O número de reclamações sobre os serviços prestados pela SIM Telecom, empresa que oferece internet banda larga e TV a cabo por assinatura, no Procon-JF neste primeiro semestre já é 150% maior do que o registrado em todo o ano de 2011. Entre janeiro e junho foram feitas 55 queixas, enquanto no ano passado foram 22. Além do órgão, a sede da empresa também tem recebido clientes insatisfeitos. Segundo dados do atendimento, na última quarta-feira (6), 200 pessoas estiveram no local em busca resoluções. Os registros preocupam o Procon-JF, que agendou para a próxima quarta-feira (13), audiência entre consumidores, empresa e o promotor de Justiça Plínio Lacerda. "Com as reclamações cada vez mais recorrentes, decidimos unificar as audiências para ouvirmos as partes, pois queremos solução rápida para o problema", ressalta o superintendente do órgão, Carlos Alberto Gasparete.
Segundo ele, a falta de sinal é a queixa mais recorrente entre os clientes. Este é o problema que tem sido enfrentado pela professora Mary de Fátima Castro Lopes, 50 anos. Ela conta que, nos últimos três meses, não tem conseguido usar a internet, o que a prejudica profissionalmente. "A situação está impraticável. É a segunda vez que venho à empresa e saio sem solução, pois eles marcam visita técnica e nada acontece. Agora me informaram que irão fazer nova avaliação para ver se o problema é na minha rua. Se a falta de sinal continuar, devo mandar e-mail avisando."
Cliente há cinco anos do plano de internet, o representante comercial José Arnaldo Resende Guedes, 51 anos, decidiu aderir ao pacote com TV a cabo há algumas semanas e conta que, desde então, não consegue usar nenhum dos dois serviços. "É um absurdo, pois estão oferecendo algo que não podem cumprir. Agora disseram que receberei a visita técnica. Se não resolver, cancelarei tudo."
Além da falta de sinal, os problemas com atendimento telefônico e agendamento de visita técnicas também estão no ranking das reclamações. O pedagogo G.M., 45 anos, que preferiu não se identificar, conta que desde o início do ano, já ficou sem TV e internet por três vezes e, quando buscou auxílio por telefone, se deparou com lentidão do sistema. "Demorei 20 minutos em uma ligação na quarta-feira (6) para conseguir uma visita no dia 18 de julho. Até lá continuarei sem os serviços." Ele questiona se não seria o caso de a empresa investir em mais mão-de-obra. "Acredito que faltam funcionários, pois não tem razão uma visita demorar tanto."
O motoboy Euler do Vale, 29 anos, diz que que aguarda há duas semanas a instalação da TV a cabo, e ontem decidiu ir à empresa. "Durante a fila, escutei pessoas falando que esperam há mais de um mês, mas os representantes da companhia me garantiram que ainda hoje (ontem) estarão na minha casa."
Inadimplência
De acordo com o presidente da SIM Telecom, Carlos Alberto Becker, os problemas relatados pelos clientes se devem à inadimplência de alguns. "Nossa empresa não tinha a política de cortar os serviços por falta de pagamento, prática que foi adotada recentemente. Com isso, as pessoas reclamam sem verificar se estão em débito e aumentam a demanda da central de atendimento telefônico e das visitas técnicas, pois alegam falta de sinal." Ele explica que, com o número maior de atendimentos, os clientes que não estão inadimplentes e enfrentam algum tipo de problema demoram a receber atendimento. Ele garante que quem está em débito foi avisado com antecedência através de SMS, carta e e-mail sobre o corte e que o número de funcionários é o ideal. "Nos últimos dias estamos enfrentando situação atípica, mas é suficiente. Mesmo assim, iremos terceirizar cinco equipes para trabalhar apenas nas instalações a partir da próxima semana."
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