quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Embarcação da AMAN afunda e cadete desaparece na represa do Funil

Um cadete desapareceu na madrugada desta quinta-feira, 2,  após a embarcação da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em que ele estava, ter afundado na Represa do Funil, em Itatiaia, no Sul Fluminense.
A assessoria de Comunicação da Aman, disse que o acidente aconteceu durante um deslocamento para realizar uma operação de exercício, conhecido como o estágio de Patrulhas de Longo Alcance com Características Especiais e que essa atividade é tradicional e prevista no plano de disciplina do curso.
Outros militares que estavam na embarcação conseguiram se salvar pulando na água e nadando até a margem da represa, onde deram falta do cadete.  O restante do grupo, formado por cadetes e oficiais não se feriu. Todos estavam com coletes salva-vidas.
A Amam informou apenas que a vítima tem 25 anos e mora em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Ele não tinha nenhuma restrição em participar de atividades aquáticas. Neste momento, estão sendo feitas buscas para tentar localizar o cadete.
A operação está sendo realizada por bombeiros de Resende, da Marinha do Brasil, dos militares do Comando de Aviação do Exército, além de mergulhadores do Centro de Instrução Especial. A Amam também disse que embarcação estava com número de tripulantes abaixo de sua capacidade máxima.
https://diariodovale.com.br/policia/embarcacao-da-amam-afunda-e-cadete-desaparece-na-represa-do-funil/
NOTA DA AMAN
O Comando da Academia Militar das Agulhas Negras lamenta informar que na madrugada de 1º para 2 de agosto de 2018, na Represa do Funil, município de Itatiaia-RJ, uma embarcação que estava sendo utilizada por Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, durante o Estágio de Patrulhas de Longo Alcance com Características Especiais, afundou. Ao perceberem o fato, os Cadetes abandonaram a embarcação e o Oficial que estava acompanhando o exercício naquele momento conduziu os militares para a margem. Um Cadete está desaparecido.
De imediato, foram acionados os meios de busca.
Os familiares do cadete foram informados do ocorrido e estão sendo prestadas todas as medidas de apoio aos mesmos desde já.
O cadete em questão não possui nenhuma restrição a operar em ambiente aquático. O efetivo embarcado era bem inferior à capacidade da embarcação. Os cadetes estavam aliviados de seus equipamentos e portando coletes salva-vidas.
Trata-se de uma atividade tradicional e prevista no plano de disciplina desta Academia, sendo  realizada anualmente, por mais de uma vez. Todos os militares integrantes da Seção de Instrução Especial (SIEsp) são experientes e especializados em operações desta natureza.
Além dos meios orgânicos de busca e salvamento, foram acionados os apoios da Marinha do Brasil e do Corpo de Bombeiros.
A Academia seguirá exaustivamente na busca do Cadete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário