quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Projeto Aquarius volta ao Complexo do Alemão




Sucesso. Uma apresentação do Projeto Aquarius, nos anos 80, na Quinta da Boa Vista Foto: Arquivo O Globo / Luiz Ávila/27-09-1987

Sucesso. Uma apresentação do Projeto Aquarius, nos anos 80, na Quinta da Boa VistaArquivo O Globo / Luiz Ávila/27-09-1987
RIO - Ocupado pelas forças de segurança desde novembro de 2010, o Complexo do Alemão, na Zona Norte, será mais uma vez palco de uma edição do Projeto Aquarius. 
No próximo dia 15, a partir das 21h, a comunidade pacificada assistirá a um concerto natalino na Estação do Bondinho do Morro do Adeus. No palco, uma mistura de popular e clássico dará o tom da festa: os músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), sob a regência do maestro Roberto Minczuk, dividirão espaço com a sambista Alcione. 
Com patrocínio do Banco Santander, o espetáculo marcará o início das comemorações de fim de ano na favela, já que no mesmo dia será inaugurada a árvore de Natal do Santander. As mestres de cerimônia deste Projeto Aquarius Especial de Natal serão a atriz Regina Casé e a jornalista Ana Paula Araújo, da TV Globo.
— Alcione cantará uma música natalina e um dos seus maiores sucessos, “Não deixe o samba morrer”. Teremos também a participação do AfroReggae — adianta a diretora-geral do Projeto Aquarius, Sheila Roza.
Do clássico ao popular
Este é o segundo ano do Projeto Aquarius no Alemão. No ano passado, a OSB se apresentou no Campo do Sargento. Na nova edição, o show da orquestra será junto à árvore de Natal, perto da famosa estação do teleférico.
— O Aquarius é um marco na história do GLOBO e faz parte da memória de milhões de pessoas que assistiram aos seus concertos realizados ao longo de 40 anos. É motivo de orgulho para O GLOBO poder realizar uma apresentação especial de Natal numa comunidade pacificada como o Complexo do Alemão. Nosso objetivo, com esse espetáculo que une música clássica e popular, é destacar um valor imprescindível para o Rio: a convivência harmoniosa de uma cidade tão diversa. Convidamos todos para celebrar conosco — afirma Sandra Sanches, diretora-executiva do GLOBO.
A SuperVia, que opera o teleférico do Alemão, criou um horário especial e vai transportar passageiros até meia-noite no dia do concerto. Segundo Gustavo Bragança, consultor de relações institucionais do teleférico, num sábado normal o equipamento recebe 12 mil pessoas, mas a expectativa é de mais quatro mil passageiros na data da festa.
— Aos sábados, o teleférico opera de 8h às 20h, mas a nossa expectativa é que, neste dia, toda a gente do entorno vá ao espetáculo e use o equipamento — explicou Bragança.
Maestro: fonte de inspiração
O maestro Roberto Minczuk tem esperança de que o contato com a música clássica inspire futuros artistas:
— Espero que possamos inspirar as pessoas da mesma forma como eu fui conquistado aos sete anos de idade durante um concerto que me fez me apaixonar pela música.
O cenógrafo Abel Gomes, no Projeto Aquarius desde a sua criação, conta que o palco será como um grande presente:
— Estamos trabalhando com a mesma qualidade técnica e capricho que temos num espetáculo de teatro. Para mim, realizar o Aquarius numa comunidade como aquela é um verdadeiro presente de Natal.
http://oglobo.globo.com/rio/projeto-aquarius-volta-ao-complexo-do-alemao-6986481

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário