terça-feira, 23 de junho de 2015

Juiz José Armando deixa Tribunal do Júri

Com 40 anos de atuação na Justiça, 18 deles em Juiz de Fora, o juiz José Armando Pinheiro da Silveira, titular do Tribunal do Júri do Fórum Benjamim Colucci, deixou a cadeira de onde acompanhou cerca de mil julgamentos ao longo do seu trabalho nesta comarca, no último dia 18. O magistrado completa 70 anos hoje, idade máxima no serviço público. Ao receber a Tribuna em sua sala no Fórum, de onde já tinha retirado seus livros e quadros, ele disse que deixa o cargo com a sensação de dever cumprido.
“Estou triste de sair, pois foram 40 anos no Poder Judiciário, mas também estou feliz porque vou completar 70 anos com saúde. Saio com a convicção de que fui útil à sociedade. Fui juiz com muita dedicação e preocupação de não errar. Nunca dormi com consciência pesada, soltando ou prendendo. Tenho certeza de que não serei condenado no céu, quando morrer”, brincou.
José Armando, que é natural de Aparecida (SP) e foi criado no Rio de Janeiro, diz ser juiz-forano de coração em razão de título concedido pela Câmara Municipal. Antes de ser juiz, foi repórter de rádio, atuando na Rádio Metropolitana no Rio, emissora que já não existe mais. Na frente do microfone, o jornalista José Armando cobria a Assembleia Legislativa, a Câmara Municipal e até desfile de 7 de Setembro. “Naquela época, não existia microfone sem fio. Os aparelhos tinham um rolo de fio enorme e precisava de um profissional só para carregá-lo.”
Sobre a atuação da Justiça, o magistrado avaliou que tem sido satisfatória, mas há problema. “O assoberbamento de processos é um transtorno para o país: há 200 milhões de habitantes e cerca cem milhões de processos. É um território grande com muita gente em turbulência, pobreza, muita gente saindo da pobreza, e isso gera processo. Mas temos bons juízes, bons promotores, bons servidores. Em Juiz de Fora, o prédio do fórum precisa de melhoria, mas ainda é confortável, e nos esforçamos para prestar o que há de melhor”. Ainda não há o nome do próximo juiz a ocupar o cargo. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais informou que já foi aberto edital para preenchimento da vaga.
http://www.tribunademinas.com.br/juiz-jose-armando-deixa-tribunal-do-juri/

Nenhum comentário:

Postar um comentário