A Prefeitura de Juiz de Fora criou um plantão permanente para monitorar a greve dos rodoviários e minimizar os impactos para a população. Um esquema especial de emergência está sendo implantado nos horários considerados de pico. Dirigentes das secretarias de Transporte e Trânsito (Settra), Administração e Recursos Humanos (SARH), Governo (SG) e Comunicação Social (SCS), além da Polícia Militar (PM), se reuniram desde as primeiras horas desta terça-feira, 5, para acompanhar a situação.
Um trabalho de inteligência foi montado a fim de organizar equipes nas ruas. Todos os agentes de trânsito da Settra, além de efetivos da Guarda Municipal e da PM, foram deslocados para os principais corredores de tráfego da cidade, envolvendo efetivos de outros turnos e até mesmo de férias. Ao todo, mais de 200 servidores foram envolvidos.
Desde o início da manhã, a faixa seletiva das avenidas Getúlio Vargas e Francisco Bernardino, no Centro, foram liberadas para a passagem de veículos. Já na Avenida Rio Branco, táxis foram liberados para circular pela faixa exclusiva de ônibus, com o compromisso de respeitarem a legislação e a sinalização vigente.
Apesar do aumento no fluxo de veículos em função de nenhum ônibus ter saído das garagens, até o início da tarde nenhum acidente relacionado à greve foi registrado. Além disso, a Settra observou lentidão no trânsito, mas não houve pontos de paralisação. Para os horários de pico, foi elaborada uma série de intervenções e medidas, com o lançamento de equipes ostensivas de agentes de trânsito da Settra, guardas municipais e PM.
De acordo com o secretário de Governo, José Sóter Figueirôa, a Prefeitura está adotando todas as medidas cabíveis para minimizar os transtornos à população. A administração municipal aguarda os desdobramentos das discussões entre os representantes da categoria com os responsáveis pelas empresas de ônibus, no âmbito da Justiça do Trabalho, para tomar os procedimentos adequados de retorno dos veículos às ruas, conforme determina a lei. "A Prefeitura está ao lado da população para evitar que ela seja prejudicada", afirmou.
Em Brasília, onde participa de reuniões com o vice-presidente, Michel Temer, hoje, e com a presidenta Dilma Rousseff, amanhã, sobre a inclusão de Juiz de Fora no PAC da Mobilidade, e busca recursos para garantir as obras viárias, o prefeito Bruno Siqueira fez questão de acompanhar todo trabalho, deixando o gabinete de plantão organizado antes de sua partida, em reunião no final da noite de ontem.
Veja abaixo a distribuição das equipes de mobilização nas ruas:
- Avenida Rio Branco, nos seguintes cruzamentos: Procópio Teixeira; Antonio Carlos; Itamar Franco; Espírito Santo; Santa Rita; Floriano Peixoto; Benjamim Constant; Silva Jardim; Afonso Pinto da Mota; Barão de Cataguases; Cruzamento próximo ao Sport Clube; Antonio Lagrota e Brasil
- Avenida Brasil, nos seguintes cruzamentos: Jose Ectrópio; Rui Barbosa; Marechal Setembrino; Maria Perpétua e Benjamim Constant
- Itamar Franco nos seguintes cruzamentos: Monsenhor Gustavo Freire; Padre Café; Santo Antonio; Batista de Oliveira e Espirito Santo e Getúlio Vargas
- Francisco Bernardino com Rua Halfeld
- Francisco Bernardino com Marechal Deodoro
- Rua Olegário Maciel com Espírito Santo
- JK com Abílio Gomes
- Rua São Mateus
- Rua Bernardo Mascarenhas
- Zona Norte
- São Pedro
- Rua Olegário Maciel
* Outras informações com a Secretaria de Comunicação Social, pelo telefone 36908597.
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário