Faleceu no dia de hoje, aos 88 anos, nosso mestre e amigo Romeu Rainho, seu sepultamento será na cidade de Além Paraíba/MG.
Tivemos a honra de trabalhar e conviver com nosso amigo por longos e felizes anos durante as campanhas e mandato do amigo ex-deputado estadual, José Maria Barros, hoje prefeito de Recreio/MG.
Faço minhas as palavras do amigo e irmão Weverton Vilas Boas:
"Amado amigo Romeu Rainho, você é filho do Universo, irmão das estrelas e árvores... você estará sempre vivo em nossas mentes e corações! Recordar é Viver!
Como esquecer de você declamando poemas para todos que conosco paravam? Desde que mudou-se, há algum tempo, meus fins de tarde e sábados pela manhã no Calçadão da Rua Halfeld, em Juiz de Fora, não tem mais graça, comer pastel naquelas galerias já não tem o mesmo sabor, nem tampouco parar para escutar rádio nas noites de domingo, sintonizando no seu Programa “Recordar é Viver”. Poeta, declamador, locutor, contador de histórias,Radialista, ex-Empresário do Rei do Baião, mas acima de tudo, seu maior orgulho era ser pai de duas filhas formadas e vencedoras. Quantas boas recordações... a nossa amizade perpassou o tempo, a distância e a nossa diferença de idade. Quanta coisa aprendi com você meu amigo Romeu! Mas não quero derramar lágrimas, ficar triste, pois você era a própria felicidade e alegria contagiante. Nossa “voz de Veludo”, tenho certeza que você está declamando as lindas poesias e já organizando um lindo sarau com os anjos. Para não chorar mais, termino homenageando a você e as minhas amigas e suas amadas filhas, Renata Rainho e Isabela Rainho, com o seu poema preferido, que ficará eternamente em nossa memória declamado por você.
Desiderata
Siga tranquilamente entre a inquietude e a pressa, lembrando-se que há sempre paz no silêncio. Tanto que possível, sem humilhar-se, viva em harmonia com todos os que o cercam.
Fale a sua verdade mansa e calmamente e ouça a dos outros, mesmo a dos insensatos e ignorantes – eles também tem sua própria história.
Evite as pessoas agressivas e transtornadas, elas afligem nosso espírito. Se você se comparar com os outros você se tornará presunçoso e magoado, pois haverá sempre alguém inferior e alguém superior a você. Viva intensamente o que já pode realizar.
Mantenha-se interessado em seu trabalho, ainda que humilde, ele é o que de real existe ao longo de todo tempo. Seja cauteloso nos negócios, porque o mundo está cheio de astúcia, mas não caia na descrença, a virtude existirá sempre.
“Você é filho do Universo, irmão das estrelas e árvores. Você merece estar aqui e mesmo que você não possa perceber a terra e o universo vão cumprindo o seu destino.”
Muita gente luta por altos ideais e em toda parte a vida está cheia de heroísmos.
Seja você mesmo, principalmente, não simule afeição nem seja descrente do amor; porque mesmo diante de tanta aridez e desencanto ele é tão perene quanto a relva.
Aceite com carinho o conselho dos mais velhos, mas seja compreensível aos impulsos inovadores da juventude.
Alimente a força do Espírito que o protegerá no infortúnio inesperado, mas não se desespere com perigos imaginários, muitos temores nascem do cansaço e da solidão.
E a despeito de uma disciplina rigorosa, seja gentil para consigo mesmo. Portanto esteja em paz com Deus, como quer que você O conceba, e quaisquer que sejam seus trabalhos e aspirações, na fatigante jornada da vida, mantenha-se em paz com sua própria alma.
Acima da falsidade, dos desencantos e agruras, o mundo ainda é bonito, seja prudente.
FAÇA TUDO PARA SER FELIZ"
Romeu de Souza Rainho
ResponderExcluirRadialista, radioator, redator, poeta, trovador, declamador, produtor e apresentador/animador de auditório. Nasceu em Juiz de Fora-MG, em 25 de abril de 1928, pai de Isabela e Renata.
Foi contratado como locutor na Rádio Barbacena AM 820, em julho de 1948. Em abril de 1949, assumiu o cargo de Diretor-Artístico da Rádio Barbacena, administrada pela Organização Radointerior de Alceu Nunes da Fonseca. Emissora gerenciada à época, por José Theodorico de Paula. Alcançou notoriedade, declamando poemas dos mais consagrados poetas da língua portuguesa.
Idealizou e apresentou o programa "Valsas e Canções". Colaborou com a divisão de radioteatro da Rádio Barbacena, através do programa "Cortina Sonora" ao lado dos companheiros Walmick Campos, Benedito Fernandes Carlos, Sérgio Fernandes, Nadyr Manoel da Silveira, Nilcea Prenassi e Elizabeth Dorotéia Araújo "Betty". A partir de abril de 1949, apresentou o programa de auditório "Parada Infantil" no Cine Brasil.
Em 1950, desligou-se da Rádio Barbacena, sendo contratado pelo cantor e compositor Luiz Gonzaga o "Rei do Baião" que, na oportunidade, estava fazendo "tournée" pelo Brasil sob o patrocínio do "Colírio Moura Brasil".
Romeu Rainho manteve-se por muito tempo nessa atividade, nessa mesma firma, como apresentador dos artistas que eram contratados para promoções publicitárias pelo interior do Brasil. Tornou-se mais tarde empresário nesse ramo artístico-comercial, tendo a seguir assumido sucessivos compromissos com outros famosos artistas e outras conceituadas empresas.
Romeu Rainho além de empresário, se tornou amigo Luiz Gonzaga, denominando-o carinhosamente como o "filho do velho Januário e da velha Santana" ou "pernambucano valente das redondezas da Serra do Araripe".
Em 1982, realizou uma entrevista com cantor Luiz Gonzaga, um trabalho histórico, realizado no Museu da Imagem e do Som da FUNALFA (Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage), de Juiz de Fora, MG. Gravou também um CD contendo as suas principais declamações com destaques para:
"Prece de São Francisco de Assis", "Oração de um Órfão de Guerra" de Orlando Cavalcante.
"Gente Humilde" e "Carolina" de Machado de Assis.
Em Juiz de Fora, foi assessor parlamentar do então Deputado estadual José Maria André de Barros e trabalhou na extinta Rádio Juiz de Fora AM 910 Khz.
Hoje, aposentado do rádio, Romeu Rainho reside em Além Paraíba.
Colaborações: Rogério Varandas e Isabela Rodrigues Rainho.
FONTE: www.carlosferreirajf.blogspot.com