sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

04 DE DEZEMBRO 2020 - DIA DE SANTA BÁRBARA - PADROEIRA DA ARMA DE ARTILHARIA

 


Santa Bárbara nasceu em Nicomédia, na Ásia Menor, pertencendo a uma família de certa posição social. Às ocultas dos pais, fanáticos pagãos, conseguiu instruir-se na religião cristã. 

Devia ter tido especiais dotes de beleza e inteligência, porque seu pai, Dióscoro, depositava nela as mais radiosas esperanças em vista de um casamento honroso. Mas Bárbara apresentava indiferença às solicitações do pai, até que este descobriu sua condição de cristã. Ficou, então, furioso e seu amor paterno se transformou em ódio desumano. Ameaçou-a com torturas e, finalmente, denunciou-a ao prefeito da província, Martiniano. 

O coração da jovem Bárbara sentia-se dilacerado entre amores opostos: o dos pais de uma parte e o de Cristo, amor supremo. Verificou-se nela a palavra do Divino Mestre: "Não julgueis que vim trazer a paz à terra. Eu vim trazer a divisão entre o filho e o pai, entre a filha e a mãe, e os inimigos do homem serão as pessoas da própria casa" (Mt.10,34-36). 


Bárbara suportou o processo com firmeza e altivez cristã, protestando sua fidelidade a Cristo, a quem tinha consagrado sua virgindade. Era o tempo do imperador Maximiano, nos primeiros anos do século IV. O juiz, vendo a obstinação da jovem cristã em professar a fé, mandou aplicar-lhe cruéis torturas, mas suas feridas sempre apareciam curadas. Pronunciou, então, sua sentença de morte. 


O próprio pai, Dióscoro, furioso em seu cego paganismo, decepcionado em seus interesses, num excesso de barbárie, prontificou-se para executar a sentença: atirou-se contra a filha, que se colocou de joelhos em atitude de oração, e lhe decepou a cabeça. Logo após ter praticado seu hediondo crime, desencadeou-se formidável tempestade e o pai, atingido por um raio, caiu morto.
 
O culto de veneração desta santa do Oriente passou para o Ocidente, sobretudo, Roma, onde desde o século VII se multiplicaram as igrejas e oratórios dedicados a seu nome. 


Esta santa é invocada, sobretudo, como protetora contra a morte trágica e contra os perigos de explosões, de raios e tempestades. Na iconografia cristã Santa Bárbara é geralmente apresentada como uma virgem, alta, majestosa, com uma palma significando o martírio, um cálice como símbolo de sua proteção em favor dos moribundos e ao lado uma espada, instrumento de sua morte.


No Exército Brasileiro, Santa Bárbara é a Padroeira da Arma de Artilharia, não só por ser uma atividade cujo risco de morte é iminente, mas pela associação da sua morte com o raio e o trovão, que caracterizam as atividades da Artilharia com seus canhões e outras armas que provocam grandes estrondos quando utilizadas.



ORAÇÃO DE SANTA BÁRBARA

     Santa Bárbara,
que sois mais forte que as torres das fortalezas
e a violência dos furacões,
fazei que os raios não me atinjam,
os trovões não me assustem
e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura.
Ficai sempre ao meu lado para que possa enfrentar
de fronte erguida e rosto sereno
todas as tempestades e batalhas de minha vida,
para que, vencedor de todas as lutas,
com a consciência do dever cumprido,
possa agradecer a vós, minha protetora,
e render graças a Deus,
criador do céu, da terra e da natureza,
este Deus que tem poder de dominar
o furor das tempestades e abrandar a crueldade das guerras.
Santa Bárbara, rogai por nós.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Imbel cede capela para a Arquidiocese de Juiz de Fora

 

Foto: Divulgação

A Capela Nossa Senhora das Graças, localizada na fábrica da Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel), no Bairro Araújo, Zona Norte de Juiz de Fora, foi cedida para a Arquidiocese de Juiz de Fora. A assinatura do termo de cessão ocorreu na última segunda-feira (30).

Segundo a Arquidiocese, as tratativas duraram mais de três anos. Para reabertura e utilização definitiva do templo religioso, conforme consta da cessão de uso, a paróquia precisará executar obras no telhado, danificado após a explosão na fábrica da Imbel, em 2016. A reabertura da igreja acontecerá depois conclusão das obras.

O arcebispo metropolitano Dom Gil Antônio Moreira destacou que essa é uma conquista importante para a vida da Igreja na Arquidiocese de Juiz de Fora. “Quero agradecer ao Exército e à diretoria da Imbel esta cessão de uso, que se Deus quiser será por muitos e muitos anos, já que não pode haver uma doação pura e simples. Essa capela, que tem inclusive pinturas artísticas com motivações católicas, ficará à nossa disposição para uso da comunidade de Benfica depois de anos de paralisação das atividades”, disse.

A assinatura aconteceu no Edifício Christus Lumen Gentium, na Cúria Metropolitana. A Igreja foi representada por Dom Gil Antônio Moreira; pelo Padre Luiz Eduardo de Ávila, administrador da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Benfica – à qual a igreja passa a pertencer -; por Joaquim Moraes Júnior, responsável pela assessoria jurídico-civil da Mitra Arquidiocesana; e por Raquel Cristina de Souza Tostes e Renato da Costa Pereira, da assessoria patrimonial da Cúria. Pela Imbel, participaram o advogado Pedro Rondon Filho e o chefe da assessoria de planejamento, gestão e comunicação institucional, Fernando Antônio Pinto de Oliveira.

https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/03-12-2020/imbel-cede-capela-para-a-arquidiocese-de-juiz-de-fora.html

4º GAC L - ASPIRANTADO 2020

 


ARMAS EM FUNERAL - General de Exército R/1 Domingos Miguel Antonio GAZZINEO

 

Foto: Divulgação/Internet

É com grande pesar que informamos o falecimento, na data de 2 de dezembro de 2020, na cidade de Fortaleza, do Gen Ex R1 Domingos Miguel Antonio GAZZINEO.


O Gen GAZZINEO exerceu inúmeras funções de destaque no âmbito do Exército Brasileiro. Dentre elas, como membro do Alto Comando do Exército, ocupou os cargos de Chefe do Departamento Geral do Pessoal e Chefe do  Departamento de Ensino e Pesquisa, atual Departamento de Educação e Cultura do Exército.


Neste momento de consternação, a família militar externa as mais sinceras condolências a todos os entes queridos desse destacado chefe militar.


Informamos, por fim, que o corpo do Gen GAZZINEO será velado amanhã, 3 de dezembro, às 9h, no Salão de Honra do Comando da 10ª Região Militar. O corpo será cremado após o velório. 


CCOMSEx



ARMAS EM FUNERAL - General de Exército R/1 Sergio Pereira Mariano CORDEIRO

 

Foto: Divulgação/Internet

É com grande pesar que informamos o falecimento, na madrugada de 2 de dezembro de 2020, na cidade do Rio de Janeiro, do Gen Ex R1 Sergio Pereira Mariano CORDEIRO.


O Gen CORDEIRO exerceu inúmeras funções de destaque no âmbito do Exército Brasileiro. Dentre elas, como membro do Alto Comando do Exército, ocupou os cargos de Comandante Militar do Sudeste e Chefe do Departamento Geral do Pessoal.


Neste momento de consternação, a família militar externa as mais sinceras condolências a todos os entes queridos desse destacado chefe militar.


Informamos, por fim, que o corpo do Gen CORDEIRO será sepultado amanhã, 3 de dezembro, às 10h, no Cemitério Parque da Colina, em Niterói.


A cerimônia será restrita aos familiares em virtude da Pandemia da COVID-19.


CCOMSEx



ESAON - Por Otávio Santana do Rêgo Barros

 


A sobrevivência em ambiente hostil como a selva é uma das primeiras instruções nos cursos de combate do Exército Brasileiro. Exige do soldado redobrada atenção para superar o estresse emocional e o desconhecido da atividade.

