quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Motociclistas flagrados em blitze em várias regiões

29 de Agosto de 2013 - 11:15

Por Tribuna

Motofretistas que circulam pela cidade estão sendo alvo de uma série de blitze realizadas pelo Pelotão de Policiamento de Trânsito (PPTran) da Polícia Militar nesta quinta-feira (29). O objetivo das ações, conforme o comandante do PPTran, tenente José Lourenço Pereira Júnior, é alertar a categoria sobre o prazo final para as regularizações referentes à placa de aluguel e à necessidade do curso de capacitação exigido, conforme a Resolução 356, de 2 de agosto de 2010, do Contran. O prazo, encerrado inicialmente em 4 de agosto de 2012, foi prorrogado até o próximo dia 31.
Em menos de uma hora da operação "Motofrete - Agilidade na entrega, cuidado com a vida!" na Rua Jarbas de Lery Santos, no Centro, os policiais militares também flagraram três motociclistas sem habilitação e três veículos sem licenciamento. Um funcionário público, 52 anos, teve sua Honda apreendida por dirigir sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). "Uso a moto para ir e voltar do serviço. Agora vou pagar a multa e tirar a carteira para poder dirigir sem preocupação", disse o homem, após ser flagrado na blitz. Na visão do tenente Júnior, o desrespeito à legislação de trânsito ainda é constante. "Há necessidade de mudarmos esse comportamento. O inabilitado tem que saber os riscos que corre, porque é considerado imperito."
Ainda de acordo com o comandante do PPTran, a operação será desencadeada durante todo o dia em diversos pontos da cidade. Além da via próxima à Praça do Riachuelo, pela manhã as blitze estão acontecendo nas avenidas Francisco Bernardino e Olegário Maciel, na região Central, e no Bairro Manoel Honório, Zona Leste. À tarde, as ações continuam nos principais corredores de tráfego na Cidade Alta. "O caráter principal da blitz é educativo. Queremos alertar os motofretistas com relação ao prazo para regularizar a atividade, pois a partir do dia 1º de setembro estaremos cobrando o cumprimento das exigências", finalizou o policial, lembrando que no próximo mês serão exigidos o registro do veículo na categoria de aluguel (placa vermelha) e o curso de especialização para o exercício da atividade remunerada.
Outros itens de segurança obrigatórios já têm validade para fiscalização, como idade mínima de 21 anos para o condutor, dois anos de habilitação na categoria "A", uso do colete e do capacete, com viseira ou óculos de proteção, com dispositivos retrorrefletivos. As motocicletas usadas no serviço de frete também precisam estar equipadas com protetor para as pernas e motor, o chamado "mata cachorro" e antena aparadora de linha no guidão ou "corta pipa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário