sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Falha na comunicação sobre recesso no PAM Marechal

Por Camila Caetano

O Pronto Atendimento Municipal (PAM-Marechal), assim como outros serviços da Secretaria de Saúde, não está funcionando nessa sexta-feira (31) devido à comemoração do Dia do Servidor Público em Juiz de Fora. Apesar da decisão ter sido publicada no Atos do Governo, Diário Oficial do Município, no dia 16 de outubro, vários usuários não foram comunicados sobre a suspensão das consultas e exames que estavam agendados para essa data no PAM Marechal.
De acordo com um funcionário do Pronto Atendimento, que prefere não se identificar, a todo instante chegam pessoas com procedimentos marcados para esta sexta. “Veio até mesmo um ônibus de Pequeri com vários pacientes”, conta.
O motorista Ademir de Souza, 57, não trabalhou na sexta-feira para que pudesse se consultar com um ortopedista. A consulta já estava marcada há mais de quatro meses. “Enfrentamos fila, e quando conseguimos é isso ai. É um descaso com a sociedade. Ninguém me ligou para avisar. Chego aqui e nem mesmo orientação eu tenho. Não sei como proceder agora. Há meses estou com dor no meu pé, e preciso que melhore por conta da minha profissão”, afirma.
Há falta de comunicação até mesmo entre os órgãos de saúde. Juliana Magalhães Rocha, 40, comenta que sabia do feriado celebrado, por isso, ainda no início da semana, procurou a Uaps do Bairro Progresso para confirmar a sua consulta, contudo, na unidade de saúde ela recebeu a informação de que o PAM Marechal estaria funcionando para os procedimentos já agendados.
Situação similar aconteceu com a emprega doméstica Elarne Santana dos Santos, 25. Com um furúnculo nas axilas ela não foi ao trabalho para que pudesse se consultar. Ao procurar o Hospital de Pronto Socorro (HPS), Elarne conta que o médico lhe deu um encaminhamento para o PAM Marechal. “Olha só, cheguei aqui e não pude me consultar. Agora faço o que? Volto no HPS? Vou continuar sentindo dor e ainda será descontado no meu pagamento um dia de trabalho, porque também não consegui atestado”, desabafa.
Segundo a assessoria da Secretaria de Saúde, o Departamento de Clínicas Especializadas (DCE) avisou aos usuários sobre o ponto facultativo desta sexta-feira. “Aos pacientes que por algum motivo não souberam deste recesso, a orientação é de que compareçam ao DCE (Pam Marechal – 1º Andar) na próxima segunda-feira (3) onde serão orientados e terão suas consultas remarcadas com prioridade, de maneira que não haja transtorno e nem prejuízo para eles”, afirma a pasta em nota. Já os usuários que não são de Juiz de Fora, ainda de acordo com a assessoria, podem ligar para a Central de Marcação de Consultas pelo 3690-7811.
Nessa sexta-feira há atendimento apenas no Pronto Atendimento Infantil (PAI), na Unidade Regional Leste, no Hospital Pronto Socorro (HPS). Já as unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Santa Luzia, São Pedro e Norte funcionam em regime de plantão 24 horas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também atende normalmente, pelo telefone 192.
http://www.tribunademinas.com.br/falha-na-comunicacao-sobre-recesso-no-pam-marechal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário