sábado, 27 de junho de 2020

Decreto com restrições para restaurantes, lanchonetes e padarias é publicado pela Prefeitura de Juiz de Fora

A Prefeitura de Juiz de Fora publicou neste sábado (27) as novas restrições para restaurantes, lanchonetes e padarias. Veja abaixo quais são elas. Na última quinta-feira (27), o Executivo anunciou as mudanças após reunião com o Comitê de Enfrentamento à Covid-19.
As novas medidas foram divulgadas no Decreto 13.991, que altera o documento de n° 13.975, que dispõe sobre as medidas de prevenção do novo coronavírus. Apesar de entrar em vigor neste sábado, as normas devem ser cumpridas a partir de segunda-feira (29), conforme afirmou a assessoria de comunicação do Executivo ao G1.
Em publicação na tarde deste sábado, a Prefeitura informou que uma errata será divulgada no Atos do Governo retificando a data correta de quando as novas propostas passam a valer.

Novas restrições

Restaurantes
De acordo com o documento, os restaurantes devem funcionar de segunda a sexta-feira, das 11h às 15h, desde que respeitem as regras de distanciamento de 2m entre as mesas. Além disso, os locais não podem oferecer o serviço de self-service, bebidas alcoólicas e entretenimento.
Nos sábados, domingos e feriados, estes estabelecimentos só poderão atuar no esquema de delivery ou retirada do alimento pronto no local. O consumo dentro do restaurante nestes dias não está autorizado.
Já os bares chegaram a reabrir após a adesão de Juiz de Fora ao programa estadual "Minas Consciente", publicada no dia 16 de maio. Entretanto, o Comitê proibiu o funcionamento do ramo no dia 13 de junho.
Padarias e lanchonetes
O decreto também impede o consumo de bebidas alcoólicas dentro de padarias e lanchonetes. A venda destes produtos continua liberada, mas a utilização não pode ser feita no local.
Segundo o decreto, os clientes podem lanchar nos espaços. Contudo, os estabelecimentos não podem permitir a utilização de cadeiras, mesas, serviços de self-service e entretenimento.

sexta-feira, 26 de junho de 2020

Brigada de Infantaria de Selva: entrevista com o General Luciano Batista de Lima



O General Luciano Batista de Lima é um apaixonado pela Amazônia;

Floresta ainda é uma grande desconhecida;
O Exército Brasileiro é muito respeitado na região;
Região precisa ser vivida e estudada;
A Operação VERDE BRASIL está focada no combate às queimadas.

NOTICIAS SOBRE O DESMORONAMENTO NA ESTRADA DE ACESSO A AD/1

Resposta sobre os questionamentos à Assessoria de Imprensa do CML.
Pauta tribuna – Desmoronamento de Rocha em Niterói.

O processo inicial de retirada de sedimentos, no trecho atingido da Estrada General Eurico Gaspar Dutra, foi autorizado pela Defesa Civil Municipal, após avaliação no local, tendo sido realizado por equipe especializada, com emprego de pessoal e equipamentos de engenharia. Foi executado por meio do fracionamento das peças maiores de rocha, seguido da respectiva remoção.

Já foram retirados todos os sedimentos possíveis, restando apenas uma pequena parcela (cerca de 10% do total), que será retirada por empresa especializada, a ser contratada.

Com relação à possibilidade de novos deslizamentos, está sendo aguardado um laudo técnico dos órgãos competentes, civis e militares, que já estiveram realizando uma avaliação no local. 

Todas as precauções de segurança para os trabalhos na área de desmoronamento foram tomadas a fim de garantir a integridade física do pessoal envolvido.

O acesso à Fortaleza de Santa Cruz vem sendo realizado por meio de embarcações, em uma rota alternativa, tanto por militares que servem naquele aquartelamento, como por civis que lá trabalham, bem como por  moradores daquela área.

