sexta-feira, 5 de junho de 2020

BRIGADA DE MONTANHA DO EXÉRCITO BRASILEIRO ALIA ATIVIDADES OPERACIONAIS À PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

No Dia Internacional do Meio Ambiente, 5 de junho, a 4ª Brigada de Infantaria Leve, Brigada de Infantaria de Montanha do Exército Brasileiro, enfatiza um trecho da Oração do Combatente de Montanha: “A nós que vencemos nas pedras. A nós que conhecemos o sabor dos ventos”. Dessa forma, é demonstrado o respeito ao meio ambiente e a preocupação com sua preservação e proteção. É no bioma da Mata Atlântica onde se realizam exercícios no terreno, cursos, estágios e instruções militares. É nele, também, onde estão localizados alguns dos principais picos e serras do país, como o Pico da Bandeira, com 2.891,32 metros de altitude, na Serra do Caparaó; o Pico das Agulhas Negras, com 2.790,94 metros, na Serra da Mantiqueira; o Dedo de Deus, com 1.692 metros, na Serra dos Órgãos; o Pico Maior de Friburgo, com 2.366 metros de altitude, na Serra do Mar, além de vários outros que abrigam grande variedade de flora e fauna.
O Dia Internacional do Meio Ambiente passou a ser comemorado a partir de 1972, após realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, na Suécia, sendo instituído pela Organização das Nações Unidas e teve como principal objetivo despertar a atenção mundial para os problemas ambientais e para a conservação dos recursos naturais.
Nesse contexto, a Brigada de Montanha possui o Campo de Instrução de Juiz de Fora, que também é o Centro de Educação Ambiental e Cultural, localizado em uma enorme área protegida de Mata Atlântica. No local, são realizados plantios de árvores nativas, instruções, palestras e congressos técnicos de prevenção e conscientização ambiental. 
Fonte: 4ª Bda Inf L Mth

terça-feira, 2 de junho de 2020

JUIZ DE FORA PODE AVANÇAR PARA A ONDA BRANCA A PARTIR DE SEXTA.

Juiz de Fora aderiu ao programa do Governo estadual, o “Minas Consciente”, em maio. É o estado que define qual serviço entra em cada categoria. A Prefeitura, que está na “onda verde”, optou em seguir rigorosamente as atividades expressas no programa, e, por isso, não é permitido o funcionamento das atividades de outras “ondas”, cabendo a reclassificação ao Governo de Minas.
A cada 21 dias é avaliada a situação epidemiológica não só do Município, como da macrorregião, que compõe 94 cidades. E é a partir desses dados que há o avanço de “onda”, manutenção ou regressão. Nesta sexta-feira, 5, serão 21 dias da adesão à “onda verde”, podendo vir a migrar para a “branca”. Essa análise e posterior mudança é definida pelo estado.
Veja o que pode voltar a funcionar caso Juiz de Fora avance:
Antiguidades e objetos de arte
Armas e fogos de artíficio
Artigos esportivos e jogos
eletrônicos
Formação de condutores
Produtos Agrícolas,
Plantas e Floriculturas
Móveis, tecidos e afins

MUDANÇAS NO ALTO COMANDO DA PMMG

Foto Hoje em Dia

Comandante-Geral
Cel PM Rodrigo Sousa Rodrigues

Foto Estado de Minas

Chefe do Estado-Maior
Cel PM Eduardo Felisberto Alves

Divulgação

Chefe do Gabinete Militar do Governador
Cel PM Osvaldo de Souza Marques

COLUNA PAINEL

O coronel Rodrigo de Souza Rodrigues foi confirmado no cargo de comandante-geral da Polícia Militar na vaga deixada pelo coronel Giovane da Silva, que assumiu a presidência da Funasa, no Governo Federal. O novo comandante liderava a Defesa Civil em Minas Gerais. Para a chefia do Estado Maior, o governador Romeu Zema nomeou o coronel Eduardo Felisberto Alves, enquanto para o Gabinete Militar foi indicado o coronel Osvaldo de Souza Marques, é natural de Juiz de Fora, tendo servido como piloto do Pégasus, helicóptero de operações da PM.

segunda-feira, 1 de junho de 2020

Morre compositor Evaldo Gouveia, autor de 'Sentimental Demais'.

Divulgação
Lançada em 1965 na voz do cantor mineiro Altemar Dutra (1940 – 1983), com grande sucesso, a música Sentimental demais sintetizou no título a natureza do cancioneiro popular do compositor cearense Evaldo Gouveia de Oliveira (8 de agosto de 1928 – 29 de maio de 2020).
Em parceria com o compositor capixaba Jair Amorim (1915 – 1993), a quem foi apresentado em 1958, Evaldo Gouveia construiu obra já eternizada na memória afetiva do povo brasileiro. Também cantor e violonista, Evaldo sobressaiu sobretudo como compositor de canções populares pautadas por romantismo despudorado. Ao morrer em Fortaleza (CE) na sexta-feira, 29 de maio, aos 91 anos, vítima de infecção pelo covid-19, Evaldo Gouveia deixa para a posteridade essas canções sentimentais demais.

Quase sempre compostas na cadência do bolero ou do samba-canção, ritmos por vezes amalgamados, essas músicas sempre soaram sentimentais como a alma do povo que sempre as cantou em casa, nas ruas, nos bares, nos shows, enfim, em qualquer lugar em que, ao vivo ou na gravação de um disco, um intérprete se derrame ao dar voz a uma música de Evaldo Gouveia e Jair Amorim.
Nos anos 1960, um desses intérpretes foi Anísio Silva (1920 – 1989), cantor baiano que lançou o bolero Alguém me disse em 1960. Primeiro grande sucesso do compositor, Alguém me disse veio ao mundo um ano após Conversa (1959), primeiro título da parceria de Jair e Evaldo. Conversa ganhou as vozes das cantoras Alaíde Costa, Hebe Camargo (1929 – 2012) e Luciene Franco em gravações quase simultâneas.

Contudo, o laço mais forte da dupla de compositores foi mesmo com Altemar Dutra, em vínculo iniciado em 1963 com a gravação do bolero Tudo de mim pelo então emergente cantor com voz de trovador. Os registros sequenciais do bolero Que queres tu de mim e do samba-canção Somos iguais reforçaram em 1964 esse laço, definitivamente consolidado em 1965 com a gravação da canção Sentimental demais, à qual se seguiu, no ano seguinte, outro grande sucesso, Brigas (1966).
Sem se afastar totalmente dessa linha sentimental, Evaldo Gouveia também caiu no samba mais animado – sempre em parceria com Jair Amorim – ao compor O conde (1969), grande sucesso na voz esfuziante do cantor Jair Rodrigues (1939 – 2014).

Na letra de O conde, há menção à escola de samba Portela, para a qual Jair e Evaldo fizeram (com a adesão do compositor Euzébio Nascimento, o Velha) O mundo melhor de Pixinguinha (Pizindin), samba-enredo com o qual a agremiação desfilou no Carnaval de 1974, após compositores tradicionais do gênero terem protestado nos bastidores contra a entrada de dois estranhos no ninho folião. Alheio à controvérsia, o povo carioca cantou a plenos pulmões o fluente samba-enredo de Jair Amorim, Evaldo Gouveia e Velha.
Nascido na interiorana cidade cearense de Iguatu (CE), Evaldo Gouveia morreu em Fortaleza (CE), onde residia nos últimos anos, mas fez sucesso ao transitar entre as cidades de Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) a partir dos anos 1940, em plena era do rádio.

Se o cantor (integrante do Trio Nagô de 1950 a 1962) nunca ficou muito tempo sob os holofotes, o compositor reinou nas paradas – em vozes alheias – entre 1960 e 1975, ano em que a cantora Angela Maria (1929 – 2018) voltou a fazer sucesso massivo com Tango pra Tereza, última composição da dupla a obter ampla repercussão nacional.
A partir da década de 1980, o cancioneiro de Evaldo Gouveia perdeu impulso no mercado, embora sempre reaparecesse regularmente através de regravações dos sucessos do compositor por cantoras como Ana Carolina (Alguém me disse, em 1999), Fafá de Belém (Que queres tu de mim, em 1989) e Gal Costa (Alguém me disse, em 1990), entre outras vozes.

