segunda-feira, 11 de novembro de 2013

PM fará novas operações na Feira da Avenida Brasil

11 de Novembro de 2013 - 20:43


Anúncio foi feito um dia após uma grande ação ter sido realizada no local, com apreensão de cinco toneladas de mercadorias diversas

Por Eduardo Valente

A Polícia Militar garantiu nesta segunda-feira (11) que irá prosseguir com as ações para coibir a venda de produtos clandestinos na Feira da Avenida Brasil. O anúncio foi feito um dia após uma grande operação ter sido realizada no local, contando com mais de 200 militares e 50 fiscais das secretarias de Atividades Urbanas (SAU) e de Agropecuária e Abastecimento (SAA). O trabalho resultou na apreensão de aproximadamente cinco toneladas de materiais diversos. Conforme a chefe do setor de Fiscalização da SAU, Graciela Vergara Marques, a partir desta terça-feira, os proprietários dos materiais têm dez dias para apresentar defesa. Eles deverão comparecer à sede da Guarda Municipal, no Bairro São Bernardo, Zona Sudeste, a partir das 14h, munidos de carteira de identidade e CPF, além da nota fiscal das mercadorias. Por enquanto, o material apreendido está lacrado, razão pela qual a contagem ainda não foi realizada.
Tanto a Polícia Militar como a Prefeitura garantiram que todo o comércio realizado na margem direita do rio é irregular. A operação de domingo, segundo o titular da SAA, Marlon Siqueira, começou a ser planejada há cerca de 60 dias, quando um fiscal foi agredido por um vendedor ambulante. O comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Mário César da Silva, explicou que a polícia já tinha ciência da atividade irregular na área, mas precisava de um tempo para planejar toda a ação. "Mantemos uma fiscalização constante, mas as pessoas foram se aglomerando cada vez mais na área. Foi preciso um trabalho de inteligência porque não poderíamos chegar lá de qualquer forma. A feira é um local frequentado por muitas crianças e idosos, não poderíamos criar pânico. Todos os passos foram planejados com muita atenção. E o trabalho de inteligência é demorado, inclusive para identificar os suspeitos. Fizemos a operação agora, que já antecede os trabalhos pontuais que serão realizados no período natalino e, desta forma, dar garantia para o cidadão. A fiscalização na área vai continuar, não desta envergadura, mas os policiais estarão atentos."
Segundo a SAA, a Feira da Avenida Brasil conta com 665 pontos de vendas legalizados, com 253 feirantes cadastrados. Desses, 105 são produtores rurais. Não há uma estimativa do número de barracas clandestinas na margem direita do rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário