente ao impacto e à flexão, ótimo condutor térmico e elétrico, em meio a inúmeras vantagens mais. Ganhou fama e é, hoje, considerado o material mais leve e forte do mundo, 200 vezes mais resistente do que o aço, superando mesmo o nobre diamante. Uma folha de grafeno de 1m² pesa 0,0077 gramas, mas, pasmem, é capaz de suportar até 4 quilos.

É também o material mais fino que existe — tem a espessura de um átomo ou 1 milhão de vezes menor que um fio de cabelo. Sua elevadíssima condutividade elétrica se deve ao fato de os elétrons se moverem em seu interior sem, praticamente, nenhuma resistência e, aparentemente, sem massa.

As propriedades mecânicas, elétricas, térmicas, ópticas do grafeno superam materiais convencionais em diversas aplicações. Além disso, tais qualidades podem ser combinadas em um único material, componente ou sistema.

Assim, diante desse crème de la crème dos materiais, as aplicações são promissoras tanto para o aperfeiçoamento de tecnologias existentes, quanto para a criação daquelas disruptivas.

(Com informações da Universidade de Caxias do Sul)


http://www.finep.gov.br/noticias/todas-noticias/6356-finep-assina-convenio-com-a-universidade-de-caxias-do-sul-para-apoio-a-projeto-de-desenvolvimento-de-curativos-a-partir-do-grafeno

REZATO 43 ANOS, ORGULHO DE JUIZ DE FORA

 


Neste dia especial, 8 de julho, a empresa que fundamos em 1978 completa 43 anos trabalhando em Juiz de Fora. Desde o primeiro dia, dediquei grande parte do meu tempo ao trabalho,  com muitos desafios, dificuldades e obstáculos, sempre vencidos com determinação e vontade de realizar.


Em momentos difíceis, como os que estamos vivendo há 16 meses, e sabendo que temos muito a percorrer, reconhecemos ainda mais a importância de poder, dia após dia, exercer uma atividade profissional digna, que garante o sustento das famílias de todos os colaboradores. Graças a Deus, olhamos para nossa história e vemos o quanto fizemos e ainda podemos fazer para contribuir com a melhoria continuada na vida de tanta gente, gerando oportunidades de trabalho durante tanto tempo.

Assim vamos continuar, trabalhando todos os dias e caminhando, para que possamos, em breve, estar celebrando tempos melhores.

Wilson Rezato 

Parabéns amigos Wilson e Vinicius por tudo que fizeram, fazem e continuarão fazendo por uma Juiz de Fora mais bonita e feliz.

sexta-feira, 9 de julho de 2021

ACIDENTE DO RS - NOTA OFICIAL DO CMS

 


Transgressão, faltar a verdade - Por Otávio Santana do Rêgo Barros

 


A senda da virtude é estreita - Por OTÁVIO SANTANA DO RÊGO BARROS


 Se gritar pega ladrão,

não fica um meu irmão.
(Ary do Cavaco)

Não havia euforia, a felicidade era administrada a conta-gotas, mas, resilientes, navegávamos tentando encontrar a rota para a ilha da Utopia, o mundo ideal de Thomas Morus. A luz do farol brilhava e, mesmo longe, já se podia enxergá-la. Talvez estivéssemos maduros para afrontar Vianna Moog, em sua obra Bandeirantes e Pioneiros, dando as costas para o mar e nos voltando para o nosso país.

Romper com o padrão de uma sociedade viciada na sinecura, na vida exclusivamente como soma de privilégios e direitos, nunca de trabalhos, responsabilidades e deveres. Havia um sentimento de que chegara o momento de reescrevermos a história do país e de sua sociedade perante o mundo; do aprimoramento de seus valores e costumes, e de sua política em lato sensu.

O movimento tomou corpo, envolveu muitas pessoas, culminando com a ascensão de um projeto que visava debelar a corrupção entranhada em nosso dia a dia, fortalecer a iniciativa privada, aliviando encargos do Estado e, por fim, abdicar dos conchavos espúrios para gerir o governo. Em pouco tempo, uma a uma, as pernas desse tamborete foram sendo quebradas, a ponto de ser impossível reconhecê-las no momento em que vivemos.

O sonho sonhado pela sociedade não é mais palpável. Encontra-se invisível aos nossos olhos. Estamos tateando no escuro da frustração (o farol apagou), ao vermos as ansiedades cidadãs ficarem alijadas no meio da travessia. Não há tempo a desperdiçar. Uma outra ronda eleitoral, como uma borrasca, se aproxima rapidamente. Concentremo-nos na análise da perna do banquinho etiquetada como corrupção. A meu juízo, a mais deletéria.

Segundo o Dicionário Houaiss: a corrupção é o ato ou efeito de subornar uma ou mais pessoas em causa própria ou alheia, com o oferecimento de benefício. É lastimável que o combate à corrupção tenha sido alijado em troca de interesses não bem identificados. Era a pedra angular do sentimento que se formou no entorno da população. Corrupção se combate com decisão inflexível, com mudanças de costumes, com exemplos vindos do topo da pirâmide social e atitudes dos detentores do poder legal. Corrupção não se combate com fingimento, com mentiras, inação ou leniência.

Ela a observa no transporte público lotado e em péssimo estado, na carência de creches que assegurem às mães um local digno para seus filhos, na falta de remédio no Sistema Único de Saúde (SUS) por desvio de verba (aquele pixuleco) na licitação, na suposta tentativa de compras de vacinas com um plus para os negociadores, nos casos do petrolão, mensalão e rachadinha.

Miguel de Cervantes indicou um nobre caminho aos gestores: “...a senda da virtude é muito estreita, e o caminho do vício largo e espaçoso [...] porque o do vício, dilatado e espaçoso, acaba na morte, e o da virtude, apertado e íngreme, acaba em vida, e não em vida que tenha termo, mas na vida eterna”.
Seria magnífico que nossos políticos cobiçassem apenas a vida eterna. Infelizmente, não é o que nos acostumamos a ver. Para pôr-se em linha de batalha organizada contra tudo isso, é preciso encontrar um projeto honesto que vocalize uma proposta simplificada de comunicação e toque o coração da população.

Os já aboletados nas pontas da gangorra eleitoral se ajudam. Trabalham para desconstruir quem demonstre coragem para interferir na brincadeira egoísta do eu e tu. Na proposta do comunicar com simplicidade, uma das mensagens que costuma funcionar é identificar prontamente quem é o corrupto, quem é o decente. Quem vai correr se gritar pega ladrão, quem vai ficar, por nada dever.

Paz e bem!

General de Divisão R1

NÃO PODEMOS SAIR DA FILA, ENTÃO VAMOS VIVER...