segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Parque do Museu recebe Encontro Mundial de Pintura ao Ar Livre

O Parque do Museu Mariano Procópio será palco do Encontro Mundial de Pintura ao ar Livre - “WORLDWIDE Paint Out”- que, em Juiz de Fora, é uma realização da Confraria de Arte, através da Lei Murilo Mendes, e prestigiará a sua quinta edição. O evento está marcado para o dia 15 de setembro, entre 9 e 13 horas.

O encontro, que acontece atualmente em 16 países, pretende reunir artistas de todos os níveis de experiência, apreciadores e demais interessados. Será, também, uma oportunidade de promover a socialização entre a classe artística, estimular a prática no meio social, divulgar a cultura local e atuar na formação de público.

No Brasil, a Pintura ao Ar Livre teve origem na metodologia de ensino do professor Georg Grimm, pintor alemão que chegou ao país por volta de 1870. Grimn causou grande polêmica ao realizar esta prática no ensino oficial da Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro (AIBA). Ele fundou, então, seu próprio ateliê, seguido por seus alunos. O grupo cresceu, e despontaram como seus expoentes máximos: Giovanni Battista Castagneto, Antônio Parreiras e Hipólito Boaventura Caron.

De lá para cá, inúmeros grupos se formaram, cada um deixando sua contribuição. Em 2001, um novo movimento de artistas fundou o “Worldwide Paint Out” - Encontro Mundial de Pintura ao Ar Livre, coordenado pela International Plein Air Painters (IPAP). Trata-se de um encontro anual, que acontece simultaneamente em vários locais do mundo, convencionalmente no segundo fim de semana de setembro.

A cada ano, o movimento vem ganhando novos adeptos. Em 2009, foi a vez de Juiz de Fora ingressar no grupo.

* Informações com Assessoria de Comunicação do Museu Mariano Procópio, pelo telefone 3690-7245.

Nenhum comentário:

Postar um comentário