sábado, 16 de fevereiro de 2019

10º Batalhão de Infantaria Leve comemora 270 anos de criação

Foto: Olavo Prazeres

Na última sexta-feira, 15 de fevereiro, o 10º Batalhão de Infantaria Leve (10º BIL), sediado no Bairro Fábrica, Zona Norte de Juiz de Fora, comemorou seu 270º aniversário. A organização militar, que é a quinta mais antiga de todo o Exército Brasileiro, está em Juiz de Fora há 100 anos.

Figurando como um importante braço operacional das Forças Armadas, militares do batalhão já participaram de célebres missões, até mesmo na Segunda Guerra Mundial. A última delas foi a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro.


Foto: Paulo Cavalaria

A solenidade que marcou a data contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, além de antigos integrantes da unidade. A presença de dois ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra foi destacada na cerimônia. José Maria Nicodemus, de 96 anos, e Antônio de Pádua Inham, 93, estiveram na batalha de Monte Castelo, na Itália, em 1944.
Foto: Olavo Prazeres

270 anos de história
A criação do 10º BIL remonta à criação da Companhia de Dragões, em 17 de janeiro de 1749, em São Paulo. Desde então, as organizações militares que dariam origem ao batalhão estiveram presentes nos mais importantes momentos da história do Brasil. O 10º Batalhão enviou 680 militares para combater em terreno italiano durante a Segunda Guerra Mundial. “Depois de São Paulo, foi deslocado para a fronteira Oeste do Mato Grosso para fazer frente à pacificação dos índios Guaicurus e também lá participou da Guerra do Paraguai. A partir de então, foi sofrendo algumas mudanças de denominação, desde a Companhia de Dragões, passando pela Companhia de Leais Cuiabanos e virou o 19º Batalhão de Infantaria Ligeira. A partir da vida republicana do país, participou de todas as revoluções, com destaque para a campanha do Contestado e diversas outras. O Batalhão já esteve estacionado no Sul, passou por Jaguarão, Joinville, Santa Catarina, chegando a Juiz de Fora em 1919”, disse o comandante do 10º Batalhão, tenente-coronel Guilherme Motinha.
Foto: Paulo Cavalaria
O comandante destacou, ainda, as missões internacionais, como Angola e Haiti, e nacionais, entre elas as operações no Complexo da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, na confederação Rio + 20, Jogos Mundiais Militares, Jornada Mundial da Juventude, Copa das Confederações, Copa do Mundo, Pacificação no Complexo da Maré e Operação Capixaba, desencadeada durante a greve da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo. “Durante a greve dos caminhoneiros, em 2018, ajudamos a garantir o abastecimento de Juiz de Fora, fazendo a escolta de diversos caminhões de gás, combustíveis, perecíveis”, comentou.
Foto: Paulo Cavalaria

O comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha), que engloba organizações militares de Juiz de Fora, Santos Dumont, São João del-Rei, Petrópolis e a Companhia de Comunicações de Belo Horizonte, destacou a importância do 10º Batalhão na região. “O 10º Batalhão é uma das principais peças de manobra da Brigada. No contexto histórico, é um batalhão com muita tradição, são 100 anos apenas em Juiz de Fora. O 10º tem contribuído bastante para o sucesso da Brigada nas suas missões”, finalizou.

Museu remonta história com peças de combate e fotografias

Dentro das instalações do 10º Batalhão de Infantaria Leve (10º BIL) está o espaço Cultural Marechal Guilherme Xavier de Souza. O espaço de dois ambientes é aberto à visitação e exibe peças históricas das campanhas e missões que integrantes do 10º Batalhão participaram. “Como o batalhão participou de inúmeros momentos marcantes, ali você tem a oportunidade de ter uma aula de história. No primeiro andar, está o histórico do Batalhão, com peças trazidas dos lugares onde estivemos e usamos. Já na parte de baixo, é um ambiente dedicado, especialmente, à Segunda Guerra Mundial e à Guerra do Paraguai, com armamentos usados nestas campanhas. A área foi toda remodelada para preservar a história e fazer uma ambientação”, disse Guilherme Motinha. O Espaço Cultural é aberto ao público às terças e quintas-feiras, das 10h ao meio-dia e das 13h às 16h.
https://jfclipping.com.br/2019/02/15/com-pracinhas-10o-batalhao-comemora-270-anos-de-criacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário