quinta-feira, 24 de maio de 2018

24 DE MAIO - DIA DA INFANTARIA



Dia da Infantaria é comemorado no dia 24 de maio.

Infantaria é a mais antiga arma do Exército e é formada por soldados que podem combater em todos os tipos de terreno e sob quaisquer condições meteorológicas, além de poderem utilizar vários meios de transporte para irem para o campo de batalha.

Origem do Dia da Infantaria Brasileira


O Dia da Infantaria é comemorado no dia 24 de maio, pois é na data do aniversário do seu patrono, Antônio de Sampaio.

Sampaio passou por diversos cargos no Exército, foi de alferes a brigadeiro, e por ter dedicado toda sua vida a Infantaria Foi declarado em 1940 o Patrono da Arma de Infantaria do Exército Brasileiro.




Aos amigos da arma de Infantaria nossos parabéns. 
Montanha!

segunda-feira, 21 de maio de 2018

I CORRIDA DE OBSTÁCULOS - MARECHAL MALLET - 08 DE JULHO




DIA: 08/07/2018
HORA: 08:00

LOCAL: ASSOCIAÇÃO DOS SUBTENENTES E SARGENTOS DO EXÉRCITO DE JUIZ DE FORA

CATEGORIAS

AMADOR
MILITAR*
ELITE
*OBRIGATÓRIA APRESENTAÇÃO DA CARTEIRA MILITAR PARA RETIRADA DO KIT.

PREMIAÇÃO:

CATEGORIA ELITE E MILITAR 

5 PRIMEIROS MASCULINO E FEMININO GERAL
3 PRIMEIROS 
ADULTO - 16 À 40 MASCULINO E FEMININO
MASTER ACIMA DE 41 ANOS MASCULINO E FEMININO

MEDALHA DE PARTICIPAÇÃO PARA TODOS OS ATLETAS

DISTÂNCIA:

5KM COM 20 OBSTÁCULOS.

ESTRUTURA GERAL DA PROVA:

ESPAÇO PARA EQUIPES E ASSESSORIAS;
BANHEIROS QUÍMICOS;
DUCHA CAMINHÃO PIPA;
TENDA DE VESTIÁRIO;
GUARDA VOLUMES;
ESPAÇO KIDS;
RAPEL;


ACAMPAMENTO CENTRALIZADO DA 4ª BRIGADA DE INFANTARIA LEVE

Crédito: 2º Ten Hebert e STen Guarany

Ao término do Período Básico de Instrução, a 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha) - 4ª Bda Inf L (Mth), realizou o Acampamento Centralizado da Instrução Individual Básica (IIB) de 2018 na Guarnição de Juiz de Fora, desenvolvendo nos recrutas, importantes valores como superação, determinação e espírito de corpo, além de colocar em prática, conhecimentos adquiridos nas instruções.
O campo centralizado teve como objetivos a otimização de pessoal e meios empregados na IIB. Nessa oportunidade, foram desenvolvidos os atributos da área afetiva, padrões e procedimentos adotados na vida militar, além de se avaliar o nível de instrução atingido pelos soldados na atual fase de instrução militar.
Participaram do acampamento centralizado 475 recrutas das diversas Organizações Militares Subordinadas e Vinculadas: 10º Batalhão de Infantaria Leve, 4º Grupo de Artilharia de Campanha Leve, 17º Batalhão Logístico Leve, 4º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado Leve, Companhia de Comando/4ª Bda Inf L, 35º Pelotão de Policia do Exército, Hospital Geral de Juiz de Fora, 4º Depósito de Suprimento, 4ª Inspetoria de Contabilidade e Finanças do Exército e Campo de Instrução de Juiz de Fora. Os recrutas receberam instruções de progressão noturna e diurna, transposição de curso d`água, orientação, construção de fortificações, obtenção de caça e pesca e 1º socorros e camuflagem.
http://www.eb.mil.br

1° EXERCÍCIO DE LONGA DURAÇÃO DO NPOR DO 4º GAC L

No período de 14 a 18 de maio, os alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) do 4° Grupo de Artilharia de Campanha Leve (4° GAC L), realizaram o 1° Exercício de Longa Duração (ELD), desenvolvido no Campo de Instrução de Juiz de Fora (CIJF).
Os alunos do NPOR puderam desenvolver vários atributos da área afetiva, dos quais se destacam coragem, rusticidade, resistência e perseverança. Esse foi o momento em que puderam colocaram em prática as instruções do período básico.
O exercício contou com uma de marcha de 12 km, instruções de progressão noturna, fortificação em campanha, orientação diurna, orientação por processos expeditos, progressão diurna, higiene, profilaxia e primeiros-socorros, orientação noturna, transposição de curso d’água e sobrevivência. 
http://www.eb.mil.br

