Foto: Divulgação
O general da reserva, Floriano Peixoto Vieira Neto, radicado em Muriaé há quase 50 anos, será nomeado Secretário-Geral da Presidência da república em substituição a Gustavo Fabiano exonerado na data de hoje, 18 de fevereiro.
Nascido na pequena cidade de Tombos/MG, general Floriano Peixoto reside em Muriaé desde 1970. Pelo Exército Brasileiro, ele comandou várias ações de destaque que motivaram condecorações no país e no exterior, como a “Missão de Paz da Organização das Nações Unidas” (ONU), no Haiti, entre 2009 e 2010.
Em 2013, o general foi agraciado com o título de “Cidadania Honorária de Muriaé”, concedido pelo Poder Legislativo Municipal.
Na reserva do Exército desde 2014, Gen Floriano Peixoto atuou como pesquisador do Instituto Brasil do King's College, de Londres.
NOTA DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA:
NOTA DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA:
O presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou o general da reserva do Exército Brasileiro, Floriano Peixoto, como o novo ministro da Secretaria-Geral. O general assume pasta que era comandada pelo ex-ministro, Gustavo Bebianno, exonerado pelo presidente.
O novo ministro iniciou a carreira militar em 1973 e concluiu a formação na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) em 1976, na arma de infantaria.
Paraquedista militar, assim como Bolsonaro, Floriano alcançou o posto de general de divisão (três estrelas), o penúltimo na hierarquia do Exército. Ele passou à reserva em março de 2014.
Floriano participou duas vezes da Missão de Paz das Nações Unidas no Haiti, uma como oficial de operações e outra como o comandante das forças militares no país. Ele liderava a missão quando ocorreu o terremoto no Haiti, em 2010.
Além do Haiti, o ministro teve como experiências internacionais na carreira militar:
Curso avançado de infantaria do Exército dos EUA;
Representante do Exército junto à Convenção de Genebra;
Delegado brasileiro junto à Conferência dos Exércitos Americanos;
Assessor militar brasileiro junto à Academia Militar de West Point, do Exército dos EUA.
Durante a carreira, Floriano comandou o 62º Batalhão de Infantaria, em Joinville (SC), a 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), em Caçapava (SP), chefiou a 5ª Subchefia do Estado-Maior do Exército e comandou a 2ª Divisão de Exército, em São Paulo.
Floriano também é formado em Administração de Empresas e tem MBA em Gerência Executiva.
Além da formação militar, com experiências na Suíça e nos Estados Unidos, Floriano é formado em Administração de Empresas e tem MBA em Gerência Executiva.
Com a escolha do militar, o chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, será o único civil com cargo de ministro no Palácio do Planalto. Os demais ministros que despacham do Palácio (Santos Cruz na Secretaria de Governo e Augusto Heleno no GSI) também são generais da reserva do Exército.
Nenhum comentário:
Postar um comentário