sexta-feira, 30 de novembro de 2012

4º GAC - ASPIRANTADO 2012 - 1ª PARTE


No dia de hoje aconteceu no 4º Grupo de Artilharia de Campanha, Grupo Marquês de Barbacena, a primeira parte da solenidade do Aspirantado 2012. 

Às 09h realizou-se um culto de ação de graças com missa e culto evangélico. 



Logo após, no auditório da unidade, foi realizada a cerimônia de premiação dos alunos que obtiveram as melhores colocações em diversos segmentos durante o curso do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva - NPOR,  no ano de 2012.


A solenidade foi presidida pelo Comandante do 4º GAC e Diretor de Ensino do NPOR, Ten Cel Art Augusto Pompeu de Souza Perez, que chegou ao local da cerimônia de premiação acompanhado pelo Cel R/1 Art Jairo Arrais de Souza, representante da Poupex em Juiz de Fora e Região, pelo Ten Cel Eng Jorge Luiz Porto, diretor da Imbel/Juiz de Fora e pelo 1º Ten R/2 Art Luiz Eduardo da Silva Schmitz, diretor Social da Associação de Oficiais da Reserva do Exército R/2, Seção Juiz de Fora.

O mestre de cerimônias foi o 1º Ten R/2 Art Jonas Carvalho de Oliveira, instrutor do NPOR.


Antes da premiação os presentes cantaram o Hino Nacional Brasileiro.

A mesa foi composta pelo comandante do 4º GAC, Ten Cel Perez, Maj Da Silva, respondendo pelo subcomando do grupo e pelo Maj Morgado, Instrutor-Chefe do NPOR.


Logo em seguida deu início a premiação.














Os brindes entregues aos alunos foram ofertados pelo Cel  R/1 Art Jairo Arrais de Souza, representante da Poupex, Ten Cel Eng Jorge Luiz Porto, diretor da Imbel/Juiz de Fora, Ten Cel Art Luciano Batista de Lima, comandante do 21º GAC, em Niterói/RJ, Cap Art Luiz Eugênio Serra, ex-Instrutor-Chefe do NPOR/4º GAC, 1º Ten R/2 Art Luiz Eduardo da Silva Schmitz, diretor da AORE/JF e pelo comando do 4º GAC.

O Al Guedes fez o agradecimento em nome da turma.


Dando prosseguimento o 1º Ten R/2 Art Luiz Eduardo da Silva Schmitz, diretor da AORE/JF, fez uso da palavra para ler uma mensagem do presidente do Conselho Nacional de Oficiais da Reserva - CNOR, 2º Ten R/2 Art Sérgio Pinto Monteiro e uma mensagem pessoal aos futuros Aspirantes.


O Ten Cel Augusto Perez, comandante do 4º GAC, também fez uso da palavra, onde cumprimentou aos futuros aspirantes, agradeceu as presenças, convidou a todos para a solenidade de Declaração de Aspirantes e Entrega de Espadas, amanhã, e deu por encerrada a presente cerimônia.


MENSAGEM DO CNOR

COMO PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE OFICIAIS R/2 E DIANTE DA IMPOSSIBILIDADE DE PARTICIPAR DESSE IMPORTANTE EVENTO POR COMPROMISSOS ANTERIORMENTE ASSUMIDOS, DESEJO EXPRESSAR OS CUMPRIMENTOS DESTE CONSELHO AOS ASPIRANTES DO 4º GRUPO DE ARTILHARIA DE CAMPANHA PELA VITÓRIA ALCANÇADA. 

OS SENHORES, A PARTIR DESTA DATA INESQUECÍVEL, INTEGRAM A RESERVA ATENTA E FORTE. ALGUNS PERMANECERÃO NO SERVIÇO ATIVO. OUTROS RETORNARÃO À VIDA CIVIL. TODOS LEVANDO CONSIGO OS VALORES E ATRIBUTOS ADQUIRIDOS NA CASERNA. LEMBREM-SE QUE SERÃO SEMPRE OFICIAIS. MANTENHAM-SE PRONTOS E ADESTRADOS. 

INSPIREM-SE NAQUELES 433 TENENTES R/2 QUE HÁ SETENTA ANOS, CONVOCADOS PARA A FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA, CUMPRIRAM SUAS MISSÕES COM A EFICÁCIA DESEJADA. ALGUNS DELES DERAM À PÁTRIA O SEU BEM MAIS PRECIOSO – VIDA.

ASPIRANTES:

COMO FORMADORES DE OPINIÃO, LEVEM AO SEGMENTO CIVIL DA SOCIEDADE A IMAGEM CORRETA DAS NOSSAS FORÇAS ARMADAS, SEMPRE PRONTAS A DEFENDER A SOBERANIA DO BRASIL E OS PRINCÍPIOS QUE FORJARAM A NACIONALIDADE. SEJAM FELIZES! SAUDAÇÕES ARTILHEIRAS!

SÉRGIO PINTO MONTEIRO – 2º TEN R/2 ART
PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE OFICIAIS R/2



MENSAGEM DO 1º TEN R/2 ART LUIZ EDUARDO DA SILVA SCHMITZ

ASPIRANTES DE 2012, BOM DIA!

CHEGOU O GRANDE DIA, CHEGOU O DIA DA DESPEDIDA. DO TROFÉU. O TROFÉU É A VOSSA ESTRELA PLATINADA. GALGARAM O CUME DE UM MONTE DE ONDE SE DESCORTINARAM VÁRIOS CAMINHOS. CAMINHOS QUE FORAM PERCORRIDOS DE ACORDO COM A VOCAÇÃO E AS ESCOLHAS DE CADA UM. 

CHEGOU O DIA DO FIM. O DIA DO COMEÇO. E, COMO EM TODAS AS FORMATURAS É DIA DE GRATIDÃO. GRATIDÃO AO NOSSO DEUS. AUTOR DA VIDA E DE TUDO O QUE EXISTE. GRATIDÃO AOS PAIS, INSTRUTORES, MONITORES, AMIGOS. E TODAS ESSAS PESSOAS QUE FORAM AFINANDO AS VOZES PARA QUE O CORPO PUDESSE ENTOAR SUA CANÇÃO. 

A CANÇÃO ESTA PRONTA. É SÓ COMEÇAR O ESPETÁCULO. A CADA ESPAÇO DE TEMPO, UM SINAL ERA TOCADO PARA QUE AS PESSOAS SE PREPARASSEM PARA O MOMENTO DA ESTREIA. A ESTREIA É HOJE. TUDO JÁ FOI ENSAIADO. É CLARO QUE SEMPRE FALTA UM DETALHE AQUI OU ALI. MAS TUDO ESTÁ PRONTO PARA COMEÇAR. E A VIDA AGUARDA OS NOVOS ARTISTAS. E O MUNDO ESTÁ SEDENTO DO TALENTO DE VOCÊS, JOVENS ASPIRANTES, QUE SAEM DA GRUTA SEM MEDO DE ENFRENTAR AS FERAS QUE SURGIRÃO PELO CAMINHO. 

ESTÃO ARMADOS. PORQUE TER MEDO? ARMADOS DE VALORES, DE CONHECIMENTO, DE AMOR. ARMADOS PARA DERROTAR O QUE DEVE SER DERROTADO E FAZER TREMULAR, NO MAIS ALTO MASTRO, A BANDEIRA DA VIDA, ILUMINADA COM O SINAL DA PAZ. 

O TEMPO PASSOU RÁPIDO DEMAIS NÃO FOI?. NO COMEÇO, MOVIA-SE DEVAGAR. OS PRIMEIRO DIAS. OS PRIMEIROS CONTATOS, TUDO ERA NOVIDADE. CADA NOVO MOMENTO PARECIA DIFÍCIL DE SER APRENDIDO. AS NOTAS FORAM GANHANDO SONORIDADE. O SOM AGRADÁVEL FOI CONTAGIANDO TODO O NPOR. E OS ALUNOS FORAM CRESCENDO, TAL QUAL AURORA EM TODOS OS RINCÕES DO MUNDO. E ESSA LUZ QUE VINHA DAS CONVERSAS, DOS RISOS, DAS PEQUENAS DISCUSSÕES É QUE FAZIAM DO NPOR UM ESPAÇO DE MAGIA.

