Brasília (DF) – A think tank do Exército Brasileiro é o Centro de Estudos Estratégicos do Exército (CEEEx). Ele comemora 20 anos com uma série de eventos, entre eles, o lançamento do livro Centro de Estudos Estratégicos do Exército – 20 anos e o evento Encontro Alusivo/CEEEx 20 anos: testemunha e agente do pensamento estratégico no Brasil, realizados nesta quinta-feira, 27 de julho.
O livro é prefaciado pelo Chefe do Estado-Maior do Exército (EME), General de Exército Fernando José Sant`ana Soares e Silva, que avalia o papel do CEEEx como importante internamente para a Força Terrestre e para a sociedade brasileira. “Pensar o futuro é uma atividade muito difícil, porque o futuro teima em ser incerto. Sempre acontecem fatos que mudam o futuro, mas é muito importante – é fundamental – que tenhamos uma boa noção do que está por vir. Temos que acompanhar sempre a evolução dos acontecimentos para irmos adaptando os cenários possíveis. Até porque, nós não temos dinheiro para jogar fora. Nosso dinheiro tem que ser investido no caminho correto, e o CEEx é fundamental para que isso possa acontecer” comentou o General Soares.
O segundo, o Encontro Alusivo, contou com a presença e direção da Sétima Subchefia do Estado-Maior do Exército, da atual equipe do CEEEx e de ex-chefes do Centro. O General de Divisão Veterano Otávio Santana do Rêgo Barros abriu o evento fazendo uma ode às dúvidas e às luzes que o CEEEx lança sobre o pensamento do presente e do futuro do Exército. Além de fazer agradecimento à Rádio Verde-Oliva, pela exposição das ideias do CEEX, ressaltou: "o Centro é um think tank que busca, por meio da projeção de suas ideias, fortalecer a imagem do Exército e a imagem do nosso país. Então, completarmos 20 anos de uma caminhada madura na qual o Exército Brasileiro soube usufruir daquilo que os nossos pensadores e parceiros fizeram foi exitoso e muito nos honra”, considera o General Rêgo Barros.
O Coronel Veterano Valdir de Souza esteve à frente do CEEEx entre 2013 e 2014. Ele comemorou a oportunidade de participar dessa história. “Aqui, a gente ultrapassa os limites da nossa bolha, da nossa vida militar. O Centro de Estudos Estratégicos do Exército possibilita, não só a uma pessoa que foi chefe, como eu, mas a seus integrantes, um convívio com o mundo acadêmico. Com intelectuais do Brasil e do exterior, das outras Forças Armadas, da diplomacia, que é ímpar, porque poucas funções nos dão a capacidade de dialogar com esse público. Essas pessoas pensam o Brasil."
Entre os colaboradores do CEEEx está o professor Antônio Jorge Ramalho da Rocha, da Universidade de Brasília (UnB), que integrou a mesa redonda com o tema: “O papel do CEEEx no desenvolvimento do pensamento estratégico no Brasil”. O professor Ramalho destacou o papel do Centro como think tank. “Eu acho que todos temos que nos unir em torno de uma reflexão sobre os interesses do Brasil, da nação brasileira. O que significa promover uma maior coesão na sociedade brasileira. No que diz respeito às Forças Armadas, entender que não é pensar o Exército, a Marinha e a Força Aérea separados, que hoje a guerra é de maneira conjunta. Então a interoperabilidade é chave nesse processo. É muito importante que a gente comece a olhar para o futuro discernindo qual é o cenário de possível emprego das Forças e trabalhar de forma a aumentar a capacidade de emprego do recurso militar nas Relações Internacionais, tendo em vista, também, a Base Logística de Defesa”, colabora o professor.
THINK TANK
Segundo a ENAP, Escola Nacional de Administração Pública, think tanks são instituições que desempenham um papel de advocacy para políticas públicas, além de terem a capacidade de explicar, mobilizar e articular os atores. Atuam em diversas áreas, como segurança internacional, globalização, governança, economia internacional, questões ambientais, informação e sociedade, redução de desigualdades e saúde. Elas produzem pesquisas, análises e recomendações que contribuem para um ambiente de conhecimento, permitindo, inclusive, que os formadores de políticas públicas tenham ferramentas para tomar decisões mais embasadas, além de ter um papel importante na disseminação de conhecimento à sociedade. Esse é o papel do Centro de Estudos Estratégicos do Exército (CEEEx), que completa 20 anos neste ano.
Fonte: CComSEx
Nenhum comentário:
Postar um comentário