sábado, 16 de fevereiro de 2019

10º BATALHÃO DE INFANTARIA LEVE COMPLETA 270 ANOS - MESA DE DEBATES, PARTE 2



10º Batalhão de Infantaria Leve comemora 270 anos de criação

Foto: Olavo Prazeres

Na última sexta-feira, 15 de fevereiro, o 10º Batalhão de Infantaria Leve (10º BIL), sediado no Bairro Fábrica, Zona Norte de Juiz de Fora, comemorou seu 270º aniversário. A organização militar, que é a quinta mais antiga de todo o Exército Brasileiro, está em Juiz de Fora há 100 anos.

Figurando como um importante braço operacional das Forças Armadas, militares do batalhão já participaram de célebres missões, até mesmo na Segunda Guerra Mundial. A última delas foi a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro.


Foto: Paulo Cavalaria

A solenidade que marcou a data contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, além de antigos integrantes da unidade. A presença de dois ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra foi destacada na cerimônia. José Maria Nicodemus, de 96 anos, e Antônio de Pádua Inham, 93, estiveram na batalha de Monte Castelo, na Itália, em 1944.
Foto: Olavo Prazeres

270 anos de história
A criação do 10º BIL remonta à criação da Companhia de Dragões, em 17 de janeiro de 1749, em São Paulo. Desde então, as organizações militares que dariam origem ao batalhão estiveram presentes nos mais importantes momentos da história do Brasil. O 10º Batalhão enviou 680 militares para combater em terreno italiano durante a Segunda Guerra Mundial. “Depois de São Paulo, foi deslocado para a fronteira Oeste do Mato Grosso para fazer frente à pacificação dos índios Guaicurus e também lá participou da Guerra do Paraguai. A partir de então, foi sofrendo algumas mudanças de denominação, desde a Companhia de Dragões, passando pela Companhia de Leais Cuiabanos e virou o 19º Batalhão de Infantaria Ligeira. A partir da vida republicana do país, participou de todas as revoluções, com destaque para a campanha do Contestado e diversas outras. O Batalhão já esteve estacionado no Sul, passou por Jaguarão, Joinville, Santa Catarina, chegando a Juiz de Fora em 1919”, disse o comandante do 10º Batalhão, tenente-coronel Guilherme Motinha.
Foto: Paulo Cavalaria
O comandante destacou, ainda, as missões internacionais, como Angola e Haiti, e nacionais, entre elas as operações no Complexo da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, na confederação Rio + 20, Jogos Mundiais Militares, Jornada Mundial da Juventude, Copa das Confederações, Copa do Mundo, Pacificação no Complexo da Maré e Operação Capixaba, desencadeada durante a greve da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo. “Durante a greve dos caminhoneiros, em 2018, ajudamos a garantir o abastecimento de Juiz de Fora, fazendo a escolta de diversos caminhões de gás, combustíveis, perecíveis”, comentou.
Foto: Paulo Cavalaria

O comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha), que engloba organizações militares de Juiz de Fora, Santos Dumont, São João del-Rei, Petrópolis e a Companhia de Comunicações de Belo Horizonte, destacou a importância do 10º Batalhão na região. “O 10º Batalhão é uma das principais peças de manobra da Brigada. No contexto histórico, é um batalhão com muita tradição, são 100 anos apenas em Juiz de Fora. O 10º tem contribuído bastante para o sucesso da Brigada nas suas missões”, finalizou.

Museu remonta história com peças de combate e fotografias

Dentro das instalações do 10º Batalhão de Infantaria Leve (10º BIL) está o espaço Cultural Marechal Guilherme Xavier de Souza. O espaço de dois ambientes é aberto à visitação e exibe peças históricas das campanhas e missões que integrantes do 10º Batalhão participaram. “Como o batalhão participou de inúmeros momentos marcantes, ali você tem a oportunidade de ter uma aula de história. No primeiro andar, está o histórico do Batalhão, com peças trazidas dos lugares onde estivemos e usamos. Já na parte de baixo, é um ambiente dedicado, especialmente, à Segunda Guerra Mundial e à Guerra do Paraguai, com armamentos usados nestas campanhas. A área foi toda remodelada para preservar a história e fazer uma ambientação”, disse Guilherme Motinha. O Espaço Cultural é aberto ao público às terças e quintas-feiras, das 10h ao meio-dia e das 13h às 16h.
https://jfclipping.com.br/2019/02/15/com-pracinhas-10o-batalhao-comemora-270-anos-de-criacao/

10º BATALHÃO DE INFANTARIA LEVE COMPLETA 270 ANOS - MESA DE DEBATES, PARTE 1



PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA - COMUNICADO OFICIAL



O excelentíssimo senhor, presidente da República Federativa do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, decidiu exonerar o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gustavo Bebianno.

