sábado, 31 de julho de 2021

Quem tutela a República? - Por Otávio Santana do Rêgo Barros

 


O cenário político brasileiro parece um perigoso descer de uma serra com trechos sinuosos, o freio do ônibus falhando, os passageiros amedrontados e o condutor incapaz de controlar o iminente desastre.

A boa notícia: há espaços para evitar o mal maior. É necessário buscarmos as áreas de escape institucionais, direcionar o veículo para uma delas, torcendo que a caixa de areia o contenha sem maiores danos.

A extremada polarização, fortalecida pela ascensão de líderes de perfil socialmente belicosos, permitiu a alguns desses condottieres abandonarem a saudável sensatez e decidirem descer a serra da governabilidade, acelerando com o “pé na tábua”. Resultado presumido: um desastre.

Acidentes de grandes proporções são causados por desacertos, dos pequenos e imperceptíveis, aos facilmente detectáveis. Envolvem os conceitos de imperícia, imprudência ou negligência.

Se o agente do poder se comporta como um condutor negligente, não possui as competências de um perito e os responsáveis pelo assessoramento são imprudentes nas ações preventivas ou corretivas chega-se na próxima curva da estrada com o veículo tombando sobre a confiança perdida e a esperança frustrada. Combustíveis conhecidos para soluções autoritárias.

Nessa aventura sui generis, ouve-se que operadores psicológicos, tentados por influências de toda ordem, estariam buscando a tutela da República, a fim de auferirem ganhos desalinhados com os padrões éticos que se esperaria em homens de bem.

Alguns analistas incluem o estamento militar como histórico tutelador dos destinos da Nação. Coerente com os ventos pretéritos que sopravam em nossa direção e alinhados com as demandas da sociedade fomos atores determinantes dos processos políticos.

Entretanto, seria inadequado um paralelismo entre o passado e o presente, para apontar que a Instituição Forças Armadas se movimenta atualmente como agente de tutela da Nação. Se há tutela, a Instituição não é a responsável pela atrofia do fragilizado poder.

Afirmou Samuel Huntington em O Soldado e o Estado: “a menos que seja criado um novo equilíbrio, a contínua ruptura das relações entre civis e militares não pode ajudar, mas prejudicar a dimensão do profissionalismo futuro.”

Desde então, o mundo mudou, e muito. Todavia, o pensamento do professor permanece atual ao valorizar como máxima do relacionamento o equilíbrio.

As informações fluem instantaneamente e as pessoas acessam prontamente as notícias que podem ajudá-las a conformar as suas opiniões.

A maioria reconhece as Forças Armadas com outro perfil. Profissionais, com foco insistente em cumprir o determinado na Constituição. Ainda assim, é inquestionável a necessidade de colocar-se na agenda pública a discussão séria sobre Segurança e Defesa.

Portanto, a manutenção da narrativa de responsabilizar as Forças Armadas pela dolosa viagem serra abaixo não contribui para a solução dos problemas do Brasil.

Se há imperícia, imprudência ou negligência, representadas por disfunções na condução da gestão do país, o natural e legal é enquadrar categoricamente o funcionário inábil. O voto é o maior antídoto.

Esse caminho já o trilhamos algumas vezes – a peregrinação exige temperança, com derrotas e vitórias – e sabemos como vencê-lo legal e democraticamente.

Não carece temer. Carece firmeza de propósito e coragem moral. O importante: que haja paz para edificarmos um país promissor para as gerações futuras. E sem confrontações acerbadas! De birrentos, estamos fartos.

Paz e bem!

Otávio Santana do Rêgo Barros. General de Divisão R1

sexta-feira, 30 de julho de 2021

4º GAC L MTH - Entrega de kits de alimentação para PROFESP

 


No dia 23 de julho, o 4° GAC L Mth, por meio do Programa Forças no Esporte (PROFESP), realizou a entrega de kits alimentação para as famílias beneficiadas do Programa em Juiz de Fora-MG. 

O PROFESP é desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o objetivo de ajudar jovens e crianças, melhorando a qualidade de vida e promovendo a inclusão social destes, por meio de contraturno escolar, atividades culturais, esportivas e de reforço escolar nas organizações militares. 


Foram tomadas todas as medidas de prevenção para se evitar a contaminação pelo Covid-19.

Fonte: Comunicação Social 4º GAC L Mth

Para frente e para o alto! 

ARTILHARIA, MONTANHA!

4 GAC L MTH - Visita do Diretor de Educação Técnica Militar

  


No dia 21 de julho, o Diretor de Educação Técnica Militar, General de Brigada Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, realizou sua primeira visita ao Curso de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) do 4° Grupo de Artilharia de Campanha Leve de Montanha (4º GAC L Mth).


A atividade iniciou com uma palestra proferida pelo Gen Cantanhede aos instrutores, monitores e alunos do CFGS, e, na sequência, percorreu as instalações do curso e visitou o Espaço Cultural do Grupo de Montanha.


Fonte: Comunicação Social 4º GAC L Mth

quinta-feira, 29 de julho de 2021

Comandante da 4ª Brigada de Montanha ministra aula inaugural do CEPE/ADESG 2021

 


No dia 27 de julho, o Gen FELIPE, Comandante da 4ª Brigada de Montanha, ministrou a aula inaugural do Curso de Estudo de Política e Estratégia, da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra 2021 (CEPE/ADESG), com o tema "Exército Brasileiro, fator de integração nacional/Inovações Tecnológicas."


Esse é o 30º Curso realizado pela ADESG/Delegacia de Juiz de Fora, tendo cerca de 20 alunos matriculados, todos profissionais de nível superior de diversas áreas. Por motivo de prevenção à pandemia do COVID-19, a palestra foi gravada, no auditório do Comando da Brigada, e será disponibilizada em ambiente virtual somente para os alunos do referido curso. 


                    "NOSSO GRITO DE GUERRA É MONTANHA!"


Fonte e fotos: Comunicação Social da 4ª Brigada de Montanha

4ª Brigada de Montanha realiza doações de agasalhos

 


Como parte das atividades da semana de seu 113º Aniversário, a 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha realizou a Campanha do Agasalho, em que foram recebidas 896 peças, dentre cobertores e peças de roupas ofertadas pelos militares da guarnição de Juiz de Fora e pelos cidadãos juizforanos.


No dia 27 de julho, o material arrecadado foi entregue às instituições Resgatando Vidas e Projeto Ser Luz como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.


A campanha consistiu de uma ação voluntária que reafirma o espírito de solidariedade e cooperação dos integrantes da Brigada de Montanha nesse momento de rigoroso inverno por que passa a nossa cidade.


"AJUDAR ESTÁ EM NOSSAS MÃOS!”


Fonte e fotos: Comunicação Social 4ª Bda Inf L Mth

terça-feira, 27 de julho de 2021

AD/5 - PASSAGEM DE COMANDO

 


No  dia 22 de julho, foi realizada a solenidade de transmissão do cargo de Comandante da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército (AD/5), do General de Brigada Luciano Batista de Lima para o Coronel Cezar Carriel Benetti.

 

A cerimônia foi presidida pelo General de Divisão Carlos José Russo Assumpção Penteado, Comandante da 5ª Divisão de Exército (5ª DE), e contou com a presença de Generais da 5ª DE, da 5ª Região Militar (5ª RM) e Antigo Comandante da AD/5, além de Comandantes de Organizações Militares e veteranos.
 

O Comandante da 5ª DE realizou a leitura da referência elogiosa consignada ao General Lima,  ressaltando seu trabalho na coordenação da Gestão do Preparo dos Grupos de Artilharia de Campanha, bem como na condução de estudo destinado à modernização do material de emprego militar da Arma de Artilharia.
 

O principal momento da solenidade foi caracterizado quando os Comandantes Sucedido e Sucessor assumiram posições de  destaque e realizaram o ato solene da passagem de comando, marcado pelas  palavras de entrega e assunção do Comando da Artilharia  Divisionária Marechal Setembrino de Carvalho.

Após a formatura, foi realizada uma breve cerimônia, na qual o Comandante Sucedido foi agraciado com lembranças institucionais da 5ª DE, da 5ª RM e da AD/5. 

Na sequência, o General Lima realizou a entrega dos produtos comemorativos dos 75 anos da AD/5 ao General Abreu Moraes, Antigo Comandante, e aos oficiais que exerceram o cargo de Comandante Interino da AD/5. 

Encerrando as atividades, o General Abreu Moraes conduziu o brinde do copo d'água, relembrando momentos históricos e as tradições da Arma de Mallet.

O Coronel Benetti assume o Comando Interino da AD/5, cujo cargo será transmitido ao General de Brigada André Luiz Ísola. O General Lima assumirá a Diretoria de Civis, Inativos, Pensionistas e Assistência Social do Exército, em Brasília-DF.

Fonte; Comunicação Social AD/5

segunda-feira, 26 de julho de 2021

4ª Brigada de Montanha - Abertura do Seminário de Operações em Montanha

 


No dia 19 de julho, teve início o Seminário de Operações em Montanha, conduzido pela 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha. Após as boas-vindas a todos os participantes, a abertura foi realizada no auditório do Comando da Brigada pelo Gen Bda R1 EDUARDO PAIVA MAURMANN, Mth UNO 02. 


Em seguida, o Gen FELIPE, Cmt Bda Mth, realizou a primeira palestra, com a apresentação do Projeto Brigada de Montanha 2030. Na sequência, o Cel DOS ANJOS, do Centro de Doutrina do Exército, apresentou o processo de confecção do Manual de Campanha. Encerrando os trabalhos da manhã, o TC COSTA MATTOS, Cmt 32º BIL Mth, realizou a Ambientação Operacional, onde puderam ser ressaltadas as particularidades do ambiente de montanha e suas influências sobre as operações militares.


No período da tarde, o Cel SÉRGIO MATOS, Cmt 11º BIMth ministrou a palestra sobre o tema "Sensores de Inteligência, Reconhecimento, Vigilância e Aquisição de Alvos (IRVA) orgânicos da Bda Mth", que orientou os debates dos grupos de trabalho no restante da jornada.


"NOSSO GRITO DE GUERRA É MONTANHA!"

APRONTO OPERACIONAL DA 4ª BRIGADA DE MONTANHA

 


No dia 21 de julho, o Gen Ex JOSÉ EDUARDO Pereira, Comandante Militar do Leste assistiu a uma demonstração do Apronto Operacional da Força-Tarefa Montanha 32. 


A FT Mth é a síntese das capacidades da Brigada de Montanha, integrando todas as funções de combate em uma Força-Tarefa valor Batalhão. 


É organizada de acordo com os princípios do FAMES em um grupamento de forças de constituição variável e flexível, constituído em função dos fatores da decisão para cada situação. 


Após a apresentação, o Cmt Mil L, percorreu as frações e verificou de perto o preparo e aprestamento individual e coletivo da tropa acompanhado do Gen Div SMICELATO, Cmt 4ª RM; Gen Div VASCONCELLOS, Cmt 1ª DE; Gen TRATZ, Chefe do Centro de Doutrina do Exército; Gen CANTANHEDE, Diretor de Educação Técnica Militar; e Gen FELIPE, Comandante da Brigada de Montanha.


A Força-Tarefa Montanha se mantém preparada de forma permanente, atendendo a um rodízio de prontidão da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, de forma a assegurar a capacidade de pronta resposta. É particularmente equipada e adestrada para operar no ambiente operacional de montanha, mas pelas suas capacidades pode cumprir qualquer missão de combate como tropa de infantaria leve.


"NOSSO GRITO DE GUERRA É MONTANHA!"