quarta-feira, 25 de novembro de 2020

17ª BDA INF SL - VISITA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE INSPEÇÃO AO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE RONDÔNIA


No dia 17 de novembro, o Comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl), General de Brigada Luciano Batista de Lima, acompanhado do Coronel R1 José Rinaldo dos Santos Oliveira, do Comando Militar da Amazônia (CMA), e de oficiais do estado-maior da Brigada, em cumprimento ao calendário de trabalho da Inspetoria-Geral das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares (IGPM), conduziu uma Visita de Orientação Técnica (VOT) ao Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO).

Ao desembarcar no Comando-Geral dos Bombeiros, o Comandante da Brigada Príncipe da Beira recebeu a continência da Guarda do Quartel. Ato contínuo, recebeu a apresentação do Coronel BM Gilvander Gregório de Lima, Comandante-Geral. 


Na sequência, o Coronel BM Gregório reuniu no Salão de Honra o seu estado-maior, juntamente, com o Major BM S. Castro, Coordenador Adjunto da Defesa Civil Estadual, e do Delegado da Polícia Civil Hélio Gomes Ferreira, Secretario-Adjunto da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC), a fim de proceder à apresentação do seu corpo administrativo e formalizar as boas-vindas ao Comandante da 17ª Bda Inf Sl.


Na sequência, deslocaram-se para o auditório, onde o comandante-geral do CBMRO, por meio de uma palestra, explanou e abordou os seguintes temas: estrutura organizacional; quadro de efetivo militar; distribuição das organizações operacionais e suas especificidades no estado de Rondônia; disponibilidade e limitações de equipamentos, armamento, viaturas, embarcações e material de comunicações.

O General Lima, ao fazer uso da palavra, agradeceu a recepção e, simultaneamente, fez as suas observações, tendo todas as suas perguntas e questionamentos prontamente respondidos, tanto pelo Comandante-Geral, quanto pelo seu estado-maior.


No período da tarde, o General Lima, após ter sido ambientado no período da manhã acerca da infraestrutura operacional e administrativa do CBMRO, deslocou-se ao 1º Grupamento de Bombeiros Militar (1º GBM), a fim de conhecer in loco a rotina de uma unidade operacional, bem como, os meios e equipamentos que a compõem. Chegando ao local, o Coronel BM Gregório fez uma rápida explanação sobre a rotina de uma unidade operacional; fez um apanhado das diversas operações realizadas desde o início do ano; apresentou a estrutura física e operacional dos outros 4 quatro GBM e como estão dispostos de forma estratégica no estado de Rondônia.

Após a apresentação, o Comandante da Brigada percorreu as instalações do 1º GBM, oportunidade em que lhe foi apresentado os militares, os meios e equipamentos componentes de uma organização de pronto-emprego incumbida de prover as diversas atividades técnico-operacionais, que garante um pronto-atendimento aos anseios da população rondoniense.

Ao final, o General Lima parabenizou o Coronel BM Gregório pela apresentação das atividades do CBMRO. Na sequência, findando a visita, o Comandante-Geral do CBMRO outorgou a Medalha Mérito Imperador Dom Pedro II – Grau IV – Grande Oficial, como prova de reconhecimento pelos serviços prestados à Corporação ao General Lima.


A visita faz parte das ações do Comando de Operações Terrestres (COTER) no que tange a coordenação e controle das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares no âmbito do Exército Brasileiro, como Órgão Central. 

Fonte: 17ª Bda Inf Sl

Nenhum comentário:

Postar um comentário