sábado, 16 de janeiro de 2021

4º Grupo de Artilharia de Campanha Leve de Montanha - Passagem de Comando


A solenidade de passagem de comando do Grupo iniciou com a inauguração do retrato na galeria dos ex-comandantes, ocasião em que o comandante sucedido recebeu o distintivo de comando e a insígnia de comando, e entregou o capacete e os equipamentos de montanha ao comandante sucessor, mantendo a tradição da “mística da montanha”. 




A formatura foi presidida pelo comandante da 1ª Divisão de Exército, General de Divisão Kleber Nunes de Vasconcellos, e a transmissão do cargo foi conduzida pelo comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, General de Brigada João Felipe Dias Alves. 




Após a formatura foi servido um coquetel, preparado pela equipe de aprovisionamento, para os oficiais, subtenentes, sargentos e convidados, quando o comandante sucedido aproveitou para entregar o livro de 90 anos do 4º GAC L Mth as autoridades presentes. 



Encerrando suas atividades, o comandante sucedido se despediu, individualmente, de todos os oficiais, subtenentes, sargentos do Grupo e recebeu a última continência da “Guarda Marquês”.




Fonte e fotos: Com Soc 4º GAC L MTH

Comentário:

São homens da estatura do Cel ART ALEXANDRE ROBERTO que confere ao EB a respeitabilidade e a certeza de que a ordem pública, social e política, tem nesta instituição o depósito maior da certeza. Aos comandantes substituído e substituto nossa aplauso, um pelo comando altamente salutar e ao outro a certeza que sua competência funcional o fará, a semelhança dos comandantes anteriores, mais um marco de realização nesta OM.

Paulo Rossi - Juiz aposentado

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

PASSAGEM DE COMANDO DO 2º BPM E 27º BPM

 


BATALHÃO D. PEDRO II TEM NOVO COMANDANTE

 


Na manhã do dia 06 de janeiro de 2021, o 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha - “Batalhão Dom Pedro II” realizou a cerimônia de Passagem de Comando do Coronel de Infantaria Allan Danilo Paiva Salazar para o Tenente-Coronel de Infantaria Eduardo Teixeira Costa Mattos.

Em virtude das medidas de prevenção para o enfrentamento à Pandemia de COVID-19, a solenidade foi realizado internamente, sem a presença de convidados, restrita aos envolvidos no evento.

Inicialmente, houve a recepção às autoridades pela Guarda do Quartel e, em seguida, ocorreu a Inauguração do Retrato e da assinatura do Comandante Substituído, na Galeria de Retrato dos Ex-Comandantes e Galeria de Assinatura, respectivamente. A entrega do Distintivo de Comando ao Comandante da Unidade sucedido foi realizado pelo General João Felipe Dias Alves, Comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha.


Logo em seguida, foram feitas a leitura da exoneração e nomeação dos Comandantes sucedido e sucessor; as palavras de despedidas do Coronel Allan e da referência elogiosa consignada pelo Comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha.


Finalmente, ocorreu a transmissão do cargo, presidida pelo General Felipe e, na sequência, a revista à tropa pelos Comandantes sucedido e sucessor.


Prestigiaram o evento com suas presenças o Senhor General de Divisão Kleber Nunes de Vasconcellos, Comandante da 1ª Divisão de Exército – “Divisão Mascarenhas de Moraes”; eternos Comandantes da Unidade; Oficiais Comandantes das Unidades sediadas em Belo Horizonte, Juiz de Fora e Rio de Janeiro; e familiares dos Comandantes sucedido e sucessor.

Fonte: 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha

IMBEL ENTREGA LOTES DE MUNIÇÃO PARA MORTEIRO PESADO NO 4º D SUP

 


Na última semana de dezembro de 2020, o 4º Depósito de Suprimento recebeu lotes de munição 120 mm AE PR dos contratos nº 121/2018 e 149/2019, que foram firmados entre a Força Terrestre e a IMBEL e que tinham como prazo limite os meses de julho de 2021 e março de 2022.

A referida munição é empregada no Morteiro Pesado 120 mm  Raiado, que dota, principalmente, os Batalhões de Infantaria Blindados (BIB), os Regimentos de Carros de Combate (RCC), os Regimentos de Cavalaria Blindados (RCB) e os Regimentos de Cavalaria Mecanizados (R C Mec).

O Morteiro Pesado 120mm Raiado é um armamento desenvolvido e fabricado pelo Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro, sendo composto de três partes principais: tubo-canhão raiado, reparo com trem de rolamento e placa-base. Utiliza qualquer tipo de munição 120 mm para morteiros de alma lisa ou raiada de padrão internacional. Com munição pré-raiada e propulsão adicional, atinge cerca de 13 km de alcance.

A referida atividade permitirá o encerramento dos contratos supramencionados e, assim, a reposição dos estoques estratégicos, garantindo a continuidade no adestramento da tropa.

Fonte: CCOMSEx

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Armas em Funeral - Gen Bda R/1 Carlos Roberto Pinto de Souza


Faleceu nesta segunda (11), em Curitiba, o general da reserva Carlos Roberto Pinto de Souza, responsável pela área dentro do Inep que coordena a elaboração do Enem. Ele tinha 59 anos.

O Gen tinha doutorado em Altos Estudos Militares e foi Comandante do Centro de Comunicação e Guerra Eletrônica do Exército Brasileiro.