RECREIO/MG - Praça de Conceição da Boa Vista recebe nova denominação


A Praça central do distrito de Conceição da Boa Vista recebeu uma denominação: Praça Prefeito José Amaury Teixeira de Barros.
De acordo com a lei 1657/2018, sancionada pelo prefeito José Maria Barros no dia 19 de abril, a rua ao lado, aonde está o Centro Educacional Municipal Tereza de Lourdes Pimenta, manteve o nome que era da Praça, ou seja, Dom Prudêncio.
A Praça Prefeito José Amaury Teixeira de Barros é o principal ponto de encontro dos moradores do distrito localizado a aproximadamente 5 km da área urbana de Recreio.
http://recreio.mg.gov.br/ultimas-noticias/398-praca-de-conceicao-da-boa-vista-recebe-nova-denominacao.html

ANIVERSÁRIO DE AMIGOS - GEN CARLOS ANDRÉ ALCÂNTARA LEITE




domingo, 20 de maio de 2018

DIA DA INFANTARIA EM JUIZ DE FORA - CONVITE


ANIVERSÁRIO DE AMIGOS - CEL PM ELVINO PAIVA OLIVEIRA



ANIVERSÁRIO DE AMIGOS - MAJ LUIZ EUGÊNIO SERRA



10º BIL - PRIMEIRO ENCONTRO DE ETERNOS INTEGRANTES 2018

Foi realizado ontem, 19 de maio, o I Encontro de Eternos Integrantes do 10º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha, que tem como seu comandante o Ten Cel Guilherme Motinha.

Passamos no batalhão horas muito agradáveis onde pudemos rever antigos e eternos companheiros e fazer novas amizades em um clima de total alegria e descontração.

Como de hábito fomos recepcionados na chegada pelo Cap R/1 Hélcio com sua já tradicional batida de limão e com suas palavras "hoje ninguém fica gripado, amanhã já não sei...

O TC Motinha, acompanhado de sua família, nos recebeu logo em seguida com seu fraternal abraço sempre ressaltando que o batalhão é a casa de todos nós e que ficássemos a vontade.


Foi realizada a tradicional foto com o grito de MONTANHA! que ecoou vibrante e forte como sempre sob o comando do TC Motinha, com a permissão pelo Gen Cupertino.

Logo em seguida retornamos para o local do evento onde entoamos as canções da Infantaria e do 10º BIL.

O expedicionário José Maria Nicodemos, no alto dos seus 93 anos, foi destacado entre os presentes e muito aplaudido por todos tendo ao fundo a canção do Expedicionários. Momento de muita emoção.

O TC Motinha fez o uso da palavra onde agradeceu a presença de todos ressaltando estar muito feliz no primeiro encontro sob o seu comando.

Passou, aos presentes, informações gerais e deu destaque em dois pontos.


O primeiro foi convite para a solenidade do dia da Infantaria que será realizada no próximo dia 24 de maio e o segundo ponto foi a criação de uma página no Facebook onde todos poderão acessar informações, em tempo real, do batalhão.

https://www.facebook.com/decimo.batalhao.39?hc_ref=ARQ97m3rbp6ogIVnZCRvYoeLziZqjKDkHnc0LWXa_PIvRUNBLKuPtmTfTzmBSrUOKDs

Logo em seguida o Gen Cupertino fez uso da palavra agradecendo, em nome de todos os presentes, a acolhida no âmbito do batalhão, ressaltando a alegria de sempre poder voltar e ser tão bem recebido por todos o integrantes.


O TC Motinha fez questão de agradecer ao integrantes de sua Comunicação Social e Rancho pelo excelente trabalho realizado em prol de mais um evento. Nossos aplausos pela iniciativa.

O almoço foi servido com uma excelente feijoada.

Logo após foi realizado o tradicional bingo com a pedras sendo cantadas pelo Ten R/1 Ferreira.




Fotos: Paulo Cavalaria