E TODO O REINO ERA TOMADO POR UM SENTIMENTO ÚNICO DE ESPERANÇA. ALIÁS  NO REINO ENCANTADO DO NPOR, OS PRÍNCIPES TÊM O DEVER DE ENSINAR A SONHAR. APENAS ISSO E NADA MAIS. E ISSO JÁ É O BASTANTE. O SONHO ESTÁ MAIS VIVO DO QUE NUNCA NESTE DIA. A CAVERNA JÁ CUMPRIU SUA MISSÃO. NÃO É POSSÍVEL MAIS VIVER EM SEUS SEGUROS ESPAÇOS. É PRECISO SAIR PARA O MUNDO. 

É PRECISO DEIXAR NA CAVERNA TANTOS MOMENTOS IMPORTANTES QUE MARCARAM SUAS HISTÓRIAS. TODA CUMPLICIDADE DOS MAESTROS QUE LÁ ESTAVAM E QUE ANUNCIAVAM A LUZ QUE AGUARDAVA A TODOS. É PRECISO LEVAR DA CAVERNA OS SENTIMENTOS CORRETOS. A DETERMINAÇÃO DE NÃO SE ACOMODAREM COM O QUE ESTÁ ACONTECENDO DE ERRADO. 

APRENDAM QUE NUNCA DEVERÃO NEGLIGENCIAR OS VOSSOS VALORES, OS SEUS IDEAIS. SENDO SEMPRE FIÉIS A ESSA VOCAÇÃO. 

AMANHÃ SERÁ O GRANDE DIA DA FORMATURA. E A EMOÇÃO DESSE DIA TEM DE SER UM MARCO QUE OS PROTEJA DO CRIME DA ACOMODAÇÃO E DA APATIA. QUE A JUVENTUDE QUE VOCÊS TÊM SEJA ETERNA, E QUE O DESEJO DE MUDAR O MUNDO SAIA DA UTOPIA E HABITE A REALIDADE. 

ESTA SERÁ SEMPRE A VOSSA ORAÇÃO. ESTE É VOSSO INTERNO AMOROSO. 

ESTÃO PRONTOS. SAUDOSOS DE UM PASSADO RECENTE. MAS PRONTOS. PODEM ABRIR AS CORTINAS. O ESPETÁCULO VAI COMEÇAR. PROTEJAM-LHES, SENHOR NESTA E EM TODAS AS VOSSAS APRESENTAÇÕES. NÃO DESANIMEM NUNCA.

E PARA ENCERRAR DEIXO AQUI UM POEMA DE FERNANDO SABINO QUE LEVO COMIGO DESDE MINHA FORMATURA, NESTE MESMO NPOR, NESTE MESMO LUGAR, HÁ SAUDOSOS 33 ANOS ATRÁS. 



“DE TUDO FICARAM TRÊS COISAS:

A CERTEZA DE QUE ESTAMOS COMEÇANDO,
A CERTEZA DE QUE É PRECISO CONTINUAR E
A CERTEZA DE QUE PODEMOS
SER INTERROMPIDOS ANTES DE TERMINAR.

FAZER DA INTERRUPÇÃO UM CAMINHO NOVO,
FAZER DA QUEDA UM PASSO DE DANÇA,
DO MEDO UMA ESCOLA,
DO SONHO UMA PONTE,
DA PROCURA UM ENCONTRO,
E ASSIM TERÁ VALIDO A PENA EXISTIR!”

PARABÉNS ASPIRANTES DA TURMA MARECHAL WALDEMAR LEVY CARDOSO

JUIZ DE FORA, 30 DE NOVEMBRO DE 2012

LUIZ EDUARDO DA SILVA SCHMITZ – 1º TEN R/2 ART

DIRETOR SOCIAL DA ASSOCIAÇÃO DE OFICIAIS DA RESERVA DO EXÉRCITO – SEÇÃO JUIZ DE FORA


Nenhum comentário:

Postar um comentário