Até o presente momento, o trabalho vem sendo realizado em conjunto, militares do Exército Brasileiro e integrantes das Secretarias Municipais, de Defesa Civil e do Meio Ambiente.

Comando da Ad/1

terça-feira, 23 de junho de 2020

PEDRA ROLA E INTERDITA PARCIALMENTE ENTRADA DO COMANDO DA AD/1 EM NITERÓI

Comando do forte militar localizado no bairro de Jurujuba ainda não tem informações sobre as causas nem prazo de retirada

Por Irma Lasmar
- Atualizado às 22h32 de 22/06/2020




Niterói - Uma pedra deslizou no final da tarde desta segunda-feira no acesso à Fortaleza de Santa Cruz, em Jurujuba. O estreito caminho, que contorna uma costa rochosa a cerca de 30 metros do nível do mar e pelo qual só é possível atravessar dentro de veículos de pequeno e médio porte, ficou totalmente bloqueado com a queda de parte da rocha. 

O Comando Militar do Leste (CML) ainda não tem informações sobre a causa do acidente geográfico e nem o prazo para a retirada da pedra. Militares, visitantes e funcionários saíram do local a pé, calçando coturnos, somente uma hora e meia depois do deslizamento, quando técnicos daquela bateria asseguraram um mínimo de segurança para a travessia de pedestres.


Sítio histórico de beleza única, a monumental Fortaleza de Santa Cruz da Barra - datada de 1555 - foi a principal estrutura defensiva da Baía de Guanabara durante o período do Brasil Colônia e do Império. Maior fortificação de Niterói, com uma área de mais de sete mil metros quadrados, o lugar tem muralhas construídas com pedras cortadas e assentadas à mão e um acervo de 45 canhões dos séculos XVIII e XIX.
Lá se encontra a segunda mais antiga igreja da cidade, erguida em 1612 sob o nome de Oratório de Nossa Senhora da Guia e depois rebatizada de Capela de Santa Bárbara devido à imagem de 1,73 metro de altura da padroeira, transferida de Portugal e esculpida no século XVIII sobre uma rocha com pedras semipreciosas. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1939, a edificação impressiona por sua grandiosidade e beleza.
                                                                                              



Fotos: Comando da AD/1

segunda-feira, 22 de junho de 2020

Quartel General - Comando da AD/3. Conheça


COMANDO GERAL DA PMMG - COMUNICADO


4ª BRIGADA DE MONTANHA - AÇÃO SOLIDÁRIA DA MONTANHA

A 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha entrega os donativos arrecadados na Campanha do Agasalho do Comando Conjunto Leste. Dos quase 6000 itens doados pelas famílias  dos montanhistas militares, 2.349 agasalhos, 179 cobertores e 92 pares de sapatos, foram arrecadados na Guarnição de Juiz de Fora e entregues nesta quarta-feira, para a Obra Apostolado Santa Edwiges, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, localizada no Bairro Bairu.  

A Associação Obra de Apostolado de Santa Edwiges é uma entidade sem fins lucrativos da Arquidiocese de Juiz de Fora que atua na promoção de crianças e adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio de atividades socioeducativas. Atualmente assistem 52 crianças e adolescentes de 07 a 14 anos, além de  mais de 80 famílias com amparo assistencial.

Lutaremos sem temor! 

Nosso grito de guerra é Montanha!


Comunicação Social 4ª Bda Inf L Mth

VÍDEO CONFERÊNCIA COM O COMANDO CONJUNTO DA AMAZÔNIA NA OPERAÇÃO VERDE BRASIL 2

Porto Velho (RO) – No dia 18 de junho de 2020, o Comandante da Força-Tarefa Conjunta Integrada Príncipe da Beira (FTCI Príncipe da Beira) - 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl), Gen Bda Luciano Batista de Lima, juntamente com os comandantes das demais FTCI integrantes do Comando Conjunto da Amazônia (C Cj Amz), participaram de uma reunião por videoconferência com seu Comandante, Gen Ex Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, Comandante Militar da Amazônia.
A videoconferência no âmbito da 17ª Bda Inf Sl, contou, também, com a presença do Comandante da ALA 6, da Força Aérea Brasileira, do Comandante da Capitania Fluvial de Porto Velho, além de chefes e responsáveis pelas diversas agências de fiscalização ambiental, e órgãos se segurança envolvidos na Operação Verde Brasil 2.
A atividade teve como objetivo apresentar sinteticamente a intenção do Gen Theophilo, acerca do ambiente da Op Verde Brasil 2, por ocasião da ativação do Comando Conjunto Amazônia, concomitantemente, com a prorrogação da Operação Verde Brasil 2, conforme Decreto Presidencial.
O Cmt da FTCI Príncipe da Beira, apresentou as ações realizadas na sua área de responsabilidade com os resultados do 1º mês da Operação, e demonstrou, ainda, as ações realizadas no apoio à Secretaria de Estado de Saúde de Rondônia (SESAU) no combate ao novo coronavírus, como por exemplo,o Projeto "Mapeia Rondônia".
O C Cj Amz conduzirá as operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), em coordenação, com os órgãos de segurança pública (OSP) e as agências de fiscalização ambiental, na sua área de responsabilidade, com o objetivo de atuar nas áreas de fronteira, nas águas interiores, nas terras indígenas, nas unidades federais de conservação ambiental e em outras áreas federais dos estados da Amazônia Legal que requerem ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais, focadas na redução do desmatamento e no combate a focos de incêndio.
Fonte: 17ª Bda Inf Mtz

ARTILHARIA DIVISIONÁRIA DA 3ª DIVISÃO DE EXÉRCITO, REALIZA INSPEÇÃO DE VIATURAS

Cruz Alta (RS) – No dia 19 de Junho de 2020, o Comando da Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército (AD/3) realizou uma inspeção nas viaturas de sua Bateria de Comando, com o objetivo de verificar o estado de conservação e manutenção das mesmas.
Crédito: CB GONÇALVES
Fonte: AD/3

domingo, 21 de junho de 2020

FALECEU LUIZ GERALDO SORANÇO, UM EXEMPLO DE VIDA

Empresário teve um acidente vascular cerebral (Foto: Olavo Prazeres/Arquivo TM)

O empresário Luiz Geraldo Soranço, 67 anos, faleceu, nesta sexta-feira (19), às 16h30, no Hospital Albert Sabin, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. Soranço fora presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – Regional Zona da Mata (Fiemg Regional Zona da Mata) entre 1994 e 2002. De 1994 a 2001, por sua vez, presidiu o Centro Industrial de Juiz de Fora. Atualmente, ocupava a primeira vice-presidência da Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região, entidade da qual foi um dos fundadores e conduziu entre 2002 e 2011. O velório e o sepultamento serão restritos a poucos familiares.
Em comunicado enviado aos demais presidentes da entidade, a Fiemg Regional Zona da Mata lamentou o falecimento de Soranço. “O falecimento ocorreu agora, às 16h30. É uma grande perda para o setor industrial e para toda a nossa região. Que Deus conforte os familiares e amigos neste momento difícil.” Soranço era casado com Arlete Viana Soranço e deixa três filhos e quatro netos. Além de ter presidido a Fiemg Regional Zona da Mata e o Centro Industrial de Juiz de Fora, o empresário esteve à frente do Sindicato das Indústrias do Mobiliário e Artefatos de Madeira de Juiz de Fora.
Em nota divulgada no início da noite de sexta, a direção da Fiemg também se solidarizou à família. “Para o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, e o atual presidente da Fiemg Regional Zona da Mata, Heveraldo Lima de Castro, trata-se de uma grande perda para o setor industrial, não só de Juiz de Fora, mas também de todo o estado de Minas Gerais. A diretoria da Fiemg se solidariza com a dor dos familiares, amigos e de todos os que conviveram com Luiz Geraldo Soranço nas esferas profissional e pessoal, rendendo homenagens ao trabalho por ele realizado ao longo de toda a sua vida e carreira.”
Também em comunicado oficial enviado à imprensa, a Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região lembrou a última homenagem pública de um dos “mais admirados e respeitados nomes de Juiz de Fora”. “Soranço dirigiu inúmeras entidades de classe em Juiz de Fora, sempre imprimindo sua marca de simpatia e conciliação, atuando em prol do desenvolvimento de Juiz de Fora e região. (…) Em 25 de abril de 2019, Soranço recebeu a Medalha do Mérito Legislativo da Câmara Municipal, a maior honraria da Casa, em homenagem aos 166 anos da Câmara. (…) A medalha homenageia pessoas físicas ou jurídicas que, por relevantes serviços prestados em suas áreas de atuação, tenham merecido especial reconhecimento do Poder Legislativo.” Em 2008, Soranço pleiteou, como vice-prefeito em chapa encabeçada pelo ex-prefeito Tarcísio Delgado, o Executivo municipal, mas sem sucesso.
Nota do editor:
Conheci o Soranço como poucos, foi meu amigo em todos os momentos, nos bons e ruins, sempre um ombro amigo que nos amparava e elevava nosso astral.
Reunião da AJOREx na sede campestre do Círculo Militar
Homem de família, empresário de sucesso, líder empresarial como poucos na cidade.
Inauguração do escritório da Sul América Seguros em JF, na qual eu foi o gerente

Quando fundamos a Ajorex - Associação Juizforana de Oficiais da Reserva do Exército, em 2007, nos deu todo o apoio e a associou a Agência de Desenvolvimento na qual era seu presidente.
Fórum da ADJFR
Me levou para o Rotary Clube Distrito Industrial em 1983 onde fiz muitas amizades.
Um líder nato. Conduziu o Centro Industrial de Juiz de Fora por muitos anos. Foi o idealizador e o primeiro presidente da Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora.
Antonieta Vieira e Soranço
Soranço frequentava nossa casa e as confraternizações da AJOREx, em todas sempre com apoio da ADJFR.
10º BIL
Devoto fervoroso de Santa Rita construiu para ela uma capela em sua fazenda e em todos os dias 22 de maio fazia uma missa e uma grande festa para ela, onde recebia os moradores vizinho e os amigos em geral.
Licenciamento no 10º BIL, sob o comando do Ten Cel Maurmann, hoje Gen R/1

Em todas as oportunidades participou com a direção da AJOREx das solenidades das Organizações Militares de JF, em especial o 10º BIL e o 4º GAC L onde patrocinou a reforma da capela de Santa Barbara, padroeira da Artilharia.
Antonio Duarte, hoje procurador geral da Justiça Militar, em Brasilia


Uma de nossas confraternizações foi realizada em sua fazenda que se preparava para receber no local o restaurante Baluarte, que funciona até hoje.


Criamos na AJOREx um informativo que de imediato recebeu o apoio da ADJFR
Solenidade AMAC/PJF
Recebeu o medalhão Marques de Barbacena, maior honraria do 4º GAC L, por relevantes serviços prestados.
"O Ten Cel Perez afirmou que, para ele, o dia era de dupla emoção, primeiro pela entrega do medalhão e, ainda mais, pela feliz coincidência de ser o dia do aniversário de um grande amigo do 4º GAC, o empresário Luiz Geraldo Soranço. O Ten Cel Perez fez questão de destacar que Soranço é um amigo de longas datas do 4º GAC e que em 1997 fez, de livre e espontânea vontade, a reforma da Capela de Santa Bárbara, padroeira da arma de Artilharia."


Vá em paz meu amigo e irmão Soranço, missão cumprida. Meus sentimentos a sua esposa Arlete, filhos, amigos e familiares.