Além de Jair Amorim, Evaldo Gouveia compôs com parceiros do quilate do compositor carioca Paulo César Pinheiro – com quem assinou músicas como Poster, samba-canção gravado em 2017 pelo cantor Léo Russo – e do poeta conterrâneo Fausto Nilo, com quem fez Esquinas do Brasil (2001) e Nada mudou (2017).
Contudo, é mesmo pela obra composta com o parceiro mais famoso, Jair Amorim, que Evaldo Gouveia será lembrado como hábil arquiteto da canção popular. Um artista assumidamente sentimental demais, como o povo que, imune aos pré-conceitos dos críticos e das elites culturais do Brasil, desde o início referendou Evaldo Gouveia como compositor de grande sucesso.




domingo, 31 de maio de 2020

JUIZ DE FORA, 170 ANOS - MENSAGENS DOS AMIGOS

Tribuna de Minas

Parabéns Princesa de Minas,parabéns Primeiro Sorriso de Minas, parabéns Manchester Mineira, enfim parabéns Juiz de fora. 170 anos de amor e vida intensa. Cidade Acolhedora e pulsante.

Divulgação. Comunicação Social
 4ª Bda Inf L Mth

Certamente, Juiz de Fora será parte importante das minhas melhores recordações.
Parabéns para uma cidade cheia de energia, hoje meu lar. Eu deixo aqui minha homenagem a este lugar que carrega tanta história, tradição e encantos. Quero juntar a minha voz às muitas que a parabenizam neste dia!   Quem faz a cidade são as pessoas, gostaria de deixar aqui, também, uma homenagem ao povo juizforano.
JF, feliz aniversário!
Montanha!

Gen Alcio Costa

Comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, Brigada 31 de Março.


Alexandre Ank
Atleta Para-olímpico

José Anísio "Pitico" da Silva
Assistente Social PJF

A IMBEL/FJF parabeniza Juiz de Fora pelos seus 170 anos de existência. 
Continuamos juntos construindo o futuro dessa cidade de povo gentil e acolhedor.

Cel R/1 Clevis Pedro Cruz Melo

Diretor Imbel Juiz de Fora




Amor à primeira vista, a segunda vista e a todas as vistas. Quando cheguei em 2011 a cidade não me recebeu e sim me acalentou. Senti que era minha casa e meu lar. Não sou filho natural dessa terra, mas com diz a voz popular mãe é quem cuida . Sou filho mais que adotivo de nossa querida Juiz de Fora,pois ela é minha mãe, meu pai e minha irmã. É minha família.
Juiz de Fora! a queremos por mais infinitos anos.

Cel R/1 Augusto Perez

Ex-comandante do 4º Grupo de Artilharia Leve de Montanha, Grupo Marques de Barbacena e assessor militar no Congresso Nacional.


Divulgação/internet

Princesa de Minas, Manchester Mineira, 1°sorriso de Minas... seja como quiserem - hospitaleira, fraterna, cidadã! Do calçadão da Rua Halfeld ao Morro do Imperador: és soberana, pioneira, majestosa! 170 anos: PARABÉNS JUIZ DE FORA!!!

José Sóter de Figueirôa Neto

Secretário de Segurança de JF


Ten Cel Alexandre Roberto

Comandante do 4º Grupo de Artilharia de Campanha Leve de Montanha, Grupo Marquês de Barbacena.

Wilson Rezato - Empresário


Padre Pierre Maurício

Não saio de Juiz de fora nem para ir para o Céu, porque como eu disse no samba, Juiz de Fora é um pequeno céu, um paraíso, parabéns juiz de fora.

Armando Fernandes Aguiar, nosso querido Mamão

Juiz de Fora. 170 anos. Cidade acolhedora e altaneira. Uma estrutura de metrópole com jeito de cidade pequena, cujo maior patrimônio é sua gente. Cidade protagonista de grandes feitos no Brasil. Sua estória se confunde com a das Organizações Militares que aqui aportaram ainda nos séculos XIX e XX. Parabéns Princesa de Minas. 

Cel PM Veterano Nocelli.

Ex-comandante da 4ª RPM

Juiz de Fora Eu Te Amo! ❤️ 
Shakespeare disse certa vez que a gratidão é o único tesouro dos humildes, é o que sinto por ti... enorme gratidão. Obrigado, Juiz de Fora! Feliz Aniversário! 👏👏👏

Wilson Ferrareze

Engenheiro, PJF.

Juiz de Fora parabéns ! Tão jovem aos pés  dos seus 170 anos condicionando sua singularidade.
Tão cosmopolita, tão pioneira e acolhedora para quem chega e tão sensivelmente marcante para quem parte.
Um orgulho para Minas Gerais , um encanto ao primeiro encontro.

Parabéns, a Princesa de Minas, uma realeza inconteste,um orgulho para todos que a conhecem.

Antonio Aguiar

Médico e vereador