terça-feira, 17 de março de 2015

Protesto em Juiz de Fora reúne movimentos contra corrupção

15/03/2015 10h32 - Atualizado em 15/03/2015 13h36

Do G1 Zona da Mata
Moradores e representantes de movimentos concentraram no Bairro São Mateus em Juiz de Fora (Foto: Roberta Oliveira/G1)

Representantes dos Movimentos Muda Brasil e Brasil Livre se reuniram na manhã deste domingo (15) em Juiz de Fora em protesto contra a corrupção, falta de transparência do governo e por mais segurança, saúde e educação. Os participantes usaram adesivos contra o Congresso, camisas contra a presidente Dilma Rousseff e narizes de palhaço.

O protesto começou às 9h, na Praça Jarbas de Lery Santos, no Bairro São Mateus e conta com um efetivo de mais de 100 policiais militares.

Após a concentração, os manifestantes saíram por volta das 10h em caminhada pacífica pelas avenidas Presidente Itamar Franco e Barão do Rio Branco até o Parque Halfeld, onde se uniram a mais um grupo. O ato terminou por volta das 12h30.

Durante a caminhada, manifestantes carregaram faixas e cartazes. Alguns usaram camiseta dos movimentos com a frase "Fora Dilma!" e outros levaram apitos e buzinas. Também cantaram o Hino Nacional e gritaram "Vem pra rua" e "Lula na Cadeia".

"Nosso objetivo é mostrar que toda a população se sente vítima de uma armadilha e do estelionato eleitoral. É importante que o movimento cívico reflita em nossas atitudes todas as correções que queremos ver no nosso país, portanto, que o respeito dos manifestantes reflita a nossa determinação para dar um basta a tudo que tenha nos envergonhado", comentou a estudante Fernanda Castro Barbosa, integrante do Movimento Muda Brasil.
Manifestantes carregaram faixas pelas avenidas da cidade (Foto: Roberta Oliveira/G1)

Segundo ela, o movimento se uniu ao Movimento Brasil Livre e recebeu apoios de todos os representantes de empresas, médicos e aqueles que não querem mais ser coniventes com "tanta impunidade do atual governo".

A organização estima que cerca de 10 mil pessoas participaram. Iniciamente estavam previstos 3 mil participantes. "Foi acima da nossa expectativa. A gente acredita que 10 mil participaram, um número significativo para uma cidade considerada petista", disse um dos integrantes da organização, Alex Cohen. A PM informou que contabilizou 2.500 manifestantes.

Também estiveram presentes integrantes do Movimento Tiradentes. De acordo com o coordenador Marco Aurélio Lyrio Reis, o grupo pede a saída de Dilma Rousseff da Presidência da República.

"Queriam chamar movimentos como este de golpismo, fascismo, mas não existe nada disso. O impeachment é mencionado na constituição. Não existe nenhum golpe a se tramar. A Dilma tem inúmeras razões para sair do poder. Ninguém pensa em fazer um movimento armado, mas um movimento que no caminho da legalidade. Ela já não conduz o país, que está sem rumo e parado. O país está corroído pela corrupção", afirmou.
Maçons participaram de manifestação contra corrupção (Foto: Roberta Oliveira/G1)

Maçons de Juiz de Fora também participaram do movimento. "A maçonaria sempre está presente em momentos críticos. Somos apartidários, estamos pedindo o que é melhor para o povo. Acredito que tenham participado mais de 50 irmãos nossos”, explicou o presidente do Conselho de Veneráveis Mestres de Juiz de Fora e região, Edimilson Gomes Barreto.

Em nota, a assessoria da 4ª Região da Polícia Militar (4ª RPM) informou que a PM fez a segurança daqueles que se reuniram pacificamente para reivindicações, bem como asseguraram a manutenção da ordem.

Ainda conforme a PM, o efetivo contou com policiais da 4ª Companhia Militar Especializada e dos militares que trabalham nos setores administrativos da instituição. O helicóptero da PM, o Corpo de Bombeiros e agentes de trânsito também acompanharam a manifestação.

Manifestantes saíram da praça do São Mateus e seguiram pela Avenida Presidente Itamar Franco (Foto: Rafaela Borges/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário