sábado, 22 de abril de 2023

1ª Divisão de Exército realiza formatura alusiva ao Dia do Exército

 


A 1ª Divisão de Exército (1ª DE) realizou, no Campo de Parada e Estádio Brigadeiro Sampaio,  formatura alusiva ao Dia do Exército.  A solenidade foi presidida pelo General de Divisão EDUARDO, Comandante da 1ª DE e da Guarnição da Vila Militar e contou com as presenças do General de Brigada RABÊLO,  Comandante do Grupamento de Unidades Escola - 9ª Brigada de Infantaria Motorizada,  do General de Brigada FABIANO,  Comandante da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, do General de Brigada JANUÁRIO, Comandante da Artilharia Divisonária da 1ª DE, do Doutor Luiz Alexandre Gonçalves Mello, Advogado sa União e do Tenente Coronel PM FAULHABER, Comandante do 14° Batalhão de Polícia Militar.



Na ocasião,  além da leitura do alusivo referente à data e demais formalidades, militares e civis foram condecorados pelo Comandante da 1ª DE e Gu VM e alunos de instituições de ensino da região,  como o Colégio Militar da Vila Militar, Colégio e Curso Mascarenhas de Moraes e Escola Municipal Rosa da Fonseca puderam apreciar a demonstração de disciplina, garbo e vibração das tropas da 1ª DE e da Gu VM.




Fonte/fotos: ComSoc 1ª DE

Contra-Almirante (FN) Elson Luiz de Oliveira Góis recebe medalha da Inconfidência

 





Fotos: Gil Leonardi/Imprensa MG

AEROFEST 2023 - PROGRAMAÇÃO

 




O EXÉRCITO E O MESTRE DE APIPUCOS - POR OTÁVIO SANTANA DO RÊGO BARROS

 


COMANDANTE DA BRIGADA DE MONTANHA RECEBE MEDALHA DA INCONFIDÊNCIA

 


No dia 21 de abril, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o Governo de Minas Gerais realizou a Cerimônia Oficial de Entrega da Medalha da Inconfidência, que possui quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.


O Comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, General de Brigada Júlio César Belaguarda Nagy de Oliveira, foi um dos agraciados com a Medalha de Honra da referida condecoração.


A Medalha da Inconfidência foi criada em 1952 pelo então Governador Juscelino Kubitschek e é, tradicionalmente, entregue, todos os anos, no dia 21 de abril com a intenção de homenagear pessoas que contribuem para a projeção e valorização de Minas Gerais.


Fotos: 
Gil Leonardi/Imprensa MG

quarta-feira, 19 de abril de 2023

EXÉRCITO CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 375 ANOS - ASSISTA

 


BRIGADA DE MONTANHA - DIA DO EXÉRCITO EM JUIZ DE FORA

 


No dia 19 de abril de 2023, a 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha realizou a formatura comemorativa ao Dia do Exército.

A atividade contou com a presença de diversas autoridades civis e militares da cidade de Juiz de Fora, com destaque para o Gen Veterano José Mauro Cupertino, antigo comandante da AMAN, e foi abrilhantada pela presença de veteranos, familiares, alunos do Colégio Militar de Juiz de Fora e da Escola Estadual Clorindo Burnier.

A tropa foi composta pelas Organizações Militares diretamente subordinadas à Bda Mth e de Organizações Militares Vinculadas que demonstraram disciplina, vibração e entusiasmo em tão importante dia para a Força Terrestre.

Na ocasião, militares foram merecidamente condecorados com a Medalha Ordem do Mérito Militar e civis foram agraciados com a Medalha Exército Brasileiro.

A tropa interpretou a oração do Combatente de Montanha.

Senhor!

Vós que sois onipotente

Concedei-nos no fragor da luta

A nós que vencemos nas pedras

A nós que conhecemos o sabor dos ventos

O destemor para combater

A Santa dignidade para perseverar

A força da coragem para sempre avançar

E a fé para tudo suportar

E dai-nos também, ó Senhor Deus

Quando a guerra nos for adversa

E quanto maior for a incerteza

A determinação de nunca recuar

E ante o inimigo jamais fracassar. 

MONTANHA!

Autor: Ten Humberto Batista Leal


Em seguida todos os presentes  entoaram a Canção do Exército.

Foi lida a Ordem do Dia do comandante do Exército e o comandante da Brigada de Montanha, Gen Nagy fez o uso da palavra.




Para encerrar a solenidade a tropa desfilou em continência ao comandante da Brigada de Montanha.



Alunos da Escola Estadual Clorindo Burnier.

Este editor recebendo uma homenagem do comandante da Brigada de Montanha, Gen Nagy, acompanhado do comandante do 4º GAC L Mth, Ten Cel Carlos Coutinho.

Gen Nagy e Sgt PM Ref Mauro Kaiser, antigo integrante do 4º GAC L Mth, 2ª Bateria de Obuses/1984.

Fotos ComSoc 4ª Brigada e deste editor.

terça-feira, 18 de abril de 2023

Empresário Orlando Manera morre aos 83 anos

 

Foto: Andrea Ottoni

O empresário Orlando Manera faleceu nesta terça-feira (18), aos 83 anos de idade. A causa da morte divulgada foi de insuficiência renal, de acordo com Carlos Eduardo Manera, filho do empresário

“Ele foi um super empresário e filantropo da cidade. Tomou conta do Abrigo Santa Helena, para idosos, como presidente por dez anos, por exemplo. Fez muito por Juiz de Fora”, destacou Carlos Eduardo Manera.

O velório de Orlando foi marcado para 13h, na capela 01 do Parque da Saudade. Já o sepultamento vai ser realizado no Cemitério Municipal de Matias Barbosa, às 16h30.

https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/18-04-2023/empresario-orlando-manera-morre-aos-83-anos.html