Rio -  O prefeito do município de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, foi preso nesta quinta-feira durante a operação Renascer, da Polícia Federal (PF). Carlos Alberto Silva de Azevedo, o Beto Azevedo, e mais quatro pessoas são acusadas de participação em esquema de desvio de verbas públicas destinadas à saúde. A prisão foi decretada pelo desembargador Messod Azulay, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região.
Foto: Mariana Ricci / Folha da Manhã
Policiais chegam à casa do prefeito do município | Foto: Mariana Ricci / Folha da Manhã
Entre os presos estão o secretário de Saúde do município, o ex-secretário de Saúde, bem como os representantes da Clínica Fênix, que seria usada para operar o esquema. Mandados de busca e apreensão são cumpridos nas casas do suspeitos.  
Foto: Divulgação
Prefeito Beto Azevedo | Foto: Divulgação
Segundo informações da polícia, o grupo, através de convênio com o Ministério da Saúde, prestava informações falsas ao SUS sobre exames fictícios, entre outros crimes. A clínica seria favorecida em processos licitatórios fraudados para a prestação de exames de laboratório de alta complexidade pagos pelo SUS.
As investigações foram realizadas pela delegacia da Polícia Federal em Campos dos Goytacazes, também no Norte Fluminense, em inquérito policial instaurado para apurar os crimes de quadrilha, peculato e corrupção passiva e ativa.