O presidente da República optou por demitir o ministro Bebianno após suspeitas de candidatos "laranjas" no período em que Bebianno presidiu o PSL, partido do presidente da República.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

ESTE É UM HERÓI NACIONAL - ASSISTA O VÍDEO E SE EMOCIONE


Um país cujos heróis são jogadores de futebol, pagodeiros ou participantes de reality show, jamais compreenderá as lágrimas de 
um militar patriota.

Daquele que ainda cultiva valores e a honra de um dia ter 
defendido seu país.


COMENTÁRIO

Não reverenciar estes ÚLTIMOS HERÓIS NACIONAIS é querer sepultar o passado heroico de nossos pracinhas.
Por isto, parabenizo a coluna do amigo Schmitz e ao Cmt Motinha, que em todas solenidades nos faz lembrar da coragem e do heroísmo de nossos  soldados na 2° Guerra Mundial.

A todos eles meu aplauso, meu respeito e meu eterno agradecimento por ter contribuído com o livramento de nossa Pátria do comunismo, marxismo, fascismo e outras doutrinas espúrias.

Paulo Rossi


Governo federal lança ferramenta que permite consulta de dados de viagens do governo.



Agora todo cidadão brasileiro tem acesso aos dados de todas as viagens do governo federal. 


As informações serão atualizadas diariamente com uma defasagem de 7 dias em relação à data de cada viagem.

Acesse pelo endereço abaixo:

http://paineldeviagens.economia.gov.br

Foto: Presidência da República


CEL AUGUSTO PEREZ ASSUME A SUBCHEFIA DO CCOMSEX


O chefe e amigo , Cel Perez, assumiu a subchefia do Centro de Comunicação Social do Exército, em Brasilia/DF.

Desejamos sucesso na nova missão.

Montanha !

GEN RÊGO BARROS TRANSMITE CHEFIA DO CCOMSEX AO GEN RICHARD


Na tarde de ontem, o Gen Div Otávio Santana do Rêgo Barros transmitiu o cargo de chefe do Centro de Comunicação Social do Exército ao Gen Div Richard Fernandez Nunez.


A cerimônia foi presidida pelo comandante do Exército, Gen Leal Pujol, e contou com a presença do ministro da Defesa, Gen Fernando, do chefe do GSI, Gen Heleno, do presidente do Correios, Gen Juarez, do antigo comandante do Exército, hoje no GSI, Gen Villas Bôas, Gen Silva e Luna, antigo ministro da Defesa, oficiais generais da ativa e da reserva, autoridades militares e civis, familiares e amigos do substituído e substituto.


Desejamos ao Gen Rêgo Barros e sua esposa Cristina sucesso na nova missão de porta-voz da Presidência da República.


Parabenizamos o Gen Richard pela assunção de chefia do CComSEx, desejando que ele e sua família tenham boa estada na capital federal e sucesso na nova missão.


Montanha!


Fotos: CComSEx

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

PRESIDENTE BOLSONARO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS


O presidente Jair Bolsonaro recebeu alta no início da tarde desta quarta-feira (13), após 17 dias internado no Hospital Albert Einstein, na região central de São Paulo.
A informação foi confirmada pelo porta-voz da presidência. Ele deixou o centro médico por volta das 12h20, e seguiu para o Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul. O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou para Brasília às 13h e pousou no aeroporto da capital federal às 14h20.

O boletim médico, divulgado pelo hospital logo após a saída do presidente, afirma que Bolsonaro "recebeu alta nesta manhã com o quadro pulmonar normalizado, sem dor, afebril, com função intestinal restabelecida e dieta leve por via oral".
Veja a íntegra do boletim médico:
O excelentíssimo Presidente da República, Jair Bolsonaro, permaneceu internado no Hospital Israelita Albert Einstein entre os dias 27 de janeiro e 13 de fevereiro.

