sexta-feira, 13 de março de 2020

17ª BDA INF SL PROMOVE 1º CAFÉ DA MANHÃ COM A IMPRENSA EM 2020

No dia 13 de março de 2020, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl) promoveu na Área de Lazer de Oficiais (ALOF) o “1º Café da Manhã com a Imprensa 2020”.
O Evento reuniu diretores, editores, chefes de jornalismo e repórteres de diversos veículos de comunicação de Porto Velho, RO e de Humaitá, AM, e teve como propósito estreitar os laços com a imprensa local e divulgar as ações do Exército Brasileiro.
A programação contou com uma apresentação do Comandante da 17ª Bda Inf Sl, Gen Lima, que abordou as principais missões executadas pela Brigada, além de abordar as peculiaridades de sua área de responsabilidade e sua interação com o público civil através de Ações Cívicos Sociais (ACISO). Como ponto alto do evento, todos os presentes puderam saborear o café da manhã servido e tratar de interesses comuns em um ambiente agradável e salutar.
A Amazônia nos pertence! Selva!
Fonte: Comunicação Social / 17ª Bda Inf Sl

17ª BRIGADA DE INF SELVA - Corrida da Paz reúne militares no espaço alternativo em Porto Velho


quinta-feira, 12 de março de 2020

CEL AUGUSTO PEREZ NO CONGRESSO NACIONAL

O boa praça coronel Augusto Perez, recém transferido para a reserva remunerada,  teve apenas um período de descanso e já assumiu uma função no Congresso Nacional. Será assessor parlamentar do Exército e vai cuidar do orçamento.

Cel Perez comandou o 4º Grupo de Artilharia de Campanha, em Juiz de Fora, no período de 2011/2012.

PARABÉNS FIGUEIRÔA, UMA JUSTA HOMENAGEM


TODO O ACRE NA TORCIDA POR LÓREN MEDEIROS NO THE VOICE KIDS


Governos do Acre e Rondônia debatem segurança e proteção das fronteiras com o Exército

Encontro debateu medidas estratégicas e planejou futuras parcerias no enfrentamento à criminalidade nos dois estados e na região sul do Amazonas Foto: Marcos Vicentti/Secom

Por Wesley Moraes

Mais uma vez, o governador Gladson Cameli demonstrou sua preocupação com a Segurança Pública do Acre. Nesta segunda-feira, 9, o gestor teve um importante encontro com o governador de Rondônia, Marcos Rocha, e com o comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, general Luciano Batista de Lima, em Porto Velho (RO), para debater medidas estratégicas e planejar futuras parcerias no enfrentamento à criminalidade nos dois estados e na região sul do Amazonas.

Um dos principais assuntos tratados durante a reunião diz respeito à proteção da faixa fronteiriça. Juntos, Acre e Rondônia possuem 3.680 quilômetros de fronteira com Bolívia e Peru, maiores produtores globais de cocaína. O combate ao narcotráfico internacional é uma das diretrizes do programa Acre pela Vida. Gladson afirmou que o seu governo não aceita mais que o estado seja porta de entrada e nem rota para o tráfico de entorpecentes e armas.
Cameli lembrou que a União, segundo a Constituição Federal, é responsável por garantir proteção as fronteiras. Disse ainda que tem feito um grande esforço junto às forças estaduais de Segurança Pública na repressão aos crimes transfronteiriços e aproveitou a oportunidade para solicitar mais apoio do Exército e demais órgãos federais para intensificar as ações.
“Sabemos da fragilidade das nossas fronteiras e o quanto isso contribui para o cometimento de crimes, como o tráfico de drogas e armas. O Estado tem feito a sua parte, mas sozinhos não conseguimos dar conta. Por isso, é muito importante que o governo federal tenha um olhar diferenciado para a Amazônia. O momento pede a união de todos e eu tenho certeza que seremos atendidos e vamos conseguir alcançar nossos objetivos”, declarou Gladson Cameli.
O chefe do Executivo acreano pontuou que tem alertado os demais governadores do país sobre a questão da Segurança Pública e enfatizou que a situação deve ser tratada com prioridade pelo Estado Brasileiro.
“Não podemos mais postergar esse assunto e, por onde tenho ido, converso com os governadores sobre o tema. Temos que nos unir e pressionar o governo federal para dar mais atenção, principalmente, aos estados amazônicos”, defendeu.
Diante da demanda apresentada, o general Lima explicou que a área de atuação da 17 ª Brigada abrange 88 município acreanos, rondonienses e amazonenses. O comandante colocou à disposição os Pelotões de Fronteira do Acre para serem utilizados como bases de apoio para instituições federais e estaduais na realização de operações. “Sou defensor da integração das ações do Exército com a Segurança Pública e nos colocamos à disposição para ajudar”, frisou.
O governador Marcos Rocha elogiou a postura do Exército ao defender mais integração entre os estados e a União. Para o gestor rondoniense, a proteção da região amazônica e sua população deve ser tratada como questão de soberania nacional.
“Queremos mostrar que quem controla o nosso país somos nós, brasileiros. As ações que vamos fazer em conjunto com o Exército é para proteger a nossa Amazônia e fazer com que a nossa população tenha o devido respeito. Estou muito agradecido por esta reunião e ao governador Gladson Cameli por vir aqui em Rondônia debater estes assuntos que são de grande interesse para nós. Estamos juntos pela defesa dos nossos estados e da Amazônia”, argumentou.

Operação Verde Brasil e investimentos para os dois estados

General Lima aproveitou o encontro com os dois governadores para apresentar o balanço das atividades da 17ª Brigada de Infantaria de Selva no ano passado. O comandante destacou as ações da operação Verde Brasil, criada durante o estabelecimento da Lei da Garantia e da Ordem Ambiental.
Por meio de ações repressivas, o Exército contribuiu consideravelmente para a redução das queimadas nos estados do Acre e Rondônia. “Nosso trabalho representou 75% dos resultados obtidos pela operação Verde Brasil na região amazônica. Conseguimos que o desmatamento registrado em outubro de 2019 fosse o menor dos últimos 20 anos”, ressaltou.
Avaliando a possibilidade de uma nova operação em 2020, o comandante da 17ª Brigada conclamou os governadores dos dois estados para atuar preventivamente para que a situação seja evitada nos próximos meses. O desafio foi aceito prontamente por Gladson Cameli.
“Já estamos trabalhando no Acre para que não possamos repetir aquilo que registramos em 2019 e não dar margem para que setores tirem proveito político da situação. Sou defensor do meio ambiente e o nosso governo vai cumprir e cobrar contra aqueles que desobedecerem a legislação”, garantiu.
Anúncios importantes também foram feitos nas áreas de infraestrutura e social. Um deles diz respeito à reconstrução do aeródromo de Marechal Thaumaturgo. A obra receberá investimento na ordem de R$ 40 milhões e será executado pelo Exército. A pista será construída em concreto armado, assegurando mais durabilidade e segurança para a população.
Os colégios cívico-militares dos dois estados receberão novos livros gratuitamente por parte da instituição militar. Em 2021, Rio Branco e Porto Velho contarão com a Escola de Instrução Militar.
Outra importante garantia dada foi a continuação e fortalecimento dos projetos sociais desenvolvidos pelo Exército nos dois estados, entre eles, o Conservatório Musical do Juruá. Referência nacional pela qualidade e engajamento de centenas de adolescentes, a iniciativa conta com o apoio do governo do Estado.
Os governadores Gladson Cameli e Marcos Rocha foram homenageados com a medalha da 17ª Brigada, honraria concedida para autoridades e personalidades que contribuem para o desenvolvimento e fortalecimento da instituição.
Acompanharam a reunião a primeira-dama do Acre, Ana Paula Cameli; a primeira-dama de Rondônia, Luana Rocha; o secretário de Segurança Pública do Acre, Paulo Cezar Rocha dos Santos; e o secretário de Segurança Pública de Rondônia, José Hélio Pachá.

