Direto de JDF, por Gio Ahmad: A Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), localizada no Rio de Janeiro (RJ), realiza desde o último dia 30 até o dia 6 de julho, um exercício no terreno na região de Juiz de Fora (MG).
A atividade tem por objetivo coroar o 1º semestre do ano letivo dos 130 oficiais superiores, entre tenentes-coronéis e majores, que realizam o 1º ano dos Cursos de Altos Estudos Militares naquele Estabelecimento de Ensino do Exército Brasileiro.
Também participam da atividade 12 oficiais estrangeiros, sendo 1 deles instrutor. Dentre eles há 2 da Argentina, 1 do Chile, 1 do Uruguai, 1 da Bolivia, 1 do Equador, 1 do Paraguai, 1 da Guatemala, 2 dos Estados Unidos, 1 da Alemanha, 1 da Córea do Sul, e 1 do Paquistão.
O exercício compreende uma operação de cunho defensivo, no qual os alunos, após estudarem uma situação geral fictícia e planejarem em suas cartas topográficas (mapas) da Zona da Mata mineira, ainda na cidade do Rio de Janeiro, deslocam-se para Juiz de Fora a fim de verificar a correção de seus planejamentos e buscar ensinamentos à luz de uma atividade no campo.
Paralelamente à atividade, acontecem o Curso de Extensão de Correspondente de Assuntos Militares (CECAM) e o Minicurso de Direito Internacional Humanitário, ambos para universitários da região.
Estabelecimento de Ensino de mais alto nível da Força Terrestre, a ECEME foi criada em 2 de outubro de 1905 e está localizada na Praia Vermelha, no bairro da Urca, recanto histórico e turístico da cidade do Rio de Janeiro, contíguo ao Pão-de-Açúcar. A Escola destina-se a formar oficiais de estado-maior, futuros chefes e assessores dos mais altos escalões do Exército Brasileiro e seu atual comandante é o General-de-Brigada Sergio José Pereira.
Ainda no mês de maio deste ano uma comissão formada por oficiais visitou Juiz de Fora avaliando vários hotéis e após rigorosa inspeção optaram pelas instalações do Victory Business Hotel para ser a base logística do grupo na cidade.
A decisão pelo Victory Hotel baseou-se em critérios técnicos e pela tradição do hotel em receber altas autoridades, como a presidência da república durante passagens pela cidade.
Apenas por curiosidade, o exercício em questão já foi realizado nas cidades de Ponta Grossa-PR (2000), Goiânia-GO (2001 e 2003), Vila Velha-ES (2002) e Uberlândia-MG (2004, 2005, 2007 e 2009).
Nenhum comentário:
Postar um comentário