quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

CEL CID, EX-DIRETOR DO HGeJF, É PROMOVIDO A GEN DE BRIGADA

Parabenizamos nosso amigo Cel Med Antonio Carlos Cid pela merecida promoção ao posto de General de Brigada, na data de hoje.

Cel Cid foi diretor do Hospital Geral do Exército em Juiz de Fora/MG

Desejamos sucesso no primeiro posto do generalato.

Fraterno abraço a você, Cássia e família.

Montanha!

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Alberto Bejani recebe nova condenação


Foto: Fernando Priamo
O ex-prefeito de Juiz de Fora, Carlos Alberto Bejani, foi condenado pela 1ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias Municipais da Comarca de Juiz de Fora por improbidade administrativa. No mesmo processo, foram condenados dois ex-secretários de Saúde da segunda administração de Bejani: José Eduardo Araújo, também ex-prefeito da cidade, e Maria Aparecida Soares, a Nininha, além de outros integrantes da Prefeitura à época. A decisão em primeira instância determina a perda dos direitos políticos dos citados, o que resulta em uma inelegibilidade de oito anos e pagamento de multa no valor de R$ 50 mil. A sentença, do dia 18 de janeiro, é assinada pela juíza de direito Roberta Araújo de Carvalho, que julgou parcialmente procedente ação civil pública apresentada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) que questionou a contratação direta, com dispensa de licitação, da empresa Radiotec, para a prestação de serviços especializados em radiologia em unidades de saúde de Juiz de Fora entre 2006 e 2007.
Além da inelegibilidade e da multa, os dois ex-prefeitos e demais envolvidos também foram proibidos de estabelecer contratos com o Poder Público ou receber incentivos fiscais ou creditício, de forma direta ou indireta. Contratada sem licitação à época, para a prestação de serviços radiológicos, a empresa Radiotec também foi sentenciada a multa de R$ 200 mil e impossibilidade de firmar contrato com o poder público, enquanto sua responsável fiscal também perdeu seus direitos políticos por um período de oito anos. Em todos os casos ainda cabem recursos.
O caso citado na ação civil pública ocorreu quando Bejani exercia seu segundo mandato à frente da PJF, enquanto José Eduardo, além de vice-prefeito, acumulou, em determinado período, a função de secretário municipal de Saúde, pasta responsável pela contratação considerada ilegal. Ele assumiria a Prefeitura em 2008 com a renúncia de Bejani em meio às investigações da Operação Pasárgada, que apurava esquema de liberação irregular de verbas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Apelação
A reportagem entrou em contato com a defesa do ex-prefeito Carlos Alberto Bejani, que discordou da decisão da 1ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias Municipais da Comarca de Juiz de Fora. Assim, o advogado Leonorico Rocha afirmou que irá recorrer da sentença e já prepara uma apelação, reforçando o entendimento de que há excludente de ilicitude pelo fato de a contratação em questão ter ocorrido em caráter emergencial, para “a prestação de serviços radiológicos para o Hospital de Pronto Socorro (HPS). A defesa ressalta ainda que contratações similares – emergenciais e sem licitação – foram efetuadas por gestões que antecederam a Administração de Bejani. Por fim, afirmou que a própria decisão mostra que não houve superfaturamento e que os serviços contratados foram prestados. “Não houve dano ao erário, tanto que não foi determinado ressarcimento aos cofres públicos, mas arbitrada uma multa.”
A Tribuna também tentou contato com os advogados arrolados na defesa de José Eduardo Araújo, de Nininha e da Radiotec, mas não obteve sucesso até a edição deste texto. A decisão assinada pela juíza Roberta Araújo de Carvalho traz as alegações apresentadas pelas representações dos réus. A defesa de José Eduardo argumentou a inexistência de dolo, culpa ou intenção de causar dano ao erário para pedir a extinção da ação. De acordo com a sentença, os advogados do ex-prefeito afirmaram que “as prorrogações do tempo de vigência do contrato com a empresa ocorreram sem a licitação, diante da necessidade e urgência, a fim de evitar prejuízo ou comprometer a segurança e o atendimento às pessoas que necessitavam de exames radiológicos.” A defesa de Nininha alegou ausência de dolo ao erário, “uma vez que os serviços contratados foram prestados”. Já os advogados da Radiotec e de sua representante legal ressaltaram que “o verdadeiro responsável pela instauração dos procedimentos relacionados à licitação é o órgão público municipal, não tendo as requeridas qualquer responsabilidade com o fato, devendo apenas a empresa contratada prestar seus serviços de maneira zelosa e eficiente”.
https://tribunademinas.com.br/noticias/politica/20-02-2019/ex-prefeito-alberto-bejani-recebe-nova-condenacao.html?fbclid=IwAR0siFeOTYqg4ZS3kG6Qu4Xpf1G7bwtlH9tGzO4R3c4qR7M7k5ABLQj9lM4

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

GEN FLORIANO PEIXOTO SERÁ O NOVO SECRETÁRIO-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA



Foto: Divulgação

O general da reserva, Floriano Peixoto Vieira Neto, radicado em Muriaé há quase 50 anos, será nomeado Secretário-Geral da Presidência da república em substituição a Gustavo Fabiano exonerado na data de hoje, 18 de fevereiro. 
Nascido na pequena cidade de Tombos/MG, general Floriano Peixoto reside em Muriaé desde 1970. Pelo Exército Brasileiro, ele comandou várias ações de destaque que motivaram condecorações no país e no exterior, como a “Missão de Paz da Organização das Nações Unidas” (ONU), no Haiti, entre 2009 e 2010.
Em 2013, o general foi agraciado com o título de “Cidadania Honorária de Muriaé”, concedido pelo Poder Legislativo Municipal.
Na reserva do Exército desde 2014, Gen Floriano Peixoto atuou como pesquisador do Instituto Brasil do King's College, de Londres.

NOTA DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA:

O presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou o general da reserva do Exército Brasileiro, Floriano Peixoto, como o novo ministro da Secretaria-Geral. O general assume pasta que era comandada pelo ex-ministro, Gustavo Bebianno, exonerado pelo presidente.
O novo ministro iniciou a carreira militar em 1973 e concluiu a formação na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) em 1976, na arma de infantaria.
Paraquedista militar, assim como Bolsonaro, Floriano alcançou o posto de general de divisão (três estrelas), o penúltimo na hierarquia do Exército. Ele passou à reserva em março de 2014.

Floriano participou duas vezes da Missão de Paz das Nações Unidas no Haiti, uma como oficial de operações e outra como o comandante das forças militares no país. Ele liderava a missão quando ocorreu o terremoto no Haiti, em 2010.
Além do Haiti, o ministro teve como experiências internacionais na carreira militar:
Curso avançado de infantaria do Exército dos EUA;
Representante do Exército junto à Convenção de Genebra;
Delegado brasileiro junto à Conferência dos Exércitos Americanos;
Assessor militar brasileiro junto à Academia Militar de West Point, do Exército dos EUA.

Durante a carreira, Floriano comandou o 62º Batalhão de Infantaria, em Joinville (SC), a 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), em Caçapava (SP), chefiou a 5ª Subchefia do Estado-Maior do Exército e comandou a 2ª Divisão de Exército, em São Paulo.

Floriano também é formado em Administração de Empresas e tem MBA em Gerência Executiva.
Além da formação militar, com experiências na Suíça e nos Estados Unidos, Floriano é formado em Administração de Empresas e tem MBA em Gerência Executiva.
Com a escolha do militar, o chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, será o único civil com cargo de ministro no Palácio do Planalto. Os demais ministros que despacham do Palácio (Santos Cruz na Secretaria de Governo e Augusto Heleno no GSI) também são generais da reserva do Exército.

domingo, 17 de fevereiro de 2019

Quer falar com o presidente Jair Bolsonaro? - Siga as instruções


Agora você pode mandar uma mensagem para o chefe de estado e de governo do Brasil.

Acesse o endereço abaixo:

REI E RAINHA DO CARNAVAL DE JUIZ DE FORA 2019


Resultado do Concurso que elegeu nessa madrugada a Corte do carnaval 2019 de Juiz de Fora/MG em evento realizado pela LIESJUF.


Rei Momo: Caio Dias, Rainha Tássiane Agostinho (Real Grandeza), Primeira Princesa: Larissa Campos (Turunas do Riachuelo), Segunda Princesa: Deisy Alves (Mocidade Alegre).


Parabéns a no Corte.



Estivemos presentes

Fotos: Liesjuf