sábado, 5 de dezembro de 2020
sexta-feira, 4 de dezembro de 2020
04 DE DEZEMBRO 2020 - DIA DE SANTA BÁRBARA - PADROEIRA DA ARMA DE ARTILHARIA
Santa Bárbara nasceu em Nicomédia, na Ásia Menor, pertencendo a uma família de certa posição social. Às ocultas dos pais, fanáticos pagãos, conseguiu instruir-se na religião cristã. Devia ter tido especiais dotes de beleza e inteligência, porque seu pai, Dióscoro, depositava nela as mais radiosas esperanças em vista de um casamento honroso. Mas Bárbara apresentava indiferença às solicitações do pai, até que este descobriu sua condição de cristã. Ficou, então, furioso e seu amor paterno se transformou em ódio desumano. Ameaçou-a com torturas e, finalmente, denunciou-a ao prefeito da província, Martiniano.
O coração da jovem Bárbara sentia-se dilacerado entre amores opostos: o dos pais de uma parte e o de Cristo, amor supremo. Verificou-se nela a palavra do Divino Mestre: "Não julgueis que vim trazer a paz à terra. Eu vim trazer a divisão entre o filho e o pai, entre a filha e a mãe, e os inimigos do homem serão as pessoas da própria casa" (Mt.10,34-36).
Bárbara suportou o processo com firmeza e altivez cristã, protestando sua fidelidade a Cristo, a quem tinha consagrado sua virgindade. Era o tempo do imperador Maximiano, nos primeiros anos do século IV. O juiz, vendo a obstinação da jovem cristã em professar a fé, mandou aplicar-lhe cruéis torturas, mas suas feridas sempre apareciam curadas. Pronunciou, então, sua sentença de morte.
O próprio pai, Dióscoro, furioso em seu cego paganismo, decepcionado em seus interesses, num excesso de barbárie, prontificou-se para executar a sentença: atirou-se contra a filha, que se colocou de joelhos em atitude de oração, e lhe decepou a cabeça. Logo após ter praticado seu hediondo crime, desencadeou-se formidável tempestade e o pai, atingido por um raio, caiu morto.
O culto de veneração desta santa do Oriente passou para o Ocidente, sobretudo, Roma, onde desde o século VII se multiplicaram as igrejas e oratórios dedicados a seu nome.
Esta santa é invocada, sobretudo, como protetora contra a morte trágica e contra os perigos de explosões, de raios e tempestades. Na iconografia cristã Santa Bárbara é geralmente apresentada como uma virgem, alta, majestosa, com uma palma significando o martírio, um cálice como símbolo de sua proteção em favor dos moribundos e ao lado uma espada, instrumento de sua morte.
No Exército Brasileiro, Santa Bárbara é a Padroeira da Arma de Artilharia, não só por ser uma atividade cujo risco de morte é iminente, mas pela associação da sua morte com o raio e o trovão, que caracterizam as atividades da Artilharia com seus canhões e outras armas que provocam grandes estrondos quando utilizadas.
Santa Bárbara,
que sois mais forte que as torres das fortalezas
e a violência dos furacões,
fazei que os raios não me atinjam,
os trovões não me assustem
e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura.
Ficai sempre ao meu lado para que possa enfrentar
de fronte erguida e rosto sereno
todas as tempestades e batalhas de minha vida,
para que, vencedor de todas as lutas,
com a consciência do dever cumprido,
possa agradecer a vós, minha protetora,
e render graças a Deus,
criador do céu, da terra e da natureza,
este Deus que tem poder de dominar
o furor das tempestades e abrandar a crueldade das guerras.
Santa Bárbara, rogai por nós.
quinta-feira, 3 de dezembro de 2020
Imbel cede capela para a Arquidiocese de Juiz de Fora
A Capela Nossa Senhora das Graças, localizada na fábrica da Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel), no Bairro Araújo, Zona Norte de Juiz de Fora, foi cedida para a Arquidiocese de Juiz de Fora. A assinatura do termo de cessão ocorreu na última segunda-feira (30).
Segundo a Arquidiocese, as tratativas duraram mais de três anos. Para reabertura e utilização definitiva do templo religioso, conforme consta da cessão de uso, a paróquia precisará executar obras no telhado, danificado após a explosão na fábrica da Imbel, em 2016. A reabertura da igreja acontecerá depois conclusão das obras.
O arcebispo metropolitano Dom Gil Antônio Moreira destacou que essa é uma conquista importante para a vida da Igreja na Arquidiocese de Juiz de Fora. “Quero agradecer ao Exército e à diretoria da Imbel esta cessão de uso, que se Deus quiser será por muitos e muitos anos, já que não pode haver uma doação pura e simples. Essa capela, que tem inclusive pinturas artísticas com motivações católicas, ficará à nossa disposição para uso da comunidade de Benfica depois de anos de paralisação das atividades”, disse.
A assinatura aconteceu no Edifício Christus Lumen Gentium, na Cúria Metropolitana. A Igreja foi representada por Dom Gil Antônio Moreira; pelo Padre Luiz Eduardo de Ávila, administrador da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Benfica – à qual a igreja passa a pertencer -; por Joaquim Moraes Júnior, responsável pela assessoria jurídico-civil da Mitra Arquidiocesana; e por Raquel Cristina de Souza Tostes e Renato da Costa Pereira, da assessoria patrimonial da Cúria. Pela Imbel, participaram o advogado Pedro Rondon Filho e o chefe da assessoria de planejamento, gestão e comunicação institucional, Fernando Antônio Pinto de Oliveira.
https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/03-12-2020/imbel-cede-capela-para-a-arquidiocese-de-juiz-de-fora.html
ARMAS EM FUNERAL - General de Exército R/1 Domingos Miguel Antonio GAZZINEO
É com grande pesar que informamos o falecimento, na data de 2 de dezembro de 2020, na cidade de Fortaleza, do Gen Ex R1 Domingos Miguel Antonio GAZZINEO.
O Gen GAZZINEO exerceu inúmeras funções de destaque no âmbito do Exército Brasileiro. Dentre elas, como membro do Alto Comando do Exército, ocupou os cargos de Chefe do Departamento Geral do Pessoal e Chefe do Departamento de Ensino e Pesquisa, atual Departamento de Educação e Cultura do Exército.
Neste momento de consternação, a família militar externa as mais sinceras condolências a todos os entes queridos desse destacado chefe militar.
Informamos, por fim, que o corpo do Gen GAZZINEO será velado amanhã, 3 de dezembro, às 9h, no Salão de Honra do Comando da 10ª Região Militar. O corpo será cremado após o velório.
ARMAS EM FUNERAL - General de Exército R/1 Sergio Pereira Mariano CORDEIRO
É com grande pesar que informamos o falecimento, na madrugada de 2 de dezembro de 2020, na cidade do Rio de Janeiro, do Gen Ex R1 Sergio Pereira Mariano CORDEIRO.
O Gen CORDEIRO exerceu inúmeras funções de destaque no âmbito do Exército Brasileiro. Dentre elas, como membro do Alto Comando do Exército, ocupou os cargos de Comandante Militar do Sudeste e Chefe do Departamento Geral do Pessoal.
Neste momento de consternação, a família militar externa as mais sinceras condolências a todos os entes queridos desse destacado chefe militar.
Informamos, por fim, que o corpo do Gen CORDEIRO será sepultado amanhã, 3 de dezembro, às 10h, no Cemitério Parque da Colina, em Niterói.
A cerimônia será restrita aos familiares em virtude da Pandemia da COVID-19.
ESAON - Por Otávio Santana do Rêgo Barros
A sobrevivência em ambiente hostil como a selva é uma das primeiras instruções nos cursos de combate do Exército Brasileiro. Exige do soldado redobrada atenção para superar o estresse emocional e o desconhecido da atividade.
NOTA DE FALECIMENTO - ENGENHEIRO JEAN KAMIL
Morreu, na noite dessa quarta-feira (2), o arquiteto e ex-diretor da Cesama Jean Kamil, aos 85 anos. De acordo com informações de familiares, Kamil estava internado no Hospital Unimed quando sofreu um mal súbito. Ele deixa três filhos.
Mineiro de Carangola, município também da Zona da Mata, Jean Kamil era engenheiro e arquiteto, tendo projetado inúmeros edifícios comerciais e residenciais em Juiz de Fora e Cabo Frio. Além da direção da Cesama, Kamil foi co-fundador da JJ Engenheiros, presidiu o Clube de Engenharia, foi diretor do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Juiz de Fora (Ipplan-JF) e foi professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Foi responsável também pelo projeto da primeira fase de construção do Hospital Monte Sinai.
Ainda conforme informações de familiares, o enterro ocorrerá na manhã desta quinta-feira (3) e não haverá velório.
https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/03-12-2020/arquiteto-jean-kamil-morre-aos-85-anos.html
quarta-feira, 2 de dezembro de 2020
VAQUINHA VIRTUAL, VAMOS AJUDAR - Força, Soldado Danielci!
‘Bora ajudar?Campanha Solidária para apoiar o Soldado EV Bruno Viega DANIELCI, que está com leucemia.
Qualquer valor é bem-vindo.
terça-feira, 1 de dezembro de 2020
PARTIDO DEMOCRATAS DE JF - COMUNICADO OFICIAL
NOTA OFICIAL
EXERCÍCIO DE APRESENTAÇÃO DA RESERVA - EXAR 2020
Morre aos 46 anos o ex-deputado Leonardo Moreira.
O ex-deputado estadual por Minas Gerais Leonardo Fernandes Moreira , de 46 anos, faleceu na noite desta segunda-feira 30/11 por volta das 11 horas da noite em Juiz de Fora no Hospital Monte Sinai .
Leonardo era filho do ex-deputado federal Edmar Moreira e de acordo com informações apuradas pelo Portal RKF, estava internado há 43 dias em Juiz de Fora. Ele teria passado mal em São João Nepomuceno e após consulta médica, foi encaminhado direto para o Hospital Monte Sinai com diagnóstico de apendicite aguda.
Apesar de todos os esforços médicos , após 43 dias de internação, o quadro não apresentou melhoras, tendo infecção generalizada e Leonardo faleceu.
Nascido em 20 de julho de 1974 em Juiz de Fora, Leonardo foi deputado estadual por Minas Gerais por dois mandatos: 2002 2007 e 2007 e 2011.
O seu sepultamento deverá ocorrer no pequeno distrito de Carlos Alves pertencente a São João Nepomuceno na tarde desta terça-feira 01/12.
Reportagem Kadu Fontana
https://reporterkadufontana.jor.br/2020/12/01/morre-aos-46-anos-o-ex-deputado-leonardo-moreira/
segunda-feira, 30 de novembro de 2020
Tenente do Exército fica ferido após explosão em fábrica clandestina de fogos
Um tenente do Exército, de 41 anos, teve 20% do corpo queimado após ser vítima de uma explosão em uma fábrica clandestina de fogos de artifício, em Santo Antônio do Monte. Em nota, o Exército informou que o estado de saúde do militar é estável.
Ele está internado no Hospital João XXIII, em Belo Horizonte. Após uma denúncia de fabricação clandestina de fogos de artifício, o tenente comprovou que a fábrica estava funcionando irregularmente.
Diante disso, foi orientado que fosse feito o descarte de aproximadamente 400 kg de pólvora, que estavam armazenados no local. No momento em que a pólvora era queimada, houve uma explosão e o tenente foi ferido na cabeça, rosto, mãos e pernas.
Em nota, o Exército ressaltou que o militar estava na fábrica para apurar denúncia de funcionamento clandestino do local e que neste ano mais de 200 fiscalizações foram feitas em lojas e fábricas de fogos de artifício na cidade e região.
OBRIGADO JUIZ DE FORA - POR WILSON REZATO
Nosso projeto não começou no início da campanha, lá no primeiro turno. Ele começou quando percebemos que poderíamos contribuir mais do que estávamos contribuindo com as nossas atividades na cidade, e que através da nossa proposta Juiz de Fora poderia voltar a sorrir.