segunda-feira, 27 de maio de 2013

Começa nesta semana o circuito de Torneios Leiteiros e Festas Rurais de Juiz de Fora

Os eventos que movimentam o meio rural de Juiz de Fora começam neste fim de semana e seguem até o mês de setembro. Serão 16 festas que reunirão produtores rurais, pecuaristas, cavaleiros e todo o público interessado em fazer parte dessa interação com a zona rural. O circuito – que conta com oito torneios leiteiros, sete festas rurais e a Expo Feira Agropecuária – começa na próxima quinta-feira, 30, na comunidade de Pires.

Este ano, a tradição dos torneios leiteiros completa 30 anos. O primeiro foi promovido pela comunidade de Pirapetinga, em 1983. No início, era apenas uma competição de produtividade de leite e promoção de qualidade do produto. Hoje, entre as atrações, além das competições de maior produção leiteira entre vacas e novilhas, são realizadas mostras de bezerras, shows sertanejos, comércio em barracas típicas, feira da economia solidária, além das tradicionais missas de abertura.

A realização é da associação de produtores de cada região, com o apoio da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento (SAA), Prefeitura de Juiz de Fora e demais parceiros. A responsabilidade técnica é dos veterinários da SAA, que atestam a sanidade dos animais de criadores da região para participar do evento. São analisados exames de brucelose e tuberculose, feitos com até 60 dias de antecedência, além da obrigatoriedade de comprovação de vacinas contra febre aftosa e brucelose. Os animais também devem estar livres de ectoparasitas, tais como carrapatos e bernes. Eles orientam, ainda, quanto às condições sanitárias do espaço e higiene no processo de ordenha.

Toda a estrutura física dos torneios é cedida pela SAA, através de uma empresa contratada por meio de licitação. A Prefeitura conta com um stand de exposição de serviços e atividades voltadas para o meio rural, que serve como palco das pesagens de leite das ordenhas e como ponto de encontro para os produtores.


O secretário de Agropecuária e Abastecimento, Marlon Martins, ressalta a importância desses eventos. “Os torneios e as festas são o momento de aliar lazer e técnica nas comunidades rurais. Além de trazer entretenimento para a população, promovem a troca de informações e tecnologia e são uma excelente vitrine para o comércio posterior dos animais, promovendo e incentivando os negócios dos produtores. É papel da prefeitura apoiar essa tradição, que serve também para fomentar as atividades no meio rural”.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da SAA pelo telefone 2104-7003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário