segunda-feira, 21 de outubro de 2013

BAIRRO GUARUÁ EM JUIZ DE FORA TERÁ CRECHE MUNICIPAL

Moradores do Bairro Guaruá querem uma praça no local.
Segundo Prefeitura, é possível realizar os dois projetos.

Do G1 Zona da Mata
Moradores do Bairro Guaruá de Juiz de Fora, esperam há anos pela construção de uma praça. O terreno, inicialmente destinado para o projeto, virou motivo de briga na Justiça já que foi determinada a instalação de uma associação e também a construção de uma creche no mesmo local. De acordo com a Prefeitura, será possível executar dois dos projetos, sendo a creche com uma praça ao lado.
Em 2005, o espaço que deveria ser destinado a uma praça foi doado para a construção da sede da Associação de Livre Apoio dos Excepcionais (Alae). A entidade projetou a sede para ocupar todo o terreno. Segundo o presidente da associação de moradores do Bairro, João Carlos Reis, a situação desagradou os vizinhos. “Em nenhum momento a comunidade foi consultada antes dos projetos serem feitos e nós não fomos contra nada. Só estamos lutando para que essa área seja preservada como praça. Existem outras áreas aqui que podem ser construídos os outros projetos”. O presidente da Alae, Luiz Gonzaga Hallack, afirmou que aguarda a tramitação do recurso na Justiça para qualquer definição sobre o projeto da sede própria da entidade.
O terreno tem pouco mais de seis mil metros. Atualmente, o pedido dos moradores está na Justiça. O processo tramita desde 2006 em segunda instância. Três anos depois, ainda sem resultado da ação judicial, a Prefeitura destinou parte do terreno para a construção de uma creche municipal. A intenção seria atender crianças de até três anos de idade moradoras do Vila Olavo Costa. A medida não agradou sequer os moradores do bairro vizinho, já que para eles, o ideal é instalar a creche no próprio bairro. “Nós temos lugar aqui no Olavo Costa, sem prejudicar ninguém”, disse o morador José Roberto de Almeida Nunes.
Enquanto isso, os moradores do Guaruá convivem com um terreno cheio de mato e sem a menor infraestrutura.
Soluções
De acordo com o secretário de Educação, Weverton Vilas Boas, um estudo sobre a construção da creche foi feito no local e a obra já foi confirmada. “Trata-se de uma obra do Governo Federal, com recurso já captado há alguns anos. Essa situação já se arrasta há algum tempo e o governo está aguardando somente a nossa aprovação para iniciar as obras imediatamente”, explicou.
Ainda segundo o secretário, a creche irá atender a todos os bairros vizinhos e não apenas ao Vila Olavo Costa. “A Prefeitura vem realizando uma série de encontros com lideranças dos dois bairros. A creche que funciona no Olavo Costa atualmente atende apenas 40 crianças. Agora, nós vamos triplicar o atendimento atual”, garantiu.
Quanto à construção da praça, o secretário afirmou que devido ao tamanho do local, é possível realizar os dois projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário