22 de Outubro de 2013 - 07:00
Mais 6 elitômetros são esperados em JF, onde ações terão participação de PM, Polícia Civil, Bombeiros, Settra e Guarda Municipal
Por Eduardo Valente
Serão intensificadas, nos próximos dias, as operações da Lei Seca em Juiz de Fora. A iniciativa faz parte do projeto "Sou pela vida. Dirijo sem bebida", da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), que chegará à cidade e a outros 11 municípios mineiros após solenidade de entrega de material, marcada para esta terça-feira (22), em Belo Horizonte. Implantado na capital em julho de 2011, o programa tem por objetivo fortalecer as batidas policiais por meio do apoio de outros atores do sistema de segurança pública, como o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil e, no caso da cidade, Settra, Guarda Municipal e Comissão Municipal de Segurança e Educação no Trânsito (Comset). O início dos trabalhos foi confirmado nesta segunda-feira, pelo Pelotão de Policiamento de Trânsito (PPTran), um dia após a Tribuna divulgar reportagem mostrando que as blitze estão sendo enfraquecidas porque internautas denunciam os locais das operações ao mesmo tempo em que elas ocorrem.
De acordo com a assessoria de comunicação da Seds, todas as cidades incorporadas ao projeto receberão uma viatura, do tipo Base Comunitária Móvel, duas motos, etilômetros e material de apoio, como notebook, impressora e cavaletes. Em Juiz de Fora, a previsão é que cheguem seis etilômetros, mas isso dependerá de uma divisão que ainda não foi feita. Nesta terça, dois bafômetros serão entregues. Atualmente a PM conta com oito equipamentos, incluindo os que estão nas estradas com a 4ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário (4ª Cia IndMat).
Conforme o comandante do PPTran, tenente José Lourenço Pereira Júnior, a diferença, a partir de agora, é que as operações de Lei Seca poderão ser intensificadas. "Blitze já fazemos, mas elas poderão ocorrer em maior quantidade, talvez até três ou quatro ao mesmo tempo. Isso dependerá de uma reunião, a ocorrer esta semana, com os outros órgãos envolvidos. Este encontro vai servir para traçar nossa linha de ação e identificar qual será o efetivo que cada um poderá nos fornecer." Além dos policiais de trânsito, as operações poderão contar com oficiais das companhias. Segundo tenente Júnior, existe a possibilidade de os trabalhos começarem nesta sexta-feira.
Além de Juiz de Fora, recebem o projeto as cidades de Uberlândia, Governador Valadares, Montes Claros, Ipatinga, Contagem, Betim, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Uberaba, Divinópolis e Lavras. Em Belo Horizonte, segundo a Seds, houve redução de 30% no número de vitimas de acidentes de trânsito após a implantação deste trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário