quinta-feira, 10 de junho de 2021

10 DE JUNHO - DIA DA ARMA DE ARTILHARIA


Na pessoa do chefe e amigo Ten Cel Rodrigo Coutinho, comandante do 4º Grupo de Artilharia Leve de Montanha, Grupo Marquês de Barbacena, cumprimento ao todos artilheiros pelo dia de nossa querida arma de tiros longos e profundos.

Salve o Marechal Emilio Luiz Mallet!



MPMG FAZ HOMENAGEM AO SENADOR RODRIGO PACHECO

 


O senador Rodrigo Pacheco foi homenageado pelo MPMG, onde foi estagiário. 

A cerimônia contou com a presença da presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG), do Presidente da Associação Nacional de Procuradores (CONAMP) Manuel Murrieta e do Procurador-Geral de Justiça Militar Antônio Duarte. 


O Procurador Jarbas Soares Jr ressaltou a trajetória do senador e sua passagem pelo MP mineiro. 

Também prestigiou o evento o governador Romeu Zema, o senador Antonio Anastasia e diversas autoridades do legislativo e judiciário locais. 

Rodrigo Pacheco agradeceu pela homenagem e se mostrou muito grato pelo aprendizado alcançado quando de sua passagem como estagiário do MPMG.

ANIVERSÁRIO DE AMIGOS - VEREADOR MAURÍCIO DELGADO

 





quarta-feira, 9 de junho de 2021

10º BATALHÃO DE MONTANHA REALIZA FORMATURA DO DIA DOS PEACEKEEPERS

 


Foi realizada no dia 1º de junho, a formatura alusiva ao Dia Internacional dos Peacekeepers das Nações Unidas, transcorrido no último dia 29 de maio. A solenidade contou com as presenças do Assessor Especial do Departamento Geral do Pessoal, General de Divisão Luiz Carlos Pereira Gomes, em visita a Guarnição de Juiz de Fora, do Comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, General de Brigada João Felipe Dias Alves e militares de diversos contingentes e missões de paz que o Exército Brasileiro participou.


O Comandante do 10º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (10º BIL Mth), Coronel Luis Felipe Moraes Daltro Campos, dirigiu-se a tropa realizando uma alocução da Ordem do Dia, em homenagem aos Peacekepers. Ao final da cerimônia, foi realizado o desfile do grupamento Boina-Azul, homenageando os militares que se empenharam em manter a paz por todo o mundo.

Fonte: 10º BIL Mth

Fotos: Sd Mazini

4ª BRIGADA DE MONTANHA COMEMORA O DIA DA INFANTARIA

 


A 4ª Brigada de Montanha comemorou o dia da arma de Infantaria com a realização de formaturas no 10º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (10º  BIL Mth), 11º Batalhão de Infantaria de Montanha (11º BI Mth), 12º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (12º  BIL Mth) e 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (32º  BIL Mth), nas quais o Brigadeiro Antônio de Sampaio, Patrono da Arma, foi homenageado.


Durante a semana foram realizadas ainda várias atividades desportivas militares, como a Prova de Tiro Prático, Orientação e Prova Infante de Pedra.

Fonte e fotos: 4ª Bda Inf L Mth

segunda-feira, 7 de junho de 2021

domingo, 6 de junho de 2021

Os símbolos nacionais são de todos - Por Otávio Santana do Rêgo Barros


"Só aqueles que não conhecem a história estão fadados a repeti-la" (George Santayana)

Na última quinta-feira, eu e minha esposa, como de hábito, caminhávamos de manhã cedo. O sol maravilhoso de Brasília nos aquecia. O céu azulíssimo. O clima seco e uma brisa refrescante nos estimularam a aumentarmos o trajeto.

Da calçada víamos as mesas ao ar livre das cafeterias. Delicioso cardápio, servido em estruturas prontas para as exigências sanitárias impostas pela covid-19.

A mudança de percurso nos fez observar que na fachada de um prédio se destacavam duas bandeiras do Brasil penduradas na varanda, talvez revelando uma família orgulhosa de ser brasileira.

Muito legal! Seria bom que esse gesto fosse uma rotina em muitos outros lares. Afinal, símbolos unem coletividades, moldam comportamentos, emulam superações. E não olvidemos quão intenso são os desafios a serem superados em nosso país.

Uma pena! Fora de competições de futebol, quando os brasileiros se tornam os mais patriotas seres da terra, vestir-se de verde amarelo, cantar o hino nacional e enrolar a bandeira no corpo passou a ser gestual identificador de um grupo ideológico.

Não poderia ser assim. Os símbolos nacionais são de todos. São de negros, pardos, amarelos, brancos, qualquer cor de pele. São dos ricos, da classe média, dos remediados, dos que passam fome e dos que nem fome passam. São dos de direita, de centro, dos socialistas, dos de esquerda, dos sem coloração partidária.

Envergar o "auriverde pendão da minha terra" no intuito de marcar posição política é até admissível, mas se usado radicalmente tende a indicar uma apropriação indevida de um bem imaterial que pertence aos brasileiros.

No futuro, gostaria de observar outras bandeiras do Brasil penduradas em varandas e pensar: ali mora um brasileiro que se orgulha do seu país. Em quem ele vota? Não sei. Não importa. Não podemos caminhar como sonâmbulos rumo ao precipício, puxados pela mão de inescrupulosos.

Urge uma mudança de comportamento. Aplacaria a sede de enfrentamento político-ideológico de momento. "Diferenças não necessariamente significam conflito, e conflito não necessariamente significa violência" (Huntington). Somos todos um Brasil. Somos todos um único povo, uma única nação.

As divergências políticas precisam ser tratadas como divergências políticas, nunca como vinganças figadais que exigem o emprego da lei de talião. Ou pior, nenhuma lei, apenas a vontade irrefreável de títeres das bolhas digitais.

Paz e bem!

Otávio Santana do Rêgo Barros, General de Divisão R1