Por Wesley T M Sá
"Tornara tradição nas Paradas de 7 de Setembro, a revoada dos aviões do Aeroclube de Juiz de Fora, quando se permitia extra-oficialmente um vôo mais baixo. Numa delas, o general que comandava a 4ª Região Militar pediu ao presidente do Aeroclube para que os aviões fizessem bastante barulho sobre a Avenida Rio Branco. Ordem pedida, ordem cumprida!
Que fazem os colegas Newton Loreto e João Francisco Valle? Pilotando dois PT-19, os jovens penetram na avenida em vôo rasante, mais baixo do que vários andares de edifícios, com as máquinas a pleno, causando enorme sensação aos que assistiam à Parada Militar e Estudantil.
Muita gente abaixou a cabeça, com medo de ser atingida pelos aviões. (...) A proeza dos rapazes ficou na história e mereceu severa punição imposta pelo ACFJ e pelo Ministério da Aeronáutica, que tomara conhecimento da 'indisciplina' por denúncias comprovadas por fotos, inclusive mostradas na imprensa.
Daí em diante, o Aeroclube se absteve em participar dos desfiles seguintes, o que foi vivamente sentido pela população da cidade, tão acostumada ao sobrevôo dos nossos aviões na Avenida Rio Branco em dia de festa cívica."
Trecho tirado do livro "Os Meus 40 Anos de Aviação", do jornalista e piloto Adail de Oliveira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário