quarta-feira, 18 de abril de 2012

ANIVERSÁRIO DO 21º GRUPO DE ARTILHARIA DE CAMPANHA


TUDO QUE TENTÁSSEMOS ESCREVER NÃO SERIA TÃO EXATO QUANTO A MATÉRIA DO AMIGO TEN MERGULHÃO, CNOR, SOBRE AS COMEMORAÇÕES DO 276º ANIVERSÁRIO DO 21º GRUPO DE ARTILHARIA DE CAMPANHA, GRUPO MONTE BASTIONE. ASSIM SENDO, TRANSCREVEMOS A MATÉRIA NA INTEGRA E DURANTE A SEMANA IREMOS COLOCANDO MAIS FOTOS SOBRE OS EVENTOS QUE FORAM REALIZADOS NOS DIAS 14 E 16 DE ABRIL.

21º GAC comemora 276º aniversário com poesia de cordel



escrito por ten mergulhão, editor - fotos: mergulhinha   
seg, 16 de abril de 2012 12:15


O folheto de cordel
Hoje tem nova matéria
Vai falar do Gê A Cê (GAC)
Com verdades e pilhéria
Versará num clima ameno
Mostrando um livro pequeno
falando de coisa séria


Grupo Monte Bastione, Organização Militar de Artilharia com quase três séculos de história comemorou seu aniversário com toda a pompa e circunstância, inaugurando novo busto do Barão do Rio Branco em seu centenário de falecimento e homenageando assim os Diplomatas por seu dia (20 ABR). Digo 'novo' porque na entrada do aquartelamento temos uma pracinha com o busto original que dá nome ao Forte.



Prepare seu sentimento
Para ter grande emoção
Pois eu vou falar dum grupo
Orgulho desta nação
Cuja linda trajetória
Fez marcas na nossa história
Que jamais se apagarão


A festa ficou completa com a confraternização de inúmeros ex-integrantes de TODAS as unidades extintas da guarnição de Niterói.


O povo de Niterói
Um dia precisa ver
Um lugar que é tão bonito
Que encanta qualquer ser
Diz alguém mais veterano
Que várias vezes num ano
Por ali pousa um ET


Da mesma forma que este Editor encontrou seus antigos camaradas, os Coronéis Bahia Gilberto, que eram Capitães nos anos 60, todos ali encontravam seus velhos companheiros.



É neste lugar bonito
Costa do Rio de Janeiro
Que fica este grande grupo
Instalado por inteiro
Jovens de muito porvir
Trabalhando pra servir
Ao seu irmão brasileiro


E o fechamento de toda a festa foi no salão nobre, com direito a sanfona, triângulo e bumbo, quando o poeta João Batista Melo, membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel autografou o exemplar criado para o 21º GAC.


No pé dum morro inclinado
Que a pé não tem quem suba
Caso tente sem um guia
Até leão perde a juba
Lá numa placa se lê:
“BEM VINDOS AO GÊ A CÊ (GAC),
Este bairro é Jurujuba”


Mas, vamos começar do início! Era para eu e Mergulhinha apanharmos em Copacabana a Comandante Marie-Laure CHARLES da Marinha Francesa mas, na hora combinada (08:00h) caiu um pé d’água no Rio e com medo de causar desconforto na convidada estrangeira e preocupado com os engarrafamentos em dia de chuva já que ela tinha um compromisso de almoço no Sofitel (Posto 6 defronte ao Forte de Copacabana), telefonei e desmarcamos. Em outra oportunidade o Comandante a convida para conhecer as belezas deste aquartelamento histórico e sua praias na entrada da barra.


Niterói, esta cidade
que concentra encantos mil
até no seu surgimento
teve estratégia sutil
criou fortificações
entre pedras e canhões
pra defesa do Brasil



Assim, cheguei cedo demais e acompanhei um Comandante super preocupado com detalhes, fomos até a cancela da entrada ver a placa que informava aos Oficiais Generais a mudança de lugar das honras militares... Habitualmente era feita no Corpo da Guarda, na entrada do Forte Barão do Rio Branco. Mas o Tenente Coronel Luciano Batista de Lima, comprou um tapete vermelho novo e colocou a Guarda de Honra em uniformes da II Guerra Mundial na alameda Mallet, diante do Pavilhão de Comando. Infinitamente mais perto e muito melhor.


O nosso Oceano Atlântico
No Leste Rio de Janeiro
Pra proteger nosso povo
Da gula do estrangeiro
Sem perder suas belezas
Pediu morro e fortalezas
Ao seu Divino Engenheiro



Pelo tapete foram chegando o General Cardoso, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República durante os dois mandatos do presidente Fernando Henrique Cardoso.  O General Faillace, Comandante da Artilharia Divisionária da 1ª DE e Unidade enquadrante do 21 GAC, o General Mourão, Vice-Chefe do importante Departamento de Educação e Cultura do Exército entre muitos Generais convidados. Quando a Banda da AD/1 executou o Hino do Fluminense, todos souberam que havia chegado o General de Exército Paulo Cesar de Castro, antigo Chefe do DEP/DECEX.


Fortaleza Santa Cruz,
O Forte do Imbuhy
Em cima, Forte do Pico
Quanto é belo tudo ali
O São Luis ao descer
E na base: o Gê A Cê
Que vou falar hoje aqui



Ainda sobre o General Cardoso, que, pelos abraços trocados, tem um papel importante na vida do jovem Comandante, podemos lembrar: Alberto Mendes Cardoso (São Paulo, 1940) é um General de Exército brasileiro.



Com sessenta e sete anos
Deste Brasil descoberto
Em termos de segurança
Chegou um cabrinha esperto
Era o Conde de Azembuja
Que sonhava igual coruja
Naquele tempo deserto




Idealizou um posto
De pura observação
Bem lá no morro do Pico
Aproveitando a visão
Pra dali
Olhando ver
E mais poder defender
A cidade e a nação


Graduou-se Aspirante a Oficial de infantaria em 1962, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e exerceu inúmeras funções de destaque, ao longo de sua vida militar. Foi o segundo colocado de suas turmas de Infantaria na AMAN e na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO). Também foi o segundo colocado de sua turma da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).



Na Ponta de Santa Cruz
Essa história se inicia
Em mil quinhentos e tanto
Com Primeira Bateria
Não tinha metralhadora
Mas a Santa Protetora
NOSSA SENHORA DA GUIA


Foi instrutor-chefe do Curso de Infantaria da AMAN. Como coronel, comandou o 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, em São João del-Rei, e também o Corpo de Cadetes da AMAN.




Depois de idas e vindas
Fortificação erguida
Construção abandonada
E depois reconstruída
Nascia um grupo moderno
Pra defender do inferno
Os bons valores da vida


Como Oficial General, foi comandante da 2ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Niterói, em 1994. Foi ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República durante os dois mandatos do presidente Fernando Henrique Cardoso. Encerrou sua carreira militar na função de chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército.




Só em mil e setecentos
E trinta e seis, belo dia
Num dezesseis de abril
O nosso embrião nascia
No Sudeste brasileiro
Surgia o primeiro
Corpo de Artilharia


Vive atualmente em Brasília. E, sobre São João del-Rei, na Estrada Real (antigo caminho do ouro das Minas Gerais), lembramos que é a terra Natal de D. Maria Helena, esposa do General Castro.




Nos tempos da Mata Atlântica
Anta e macaco bugio
A lentidão era enorme
Por essa terra do Rio
Muita coisa acontecia
Só por gosto e ousadia
Do Marquês de Lavradio



O Grupo foi Regimento
Do nosso Rio de Janeiro
Foi Grupo de Posição
Continuando artilheiro
Fez Artilharia a Pé
Suprindo paixão e fé
Deste povo brasileiro


O pequeno e histórico Gabinete do Comandante foi ficando pequeno para tanta gente. Com o típico Uniforme 3D1 dos Oficiais R/2 chegaram os Tenentes Monteiro, Presidente do CNOR, Paulo, ex-Presidente como este Redator da AORE/RJ e também o Moura, atual Vice-presidente da AORE/RJ. Outro que vimos uniformizado pela primeira vez foi nosso companheiro Alfredo Castinheira. Os integrantes do Batalhão Suez com suas condecorações também estavam presentes.




Depois de trocar de nome
Muitas vezes sem querer
Apenas reformular
Para melhor exercer
Agora seu nome novo
Pra todo o gosto do povo
É: 21 Gê A Cê (GAC)



Este Grupo Militar
não é um grupo qualquer
vem das nossas tradições
e só falta ter mulher
são centenas de soldados
devidamente adestrados
para o que der e vier

Mas o mérito maior – e que deve ter dado mais trabalho, foram os ex-integrantes das diversas Organizações Militares fluminenses como mencionou o Ten Cel Lima em um e-mail após descansar de toda a festa:
“Tudo ocorreu como planejado, graças a Deus. Iniciei os planejamentos da formatura no meu primeiro dia de comando.  A falta de luz na hora do lançamento do cordel foi no bairro todo. Para ir para o “dez”  e melhorar o ambiente nordestino, podia ter colocado um lampião de querosene ... mas nada tirou o brilho e a simplicidade das coisas de soldado e das coisas da alma do povo brasileiro. O poeta João Batista estava muito emocionado, mesmo.
Quero, sempre, trazer à casa os filhos dela. Não sou o dono do quartel, e , sim, o que representa o Cmt do Exército naquele espaço físico e social. Ao tratar com dignidade, alegria, decência e amor “VO”  aqueles que construiram aquele quartel, cumpro minha obrigação que jurei perante a Bandeira do Brasil. Procurei tratar com afeição os irmãos “das armas” e consegui colocar em forma quase uma SU de Infantaria! E mesmo o único representante do 19º B Log (Cel Cláudio) não se inibiu em pedir permissão aos infantes, e, de gorro amarelo, desfilar com a Infantaria!
Muitas coisas me emocionaram profundamente. Mas o sentimento mais rico foi ver materializado um sonho que nutro desde aspirante. Sempre planejei fazer assim:  na data do aniverário do quartel chamar para a festa aqueles que fizeram parte da história. Vou passar os próximos 365 dias na operação incansável de “busca” dos nossos ex-integrantes, procurando os cadastros das diversas associações, clube militar, SIP, etc. Vamos, em 2013, colocar em forma pelo menos uma SU de Logística, um GAC, um GACos e um BI. Conto com a sua ajuda, sempre.”




Dele já fizeram parte
vultos de grande denodo
que chegaram nas fileiras
algum ainda garoto
e Trompowski, Deodoro
mais outros que nem decoro
e Floriano Peixoto




De Segundo Regimento
de Artilharia de Campanha
teve atuação marcante
para não dizer façanha
quando a cidade cercada
na “Revolta da Armada”
na guerra de perde e ganha



A chuva era do tipo cai e para... Deu uma estiada e lá fomos todos para o pátio de formaturas onde havia um toldo para os convidados, mas a tropa estava lá de pé, firme.




Já em mil e oitocentos
e oitenta e oito (agosto)
de novo mudou de nome
agora com novo posto
no apoio o surgimento
na República no momento
que era o que fazia gosto




Suas incursões no sul
foram fatos consagrados
vitórias inesquecíveis
e feitos consolidados
estratégia positivas
com as táticas decisivas
e coragem dos soldados


Chegando as autoridades ao palanque, foram prestadas as honras militares ao General de Divisão Antônio Hamilton Martins Mourão, Vice Chefe do DECEX e o mais antigo da ativa presente.




Só depois de atacarem
o nosso país aqui
afundando nossos barcos
Itagiba e Baependi
É que o Brasil foi à guerra
Pra defender nossa terra
E entrou pra decidir




Nessa guerra na Itália
a história marcaria
que ali tava reservado
o dia da Artilharia
como quem bate o martelo
antes do Monte Castelo
primeiro tiro daria

Após o canto do Hino Nacional, ouvimos as palavras do Comandante, verdadeira aula de história que começou no Descobrimento quando em 1502 descobriram a entrada da Baía de Guanabara e pensaram que fosse um enorme rio...




Foi no Monte Bastione
num dezesseis de setembro
catorze hora e vinte
daquele dia inda lembro
nessa guerra anti-fascista
Brasil entrava na lista
Para ser um novo membro




Gê A Cê, tempo de paz
é ordem e democracia
trabalha a paz social
dá valor a poesia
lê a Constituição
pra manter o pé no chão
e não fazer covardia


Logo em seguida, com a presença de dois embaixadores, foi inaugurado diante do palanque – pois há um na entrada do Forte, o busto do Barão do Rio do Branco e ao lado, do Duque da Caxias. Foi colocada no primeiro uma corbelha de flores em comemoração do centenário de sua morte.





Mostra seus feitos históricos
à jovem população
ajuda a mãe Natureza
vencer a poluição
mantém seu corpo adestrado
sadio e bem preparado
pra defender a Nação




Ele continua o mesmo
duro na queda e arranco
a mente bem instruída
perna firme e passo franco
depois de tanto lutar
voltou pra vim morar
no seu FORTE RIO BRANCO


Em seguida a Bandeira Nacional ocupou seu lugar no dispositivo e o Deputado Federal Vitor Paulo acompanhado do Ten Cel Lima e do Cel Rubem Ribeiro Pimenta, que foi comandante da 1ª/1º GACosM entre 20 de novembro de 1981 e 31 de janeiro de 1985. Comandante de quando o Deputado fora soldado. Ocuparam suas posições e  o Deputado recebeu a Medalha de Praça Mais Distinta que fora outorgada naquela ocasião em que serviu.



Dali transmite para todos
ordens, dever e carinhos
experiência de vida
igual a pai com filhinhos
mantém uma relação
dum amigo... ou dum irmão
com os seus Fortes vizinhos




São quatro Fortes históricos
por ele administrados
a limpeza é o espelho
desses pontos consagrados
depois o que ressai mais
é a voz dos oficiais
e destreza dos soldados


Então ouvimos as palavras do General de Brigada Antonio Carlos Machado Faillace após o que veio o momento esperado. Os ex-integrantes não só do 21 GAC de São Cristóvão (onde até o Cap Correia Lima, fundador do CPOR, serviu) como de todas as Unidades extintas de Niterói, que receberam gorros com as cores separando Anti-aérea de Costa, Logística de Infantaria e entraram em forma em dois grupamentos e desfilaram garbosos como sempre diante dos convidados. Esse ‘garbosos’ foi por conta da liberdade poética de quem escreve, pois, como também desfilei com os antigos camaradas da 1ª/1º GACosM, não posso saber como foi...




Forte Barão Rio Branco,
Imbuhy, São Luis,  Pico
quilômetros de mata virgem
cheias de flores e mico
instrução, homens e lendas
em vivência sem contendas
fofocas nem mexericos




O 21 Gê A Cê
(Grupo Monte Bastione)
o seu dever a cumprir
é maior do que ciclone
quatro Fortes a gerir
mesmo já se tendo ali
Internet e telefone


Em seguida, aí sim, bem garboso e vibrando, desfilou o 21º Grupo de Artilharia de Campanha – Grupo Monte Bastione, primeiro a tropa a pé e depois seu desfile motorizado com os potentes Obuseiros de 155 mm. Fechando a coluna motorizada, um velho jipão Dodge Comando, super bem restaurado da II Guerra, uma viatura maior, entre o jipe e uma 5 ton e finalmente,  a peça histórica de 105 mm do primeiro tiro na FEB, todas as três viaturas guarnecidas por soldados em uniforme histórico da II Guerra Mundial.




No Gê A Cê (GAC) em agosto
Ecológicas caminhadas
Desde da cinco da matina
No toque das alvoradas
Andando em paz e doçura
Nosso povo se mistura
COM SUAS FORÇAS ARMADAS




Essa história tão bonita
Feita em minha poesia
É uma pura verdade
Assim falo todo dia
Expresso na minha rima:
Sem nosso CORREIA LIMA
C.P.O.R. Não havia

Um comentário:

  1. a dorei a historia do grupo . MONTE BASTIONE. PRETA OPPC 2 BATERIA DE OBUSSES BRASILLLLLLLLLLLLLLLL..............

    ResponderExcluir