sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Procon reestrutura departamento para levar mais informação aos consumidores


Em análise ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), mais pessoas estão procurando os órgãos de defesa dos consumidores para registrarem suas queixas. Na Agência de Proteção e Defesa do Consumidor da Prefeitura de Juiz de Fora (Procon/JF) a realidade não é diferente. Em 2010 foram registrados 21.087 atendimentos. Em 2011 o total subiu para 22.432, e em 2012 o número chegou a 27.633 consumidores reclamantes. Nos três anos, cobrança abusiva e indevida lideraram o ranking dos problemas mais comuns.

Para o superintendente do Procon, Nilson Ferreira Neto, esses números são bastante expressivos, mas falta ainda informação. “Muitas pessoas desconhecem os direitos previstos na legislação sobre as relações de consumo e isso é acentuado entre a população de menor poder aquisitivo”. Ainda segundo Nilson, para tentar equilibrar as relações entre consumidores e fornecedores, uma das metas da agência é ampliar a divulgação dos direitos dos consumidores. “Reestruturamos o Departamento de Estudos, Pesquisas e Projetos, o DEPP, destinado a coordenar ações educativas. Desta forma, iremos melhorar a qualidade das ações e aumentar o número de atividades do Procon”, afirmou Nilson.

De acordo com o chefe do Departamento de Estudos, Pesquisas e Projetos, Marcus Gasparetti, já estão sendo criadas atividades para o ano todo, como teatros e palestras nas escolas, seminários e ampliação das ações do Procon Móvel direcionadas aos bairros da cidade. “Estamos em fase de estudos para a elaboração de um convênio com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora para a realização de pesquisas sobre os hábitos de consumo da população de nossa cidade. Poderemos, assim, criar projetos educativos que atendam melhor às necessidades da população”, disse Gasparetti.

O primeiro evento do DEPP está marcado para 20 de fevereiro. Será uma palestra de orientação aos idosos participantes do Centro de Convivência do Idoso, da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), sobre os seus direitos como consumidores. Já em março, em parceria com a Ordem dos Advogados Brasil (OAB/JF), estão agendados eventos para os dias 11, 12 e 13, em comemoração à Semana do Consumidor. Palestras e debates vão ser direcionados aos profissionais e estudantes da área do Direito, às empresas fornecedoras de produtos e prestadoras de serviços, além da população de modo geral, com a discussão de assuntos sobre os direitos básicos dos consumidores.

* Informações com a Assessoria de Comunicação do Procon pelo telefone 3690-8439
PROCON

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