terça-feira, 20 de junho de 2023

ENCONTRO DOS VETERANOS DA 2ª BATERIA DE OBUSES/1984 DO 4º GAC

 


Na última sexta-feira, 16 de junho, o 4º Grupo de Campanha Leve de Montanha, Grupo Marquês de Barbacena, sediou o 1º Encontro dos Veteranos da 2ª Bateria de Obuses do ano de 1984.


Os participantes foram recepcionados pelo Ten Cel Carlos Coutinho, comandante do Grupo de Montanha, com um café da manhã servido no Salão de Honra do Grupo.


Logo após todos se dirigiram para solenidade militar que foi presidida pelo Ten Cel Guedes, chefe da Comunicação Social da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, Brigada 31 de Março, que representava o Gen Nagy comandante da Brigada de Montanha.


A tropa formada, veteranos e familiares entoaram a canção do 4º GAC e Exército e puderam ouvir, pela primeira vez, a oração do Combatente de Montanha.


O Ten Cel Carlos Coutinho fez a saudação inicial aos veteranos e familiares e logo após o Ten Cel Guedes leu uma mensagem do Gen Nagy, comandante da Brigada de Montanha.


Os veteranos, comandados pelo então 1º Ten Jeffer Bedran, antigo comandante da 2ª Bateria de Obuses/84, desfilaram, emocionados, em continência ao Ten Cel Guedes. Depois retornaram ao palanque oficial, a convite do Ten Cel Carlos Coutinho, para assistirem ao desfile da tropa.



Logo após a solenidade militar, foi feita a foto oficial do encontro e visita às instalações do Grupo de Montanha, em especial ao prédio da  2ª Bateria de Obuses que hoje sedia a Bateria de Comando.



Como encerramento todos participaram de um churrasco de confraternização promovido com recursos próprios dos veteranos e realizado pelo Buffet Henrique Palhares.


Foi, para todos, um dia memorável em suas vidas.

Informativo O Veterano, do Exército Brasileiro

 



https://mailchi.mp/ccomsex/informativo063-439307


Um Brasil sobressaltado com o futuro - Por Otávio Santana do Rêgo Barros

 


domingo, 18 de junho de 2023

Exército adotará novos coturnos a partir de 2027

 O Exército vai aposentar os atuais coturnos, confeccionados em lona e couro. Os tradicionais ‘boots’ serão substituídos por calçados mais modernos, de couro hidrofugado (nobuck).


Os modelos serão nas cores marrom, para as tropas paraquedistas e de forças especiais; verde para os militares que servem na Amazônia; e coyote para os demais.

Portaria publicada nesta sexta-feira determina que o uso dos novos modelos será obrigatório a partir de janeiro de 2027.

https://www.montedo.com.br/2023/06/16/exercito-adotara-novos-coturnos-a-partir-de-2027/