A programação da cirurgia eletiva de reconstrução do trânsito intestinal iniciou no dia 27 de janeiro com a avaliação clínica pré-operatória, exames laboratoriais e de imagem, encontrando-se apto para o procedimento.
Na manhã seguinte, o paciente foi submetido a uma cirurgia bem sucedida de reconstrução do trânsito intestinal e extensa lise de aderências decorrentes das duas cirurgias anteriores. Foi realizada anastomose do íleo com o cólon transverso, que é a união do intestino delgado com o intestino grosso.
O procedimento teve duração de 7 horas, ocorreu sem intercorrências e sem necessidade de transfusão de sangue. O resultado final do anátomo-patológico evidenciou serosite crônica, sem outras anormalidades.
Devido ao episódio de náusea e vômito em 2 de fevereiro, o paciente passou a usar uma sonda nasogástrica. Apresentou na noite de 3 de fevereiro elevação da temperatura (37,3 °C) e alteração de alguns exames laboratoriais. Foi iniciada antibioticoterapia de amplo espectro empiricamente e realizados novos exames de imagem.
Identificou-se uma coleção líquida ao lado do intestino, na região da antiga colostomia. Foi submetido à punção guiada por ultrassonografia e um dreno foi colocado no local. O paciente se manteve sem dor, afebril e em jejum oral. A coleção drenada era sero-hemática e não houve crescimento bacteriano, não configurando infecção.
Nos dias seguintes, houve melhora do seu estado de saúde com redução da coleção líquida no abdome e aumento da movimentação intestinal. Isso possibilitou o início de ingestão de líquidos por via oral em associação à nutrição parenteral.
Em 6 de fevereiro, teve episódio isolado de febre sem outros sintomas associados, sendo submetido à tomografia de tórax e abdome que evidenciou boa evolução do quadro intestinal e imagem compatível com pneumonia. Essa pneumonia não era associada à ventilação mecânica e possivelmente decorreu de micro aspiração de conteúdo gástrico. Foi realizado um ajuste na antibioticoterapia e mantidos os demais tratamentos.
Nos dias posteriores, a evolução clínica foi considerada boa, sem disfunções orgânicas e com melhora dos exames laboratoriais. O dreno colocado no seu abdome foi retirado pela equipe de radiologia intervencionista em 8 de fevereiro, quatro dias após sua introdução. Devido à melhora do quadro intestinal e boa receptividade à dieta líquida, a sonda nasogástrica também foi retirada.
O quadro pulmonar progrediu de forma positiva, assim como os exames laboratoriais. Com a evolução da movimentação intestinal e aceitação da dieta líquida, foi iniciada uma dieta cremosa. A nutrição parenteral foi sendo reduzida gradativamente até sua suspensão em 11 de fevereiro, quando foi iniciada uma dieta leve e mantido o suplemento nutricional.
Durante o período de internação, realizou exercícios de fisioterapia respiratória e motora, com períodos de caminhada fora do quarto. Medidas de prevenção de trombose venosa também foram adotadas.
Recebeu alta nesta manhã com o quadro pulmonar normalizado, sem dor, afebril, com função intestinal restabelecida e dieta leve por via oral.
Dr. Antônio Luiz Macedo, cirurgião e médico titular
Dr. Leandro Echenique, cardiologista
Dr. Luis Fernando Aranha, infectologista
Dra. Carmen Silvia Valente Barbas, pneumologista
Dr. Celso Cukier, nutrólogo
Dr. Miguel Cendoroglo, Diretor Superintendente do Hospital Israelita Albert Einstein

ANIVERSÁRIO DE AMIGOS - 13 DE FEVEREIRO DE 2019

Socialite Ivete Gomes

Profº José Alberto Pinho Neves


PRESIDENTE BOLSONARO TEM ALTA E SEGUE PARA O ALVORADA, DIZ PORTA-VOZ


De acordo com o último boletim médico do hospital, Bolsonaro recebeu alta "com o quadro pulmonar normalizado, sem dor, afebril, com função intestinal restabelecida e dieta leve por via oral".