No limite da fadiga, a capacidade de discernir é muito prejudicada e o erro pode levar à consequente perda de foco. Algumas vezes, à perda de vidas.
Nesse contexto, soldados treinados entendem que se torna imperioso fazer um ESAON.
O acrônimo representa cinco fases distintas e encadeadas para a retomada do controle.
Estacione ou seja pare.
Sente-se ou seja descanse.
Alimente-se ou seja se fortaleça.
Oriente-se ou seja defina a estratégia.
Navegue ou seja movimente-se rumo ao objetivo.
Venhamos à selva de pedra de nossos dias. Acabamos de concluir exitoso processo eleitoral. A democracia agradece!
Elegemos nossos prefeitos, que no jargão militar, são os homens-bússola de cada cidade.
A despeito do sucesso essa aparente calmaria pode ser indício de tempestades que se avizinham na nossa velha nova política.
É hora de decidir por um ESAON. Não percamos o controle. Os políticos vitoriosos, os derrotados, todos os eleitores da moderna ágora.
A campanha transcorreu, na maioria das cidades, de maneira serena e as influências externas ao processo foram escoimadas pelo eleitor.
É bem verdade que nos chamou a atenção o alto índice de abstenção, talvez pelo temor da praga COVID, talvez pelo desalento contra as manobras políticas que ainda se fazem presentes em nosso dia a dia.
Eleição municipal e sua governança é chão de fábrica. A linha de montagem não é interrompida rotineiramente por decisões atabalhoadas dos diretores do alto escalão.
Aliás, nessa última, os condottieres mais destacados tiveram pouca expressividade na indução ao voto. É possível que, como relata Thomas More na epístola do seu tratado Utopia: “os que são rudes e bárbaros só aceitam os que, à sua semelhança, se apresentam bárbaro e rude“.
E a população já parece fartar-se de políticos bárbaros e rudes.
O resultado final ansiado pela sociedade é um produto bem acabado que ofereça bem-estar e esperança de vida por dias melhores.
Portanto, essas escolhas municipais deveriam ser ainda mais valorizadas. A repercussão das decisões do prefeito (oriente-se) pode ferir de morte o dia a dia do corpo social na urbe por ele administrada.
As prefeituras são a sala de estar para a população. O diálogo é mais aberto e olho no olho. Mesmo nas cidades com milhões de habitantes, o alcaide está mais próximo dos cidadãos e pode consultá-los se o desejar.
O bom político assim deve proceder para melhor decidir o azimute, mas sem loucuras de qualquer ordem. Sem enfrentar chavascais, charcos e espinhos (verso da canção do Guerra na Selva) se puder desviar-se. Sem concessões e benefícios que sejam estendidos apenas àqueles de seu grupo umbilical. É necessário governar para todos.
Evidenciando o exposto, o professor Marco Aurélio Nogueira, em recente artigo, afiança: “política não existe só para que se conquiste o poder. Seu sentido principal é criar vida comunitária – civitas [...]”
Os eleitores devem se fazer ouvir e buscar o seu atendimento de demandas. Cobre, mas cobre com vigor! O poder lhes pertence!
Se os seus escolhidos lhes oferecem ouvidos de mouco, a próxima eleição estará no horizonte para substituir-lhes, a esses políticos. Defina-se outro azimute que conduza mais diretamente e com menor esforço a objetivos almejados pela comunidade. Troquem o homem-bússola. Façam o ESAON.
Paz e Bem!
Otávio Santana do Rêgo Barros, general do Exército, ex-porta-voz da presidência da República.

NOTA DE FALECIMENTO - ENGENHEIRO JEAN KAMIL

Foto: Padinha/O Click

 Morreu, na noite dessa quarta-feira (2), o arquiteto e ex-diretor da Cesama Jean Kamil, aos 85 anos. De acordo com informações de familiares, Kamil estava internado no Hospital Unimed quando sofreu um mal súbito. Ele deixa três filhos.

Mineiro de Carangola, município também da Zona da Mata, Jean Kamil era engenheiro e arquiteto, tendo projetado inúmeros edifícios comerciais e residenciais em Juiz de Fora e Cabo Frio. Além da direção da Cesama, Kamil foi co-fundador da JJ Engenheiros, presidiu o Clube de Engenharia, foi diretor do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Juiz de Fora (Ipplan-JF) e foi professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Foi responsável também pelo projeto da primeira fase de construção do Hospital Monte Sinai.

Ainda conforme informações de familiares, o enterro ocorrerá na manhã desta quinta-feira (3) e não haverá velório.

https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/03-12-2020/arquiteto-jean-kamil-morre-aos-85-anos.html

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

GEN LIMA PASSA O COMANDO EM RONDONIA E ASSUMI NO PARANA

 




VAQUINHA VIRTUAL, VAMOS AJUDAR - Força, Soldado Danielci!

 


‘Bora ajudar?

Campanha Solidária para apoiar o Soldado EV Bruno Viega DANIELCI, que está com leucemia. 

Ele é da Companhia de Comando da 8ª Brigada de Infantaria de Pelotas e está internado no Hospital do Câncer Santa Rita, que faz parte do complexo de hospitais da Santa Casa em Porto Alegre. 

Sua mãe largou o emprego para se dedicar exclusivamente ao filho.

Qualquer valor é bem-vindo. 

Colabore!

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

PARTIDO DEMOCRATAS DE JF - COMUNICADO OFICIAL

 


NOTA OFICIAL

É com perplexidade e indignação que o Democratas - DEM JF recebe a notícia de que o Movimento Brasil Livre de Juiz de Fora fez na tarde ontem, segunda feira (30), uma publicação em que o nosso Partido estaria costurando uma aliança com o MBL visando o impeachment da Prefeita eleita Margarida Salomão.
Tal publicação feita pelo chamado MBL de Juiz de Fora é inaceitável, bizarra e fere todo processo democrático. O Democratas de Juiz Fora lamenta que o nome do partido tenha sido usado por pessoas que não possuem autonomia ou procuração legal para falar em nome da legenda.
Nossa Sigla esteve durante todo período eleitoral com a candidatura do Wilson Rezato oferecendo à chapa o nosso filiado e pessoa de integridade Alexandre Nocelli como vice prefeito.
Passado o período eleitoral, o Democratas acata o resultado das urnas e irá buscar a partir de 2021 através de nossa bancada na Câmara Municipal contribuir com os agentes políticos eleitos para o avanço e melhorias tão necessários para a cidade e para aqueles que mais precisam.
Atitudes anti democráticas não serão toleradas e serão sempre respondidas de forma oficial.
Lucas Salzer
Presidente - DEM/JF

EXERCÍCIO DE APRESENTAÇÃO DA RESERVA - EXAR 2020


 Se você prestou o serviço militar obrigatório ou foi militar temporário e passou para a reserva nos últimos cinco anos, deverá participar do Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR) da seguinte forma:

- Internet: 1º de dezembro de 2020 a 31 de janeiro de 2021 acessando o EXARNET: www.exarnet.eb.mil.br. Após esta data, ainda poderão ser realizadas apresentações, porém incorrerão em multa, conforme previsto na Lei do Serviço Militar e seu regulamento.

- Pessoalmente: 9 a 16 de dezembro de 2020. Em locais e horários estabelecidos pelos editais de convocação conforme a Região Militar.

Lembrando que no 5ª ano a apresentação é somente presencial nos quartéis, no período de 9 a 16 de dezembro.

ARMAS EM FUNERAL - CAP QOR LÚCIO JOSÉ DURSO DE DEUS

 




Morre aos 46 anos o ex-deputado Leonardo Moreira.

 


O ex-deputado estadual por Minas Gerais Leonardo Fernandes Moreira , de 46 anos, faleceu na noite desta segunda-feira 30/11 por volta das 11 horas da noite em Juiz de Fora no Hospital Monte Sinai .

Leonardo era filho do ex-deputado federal Edmar Moreira e de acordo com informações apuradas pelo Portal RKF, estava internado há 43 dias em Juiz de Fora. Ele teria passado mal em São João Nepomuceno e após consulta médica, foi encaminhado direto para o Hospital Monte Sinai com diagnóstico de apendicite aguda.

Apesar de todos os esforços médicos , após 43 dias de internação, o quadro não apresentou melhoras, tendo infecção generalizada e Leonardo faleceu.

Nascido em 20 de julho de 1974 em Juiz de Fora, Leonardo foi deputado estadual por Minas Gerais por dois mandatos: 2002 2007 e 2007 e 2011.

O seu sepultamento deverá ocorrer no pequeno distrito de Carlos Alves pertencente a São João Nepomuceno na tarde desta terça-feira 01/12.

Reportagem Kadu Fontana

https://reporterkadufontana.jor.br/2020/12/01/morre-aos-46-anos-o-ex-deputado-leonardo-moreira/

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Tenente do Exército fica ferido após explosão em fábrica clandestina de fogos

 


Um tenente do Exército, de 41 anos, teve 20% do corpo queimado após ser vítima de uma explosão em uma fábrica clandestina de fogos de artifício, em Santo Antônio do Monte. Em nota, o Exército informou que o estado de saúde do militar é estável.


Ele está internado no Hospital João XXIII, em Belo Horizonte. Após uma denúncia de fabricação clandestina de fogos de artifício, o tenente comprovou que a fábrica estava funcionando irregularmente.

Diante disso, foi orientado que fosse feito o descarte de aproximadamente 400 kg de pólvora, que estavam armazenados no local. No momento em que a pólvora era queimada, houve uma explosão e o tenente foi ferido na cabeça, rosto, mãos e pernas.

Em nota, o Exército ressaltou que o militar estava na fábrica para apurar denúncia de funcionamento clandestino do local e que neste ano mais de 200 fiscalizações foram feitas em lojas e fábricas de fogos de artifício na cidade e região.

https://www.radiosantacruzfmg.com.br/policial/noticia/62315/84

OBRIGADO JUIZ DE FORA - POR WILSON REZATO

 


Nosso projeto não começou no início da campanha, lá no primeiro turno. Ele começou quando percebemos que poderíamos contribuir mais do que estávamos contribuindo com as nossas atividades na cidade, e que através da nossa proposta Juiz de Fora poderia voltar a sorrir.

Em nossa trajetória tivemos muito carinho por toda cidade, foi uma troca, que em tempos tão diferentes, foi essencial para continuarmos caminhando. Eu só tenho a agradecer a cada um dos 118.349 eleitores que nos confiaram o voto.
Por Juiz de Fora eu estarei aqui. Desejo dias melhores e boa sorte à cidade que tanto amo, e que sempre terá meu empenho, amor e trabalho!

O TEMPO ESTÁ DESNORTEADO - POR OTÁVIO SANTANA DO RÊGO BARROS