GOVERNADORES DO ACRE E RONDÔNIA SE REÚNEM COM O GEN LIMA

O governador Gladson Cameli (Progressistas) foi até a cidade de Porto Velho, capital de Rondônia, nesta segunda-feira, 9 , para tratar sobre segurança pública. O objetivo do encontro, segundo Cameli, é fortalecer as ações de combate à violência em ambos os estados (Acre e Rondônia). A sede do encontro foi a 17ª Brigada de Infantaria e Selva.
A ideia dos dois governadores é unir as Forças Armadas como parceira nas ações dos setores de segurança nos estados. Cameli foi recebido pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha (PSL) e membros do governo vizinho e Exército Brasileiro.
Nos últimos meses, o assunto ‘segurança pública’ tem sido debatido com frequência no governo acreano. No dia 29 de fevereiro, membros do Sistema de Segurança Pública do Acre se reuniram para avaliar as ações e operações policiais desencadeadas neste primeiro bimestre do ano.
O secretário de Justiça e Segurança Pública do Acre, coronel Paulo Cézar, alinhou novos planos de estratégias para o combate ao crime no estado e regiões de fronteira.
A contenção da violência, conforme discursos das autoridades locais, fazem parte do cronograma da Segurança Pública, que deve buscar apoio de estados e instituições parceiras.

segunda-feira, 9 de março de 2020

4º GAC L Mth - MATRÍCULA DOS NOVOS ALUNOS DO NPOR E CFGS

No último 21 de fevereiro o 4º Grupo de Artilharia Leve de Montanha, que tem em seu comando o Ten Cel Art Roberto,  matriculou os novos alunos do NPOR e  CFGS.

As fotos ilustram o momento.







Fonte: 4º GAC L Mth

CMJF - ENTREGA DA BOINA GARANÇA AOS NOVOS ALUNOS

No dia 21 de fevereiro, o Colégio Militar de Juiz de Fora (CMJF) realizou a formatura para a entrega da boina garança e apresentação do estandarte histórico da organização militar (OM) aos alunos recém-chegados. A boina garança, símbolo que distingue aqueles que pertencem ao Sistema Colégio Militar do Brasil e que é usada com orgulho por todos os discentes, foi entregue aos novos alunos numa bela manhã ensolarada. 

O estandarte histórico da OM, conduzido por uma aluna, foi apresentado aos novos integrantes do corpo discente, momento em que eles puderam conhecer sua composição e o seu significado.

A solenidade foi presidida pelo Coronel Hervel Queiroz de Souza, Comandante e Diretor de Ensino do CMJF, e contou com a presença de autoridades militares da Marinha do Brasil, de comandantes de organizações militares da Guarnição de Juiz de Fora, além de expressivo número de familiares e amigos dos novos alunos e ocorreu em meio a uma atmosfera de orgulho, emoção e alegria de todos os presentes.
Fonte: CMJF

ARMAS EM FUNERAL - Gen Ex R1 Valdésio Guilherme de Figueiredo


O Comando do Exército informa, com pesar, o falecimento do Gen Ex R1 Valdésio Guilherme de Figueiredo na tarde deste domingo, 8 de março, em Belo Horizonte.

O velório será realizado amanhã, 9 de março, no Funeral House (Av Afonso Pena, 2158, Funcionários) das 9h às 16h. A cerimônia de cremação está marcada para às 17h30 no Parque Renascer.

Como membro do Alto Comando do Exército, o Gen Guilherme ocupou os cargos de Comandante Militar da Amazônia e de Chefe do Departamento-Geral do Pessoal. Encerrou a carreira como Ministro do Superior Tribunal Militar.

General de Divisão RICHARD FERNANDEZ NUNES
Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército