sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

ALERTA AOS CONSUMIDORES - Faturas da Cemig trazem erro em valores


Comerciantes do Bairro Mariano Procópio, na região central, se assustaram no início da manhã de ontem ao receberem uma segunda fatura da Cemig este mês. Ambas têm vencimento em 18 de fevereiro e o mesmo consumo apurado. No entanto, o valor da fatura mais recente está entre 80% e 94% mais caro.
Em todas as situações houve aumento no custo da energia elétrica, mas o acréscimo foi ainda maior no adicional de bandeira vermelha, em vigor desde 1º de janeiro. O sistema de bandeiras tarifárias permite a cobrança de um valor extra na conta de luz, de acordo com o custo de geração de energia. A classificação é feita pelas cores verde (sem acréscimo), amarela (extra de R$ 1,50 para cada 100 quilowatts/hora (kWh) consumidos) e vermelha (adicional de R$ 3 a cada 100 quilowatts/hora (kWh) de energia consumidos).
Em um dos casos, o do proprietário de uma padaria, Rodrigo Ribeiro dos Santos, 37 anos, a conta subiu de R$ 670,08 para R$ 1.300,54. Na fatura do comerciante Guilherme Andrade, 53, que consumiu 296 quilowatts, a primeira cobrança veio acrescida de R$ 9,70, enquanto a outra, de R$ 172,53.
Quem também reclamou do aumento foi a comerciante Janete Rodrigues de Freitas, 43, proprietária de uma lanchonete. Ontem ela não estava com a primeira fatura, que chegou no início do mês, em mãos, mas garantiu que o total era algo entre R$ 90 e R$ 100. Já a segunda a cobrança totalizava R$ 248,27. A mesma situação do comerciante Alessandro Dias, 36, dono de uma oficina especializada em escapamento veicular. No caso dele, a primeira conta estava próxima dos R$ 50, e a segunda, chegou a R$ 90. Em todos os casos ouvidos pela reportagem, os usuários do serviço entraram em contato com a Cemig. Por meio do atendimento via telefone, os funcionários diziam que o débito que consta no sistema é o de menor valor, e o segundo é desconhecido pela companhia.
Procurada pela Tribuna, a assessoria de comunicação da Cemig esclareceu que houve um problema no sistema que gera as fatura aos clientes, o que estaria alterando o valor real, principalmente da bandeira tarifária. A companhia informou que a falha já foi corrigida, no entanto, alguns clientes receberam a conta antes que o envio fosse impedido. A companhia não informou se a situação foi identificada somente no Mariano Procópio ou em outros bairros da cidade, mas a assessoria garantiu que o público atingido é pequeno.
A orientação a quem está nesta situação é procurar o setor de atendimento ao cliente com as duas faturas em mãos para que uma terceira, correta, seja emitida. Quem pagou o valor errado terá restituição na próxima conta.
A Cemig em Juiz de Fora fica na Rua Espírito Santo 354, no edifício conhecido como Castelinho. O atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, entre 8h30 e 16h30.
http://www.tribunademinas.com.br/faturas-da-cemig-trazem-erro-em-valores/

Nenhum comentário:

Postar um comentário