terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

ANIVERSÁRIO DE AMIGOS - ZECA PAGODINHO


HOJE O DIA É DELE O SAMBISTA MAIS RESPEITADO DO BRASIL, PARABÉNS ZECA PAGODINHO 61 ANOS. 

CERVEJA? À VONTADE PRA COMEMORAR.


Show em Juiz de Fora, quadra da Escola de Samba Real Grandeza, década de 80.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

CARNAVAL EM JUIZ DE FORA. QUAL FOI O MOTIVO DE SUA DECADÊNCIA?

Escola de Samba Real Grandeza, 1984
Arquivo pessoal

Juiz de Fora já organizou um dos melhores carnavais de Minas Gerais e do Brasil.

Escola de Samba Real Grandeza, 1977
Arquivo pessoal
A cidade ficava com sua rede hoteleira lotada nos quatros dias de folia.

Escola de Samba Real Grandeza
Provavelmente 1987
Acervo Rozi Borges
Blocos e escolas de samba, e eram muitas,  tinham suas fantasias esgotadas em pouco tempo. Real Grandeza, Feliz Lembrança, Turunas do Riachuelo, Juventude Imperial, Castelo de Ouro, Unidos dos Passos, Partido Alto, Unidos do Ladeira, Não Venhas Assim, Domésticas de Luxo, Balaio de Gato, Granfinos do Samba, Rivais da Primavera, Banda Daki, entre outras.

Diretoria da Escola de Samba Feliz Lembrança em 1987, foi campeã
Acervo Rozi Borges
Haviam, na minha época, os chefes de ala que após findarem os carnavais já começavam a fazer promoções com seu componentes para já garantir o dinheiro para as próximas fantasias do carnaval que ainda estava por vir.

Carnaval de 1980
No centro da foto o nosso famoso e querido Zé Kodak, o grande incentivador do nosso carnaval. À sua esquerda, o Rei Momo Pimpinela e à direita a Rainha do Carnaval daquele ano, Maria Aparecida Leite. Isto aconteceu a 40 anos atrás, quando tínhamos o melhor carnaval do interior do Brasil.
Acervo Léo de Oliveira II

A Av. Rio Branco era toda decorada para os dias de Momo.

Sport Club Juiz de Fora
Provavelmente década de 1960
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo 

Os bailes nos clubes eram uma ótima opção familiar e de lazer, sempre muito disputados e concorridos. Tinha o Verde e Branco, do Sport; a Preto e Branco, do Tupi; o Vermelho e Branco, do Baeta; Montesinas, Sociedade Portuguesa, Noite Borbulhante, do colunista Cesar Romero e amigos; Bom Pastor, ABCR, entre outros...

Avenida Barão do Rio Branco às vésperas do Carnaval de 1975 

As quadras dos blocos e das escolas de samba sempre lotadas com muito samba até o amanhecer nos finais de semanas.

Carnaval do Sport 1964
Acervo Marcelo Lemos

Lojas especializadas em materiais para o carnaval era quase impossíveis de entrar, pois além de atender as demandas locais atendiam as cidades mais próximas. Casa Chic, Casa Combate, Loja do Zé Mocdeci, Marabá, Loja Síria, entre outras



E hoje? Há tempos não temos desfiles das escolas de samba e o último realizado foi em um lugar pequeno e acanhado, o parque de exposições da cidade.

A maioria das quadras das escolas de sambas estão, faz tempo, interditadas por diversos motivos e o poder público não se manisfesta e nada faz para ajudar na solução dos problemas. Quando alguma consegue se adequar a legislação em vigor vem o poder público e cria diversas dificuldades nas concessões dos alvarás de Localização e Sanitários.

Pobre e esquecido carnaval de Juiz de Fora, que ainda da o último suspiro devido a coragem e abnegação de presidentes de blocos e escolas de samba.

Mas este ano temos eleições para prefeito e vereadores e o mundo do samba tem que procurar escolher bons políticos para administrar nossa cidade e que também gostem do nosso carnaval.

A maioria das fotos foram retiradas do http://mauricioresgatandoopassado.blogspot.com/