28 de Agosto de 2013 - 18:08
Por Tribuna
A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor de Juiz de Fora (Procon-JF) vai instaurar processo administrativo contra a empresa Neon, integrante do Grupo Neon Distribuidora de Produtos Eletrônicos Ltda., em decorrência das mais de 50 reclamações registradas no órgão desde a criação da empresa, em dezembro do ano passado. De acordo com os consumidores, a Neon estaria vendendo produtos eletrônicos com preços abaixo dos praticados no mercado sem efetuar a entrega das mercadorias.
A empresa atua em todo o Brasil e tem publicidade em programas de TV e sites na internet. As queixas com relação ao descumprimento do que é combinado com os consumidores não estão restritas a Juiz de Fora. Em fevereiro, a Associação de Consumidores (Proteste) acionou o Ministério Público para denunciar a empresa que teria lesado clientes em diferentes regiões do país. Em março, o Procon de São Paulo adicionou a Neon à lista de sites que devem ser evitados por consumidores que pretendem fazer compras virtuais.
O superintendente do Procon-JF, Nilson Ferreira Neto, informou que, além de aplicar as sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC), a agência irá notificar a empresa Akatus Meios de Pagamento S/A, que recebia os pagamentos dos consumidores; as operadoras de cartão de crédito; o programa de TV onde estavam sendo exibidos os comerciais da venda dos produtos e levar ao conhecimento do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) as irregularidades encontradas. "O Procon também irá atuar na prevenção, para que os consumidores não sofram novos danos."
A Tribuna tentou contato com a empresa, mas não teve resposta. No site da Neon não constam telefone e endereço, há apenas um e-mail e formulário de contato. O Procon-JF orienta que antes de adquirir um produto via site, TV ou por telefone, o consumidor deve estabelecer um diálogo com o fornecedor, de modo que, na hipótese de ocorrer algum problema, tenha conhecimento dos procedimentos a serem adotados.
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