terça-feira, 3 de julho de 2012

Vagas para veículos oficiais não são regulamentadas pelo Código de Trânsito Brasileiro


Motoristas devem ficar atentos

Muitos motoristas já observaram placas de sinalização que reservam vagas para veículos oficiais nas ruas.  Mas, segundo uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito, apenas alguns destes setores tem direito a este tipo de estacionamento.
Clique aqui e veja o vídeo desta reportagem.

As sinalizações foram elaboradas para alertar, mas em alguns momentos são ignoradas pelos motoristas. Por exemplo, em Juiz de Fora uma área é dedicada para idosos, mas a equipe de reportagem do MGTV flagrou um carro parado na vaga especial, sem credencial e com o pisca alerta ligado. 

Em dezembro de 2009 foi regulamentada a resolução 302 que define os locais de estacionamento de veículos, principalmente aos que se referem à segurança pública, idosos e rotativo. De acordo com a resolução, além destas vagas há as destinadas, para os veículos de aluguel, carga e descarga, portador de deficiência e ambulâncias. Mas nenhuma que refere a veículos oficiais. 

Na Avenida Getúlio Vargas, por exemplo, há um estacionamento direcionado para viaturas polícias. Um exemplo correto, pois há um posto da Polícia Militar (PM) perto e que não possui estacionamento interno.
A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) informou que promove a retirada da sinalização de forma gradativa e durante os trabalhos de rotina nas ruas de Juiz de Fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário