O evento foi aberto com uma palestra do autor sobre as forças brasileiras de Terra, Mar e Ar, como homenagem por ocasião dos 70 anos do final da Segunda Guerra Mundial
Estavam presentes membros do Corpo Diplomático junto a Embaixada do Brasil em Tel Aviv, sendo o Embaixador HENRIQUE SARDINHA PINTO representado pelo Ministro-Conselheiro ALEXANDRE CAMPELLO DE SIQUEIRA, acompanhado do Secretário Daniel Fernandes, Chefe do Setor Comercial e Cultural, Secretário Eduardo Florêncio, do Adido de Defesa, Naval e do Exército do Brasil em Israel, Coronel Augusto Pompeu de Souza Perez, Auxiliar do Adido - Sub-Tenente Gibson Batista Gomes e Sra. Vanessa Giuliani Gomes, Secretária da Adidância Militar – DÉBORAH BARZELLAI DAYAN, Prof. Itamar Vidal e Sra., Professor Doutor da Universidade Federal da Paraiba ora no Instituto Weizmann em Rehovot, André Senderov, empresário da Isra Home Tours, Coronel Hermeson Nobrega Oliveira, aluno da Escola de Estado Maior das Forças de Defesa de Israel, Da. Rachel Michalewicz, que foi por mais de 20 anos secretaria de inúmeros Adidos Militares do Brasil em Israel, tenente da reserva do Exercito Brasileiro Meyer Silverston e Sra., um dos biografados no livro, e a a organizadora do evento, Raquel Yehezkel, diretora do Centro Cultural Brasileiro - CCB Tel Aviv, integrante da Embaixada em Tel Aviv, o arquiteto gaúcho Eytan Becker de Ramat Gan, e diversos outros brasileiros e israelenses interessados no tema.,
Ao final da palestra, o Coronel Perez ofereceu ao autor o medalhão da Aditância Militar Brasileira em Israel, seguindo-se o coquetel de confraternização e autógrafos.
A obra discorre sobre militares judeus e de origem judaica ao longo de 5 séculos da História do Brasil, desde a chegada das caravelas do Almirante português Pedro Alvares Cabral, até as Forças de Paz que se encontram hoje no Líbano e Haiti (1500-2015)
O titulo faz referencia à constelação do Cruzeiro do Sul, que possui 5 estrelas formando uma cruz, a qual aparece na bandeira do Brasil, e dá seu nome à mais elevada condecoração nacional, a Ordem do Cruzeiro do Sul. Esta constelação foi identificada pela primeira vez em 1500 por Mestre João, médico particular da Coroa portuguesa e astrônomo, cristão-novo que veio nas caravelas de Cabral.
Na capa do livro, uma das 5 estrelas do Cruzeiro do Sul aparece no formato de uma estrela de David, simbolizando a participação judaica nas forças armadas brasileiras, o que associado ao relevante papel de Mestre João, reveste-se de elevado capital simbólico.
O livro é complementar à obra anterior do mesmo autor, SOLDADOS QUE VIERAM DE LONGE - lançado em 2008, que abordou apenas os ex-combatentes brasileiros de origem judaica da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Nenhum comentário:
Postar um comentário