sexta-feira, 14 de abril de 2023

Governo de Minas entrega Medalha Tiradentes

 Por Paulo Cesar Magella


O comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, general de brigada Júlio César Belaguarda Nagy de Oliveira, e o contra-almirante Fuzileiro Naval, Elson Luiz de Oliveira Góis -este natural de Juiz de Fora – são dois dos homenageados com a Medalha da Inconfidência, a ser entregue pelo Governo de Minas, no dia 21 de abril, durante solenidade em Ouro Preto. 

Desta vez, em vez da praça principal, o evento, presidido pelo governador Romeu Zema, será realizado, às 9h, no Salão de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto. A relação completa dos homenageados só deverá ser conhecida na semana que vem.

Fonte: https://tribunademinas.com.br/colunas/painel/14-04-2023/governo-de-minas-entrega-medalha-tiradentes-no-dia-21-juiz-forano-esta-entre-os-homenageados.html

Minuto CML/TV VERDE OLIVA-LESTE - Período de 01 a 07 de abril de 2023

 


Vídeo Institucional do Bicentenário do Batalhão do Imperador

 


BANDA DE MÚSICA DA BRIGADA DE MONTANHA - APRESENTAÇÃO

 


BRIGADA DE MONTANHA - DIA DO EXÉRCITO

 


CASA BETHÂNIA - VAMOS AJUDAR

 


BRIGADA DE MONTANHA - 14 DE ABRIL - TOMADA DE MONTESE

 


“No dia 14 de abril de 1945, na região de Montese, teve início a série dos mais árduos combates travados pelos brasileiros na Itália. As operações, durando quatro dias sucessivos – de 14 a 17 –, transcorreram sob violentos e ininterruptos bombardeios.” (Trecho extraído do livro Memórias do Marechal Mascarenhas de Moraes).

A vitória da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária (1ª DIE) contribuiu decisivamente para o rompimento das linhas inimigas ao norte da Itália, o que foi possível em virtude da bravura e do elevado poder combativo dos Pracinhas, demonstrados na conquista de Montese.

A 1ª DIE recebeu a missão de conquistar Montese e cobrir o flanco esquerdo da 10ª Divisão de Montanha do Exército Norte-americano. A região era um dos pontos fortes da defesa inimiga, reforçada por campos minados e batida por intensos fogos, e sua conquista era fundamental, pois caracterizava a ruptura da linha defensiva alemã no vale do Rio Panaro (linha “Gengis Khan”), abrindo caminho para o avanço aliado rumo à planície do Rio Pó.

Em uma demonstração do alto valor de combate das tropas brasileiras, o objetivo foi conquistado definitivamente após quatro jornadas de combates, além de repelidas todas as tentativas de contra-ataque inimigas, caracterizando-se como a primeira grande vitória obtida exclusivamente por brasileiros, da maneira brasileira.

Neste aniversário da Tomada de Montese, o Exército Brasileiro rende justa homenagem aos bravos combatentes da FEB que, em território estrangeiro, evidenciaram, sobejamente, exemplos de audácia, bravura, desprendimento, espírito de cumprimento de missão e sacrifício – virtudes imprescindíveis ao Soldado Brasileiro. Soldados que lutaram pela democracia nos campos do Velho Mundo e retornaram à Pátria com a convicção do dever cumprido. Soldados que são exemplos perenes para todas as gerações de brasileiros.

NOSSO GRITO DE GUERRA É MONTANHA!

Fonte: ComSoc Bda Mth

quinta-feira, 13 de abril de 2023

Pronto Atendimento Infantil de JF passa a funcionar no HMTJ

 


Por Elisabetta Mazocoli

13/04/2023 às 14h34

A partir desta quinta-feira (13), o Pronto Atendimento Infantil (PAI) de Juiz de Fora passa a funcionar em um prédio anexo ao Hospital Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ), no Bairro São Mateus, região Sul. A transferência de localidade acontece após o registro de inconformidades no espaço anterior, na Avenida dos Andradas, e uma série de reclamações da população, que levaram à intervenção do Ministério Público. Durante a inauguração, a prefeita Margarida Salomão (PT) esteve presente e apresentou para a população os diferenciais do novo espaço, que vai ter atendimento 24 horas e uma estrutura mais adequada para os atendimentos de emergência deste público.

Durante o evento, a prefeita afirmou que a transferência para o HMTJ acontece após uma série de incidentes “decorrentes da falta de propriedade do equipamento que então existia”. Ela ressalta que, quando foi instalado, o antigo PAI dava “alguma resposta” às necessidades do município, mas com o passar do tempo não estava conseguindo atender a demanda da cidade e da região, inclusive por Juiz de Fora ser um polo de saúde para outros municípios menores próximos. “Ao conhecer essas instalações, as pessoas ficaram confiantes de que as crianças de Juiz de Fora e da região terão o melhor atendimento possível. Isso certamente é um compromisso, e, para nós, é uma satisfação de metas que enunciamos no nosso projeto de governo”, afirmou.

Em entrevista à Tribuna, ela explicou que a diferença entre os espaços engloba uma série de aspectos. “A diferença está na sala de acolhimento, na de encaminhamento e nos leitos que vamos ter tanto de atendimento emergencial quanto os que são para crianças que necessitam de cuidados mas estão mais estáveis”, explicou a prefeita. Além disso, a chefe do Executivo municipal também ressaltou que, no novo local, é possível ter retaguarda hospitalar para fazer a transferência das crianças que chegavam ao PAI e precisavam de um atendimento de maior complexidade. O mesmo afirmou o secretário de Saúde Ivan Chebli, que destacou que a mudança melhora o atendimento às urgências e emergências pediátricas na região, funcionando também com leitos de retaguarda, clínicos, cirúrgicos e de UTI, para trazer uma atenção à saúde integral.

Leia mais em: https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/13-04-2023/pronto-atendimento-infantil-de-jf-passa-a-funcionar-no-hmtj.html

ESTAMOS DE VOLTA...


Depois de quase dois anos em profunda imersão estamos de volta.

Voltaremos com a mesma linha editorial, que é manter o publico informado sobre o dia a dia do nosso país, nosso estado, nossa cidade e, principalmente, sobre as atividades de nossa Brigada de Montanha.

Não temos fins lucrativos, nossa missão é trazer informações de credibilidade.

Para marcar nosso retorno, um texto para reflexão.

A FÁBULA DO BURRO

Um dia, o burro de um camponês caiu num poço. Não chegou a ferir-se, mas não podia sair dali por conta própria. Por isso, o animal chorou fortemente durante horas, enquanto o camponês pensava no que fazer.

Finalmente, o camponês tomou uma decisão cruel: concluiu que já que o burro estava muito velho e que o poço estava mesmo seco, precisaria de ser tapado de alguma forma. Portanto, não valia a pena se esforçar para tirar o burro de dentro do poço. Ao contrário, chamou os seus vizinhos para ajudá-lo a enterrar vivo o burro. Cada um deles pegou uma pá e começou a atirar terra para dentro do poço.
O burro não tardou a se dar conta do que estavam a fazer com ele e chorou desesperadamente. Porém, para surpresa de todos, o burro aquietou-se depois de umas quantas pás de terra que levou.

O camponês finalmente olhou para o fundo do poço e se surpreendeu com o que viu. A cada pá de terra que caía sobre suas costas o burro a sacudia, dando um passo sobre esta mesma terra que caía ao chão. Assim, em pouco tempo, todos viram como o burro conseguiu chegar até a boca do poço, passar por cima da borda e sair dali a trote.

A vida vai jogar-lhe muita terra nas costas. Principalmente se já estiver dentro de um poço. O segredo para sair do poço é sacudir a terra que se leva nas costas e dar um passo sobre ela. Cada um de nossos problemas é um degrau que nos conduz para cima. Podemos sair dos mais profundos buracos se não nos dermos por vencidos. Use a terra que lhe atiram para seguir adiante!

Recorde-se das 5 regras para ser feliz:
1. Liberte o seu coração do ódio.
2. Liberte a sua mente das preocupações.
3. Simplifique a sua vida.
4. Dê mais e espere menos.
5. Ame-se mais e...aceite a terra que lhe jogam. Ela pode ser a solução, não é o problema.